TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO RELATÓRIO FINAL

Por:   •  17/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO FINAL   –   PROBLEMA nº 1       Data:   29    /  05   /  2018  

Equipe nº 3

Sala: H13-09 Mat [X]
Not [   ]

Nome e último sobrenome (em ordem alfabética)

Papel

RA

Beatriz Rossi

Redatora

18065086

Fernanda Duarte

Porta-voz

18095257

Leonardo Momisso

Membro

18202887

Penélope Kordoutis

Membro

18004630

Rute da Silva

Membro

18721431

Samuel Santos

Líder

18710061

  1. Problema, Tópicos de Pesquisa e Plano de Estudo

O problema definido pela equipe foi “a estrutura organizacional não acompanhou o crescimento da empresa, diminuindo sua eficácia”. As questões de pesquisa que a equipe definiu para trabalhar as hipóteses dizem respeito às técnicas de estruturação organizacional (o que considerar para construir e quais os tipos possíveis) e de formulação e elaboração de organograma, assim como gestão de processos (etapas de estudo, estratégia e conceito). Como estratégia de pesquisa o grupo deliberou que a Beatriz e Leonardo devem buscar definições e a tipologia de estruturação, bem como situações de sua aplicação em empresas. À Penélope e Rute coube a pesquisa sobre organogramas e suas técnicas de construção, e à Fernanda e Samuel foi designada a pesquisa acerca da gestão de processo. Todas as pesquisas serão realizas em livros didáticos existentes na biblioteca da PUC-Campinas e artigos científicos.

  1. Conceitos Relevantes

Inicialmente, observa-se o caso da Minha Loja, empresa que vende e conserta aparelhos domésticos, construindo uma boa reputação acerca do atendimento oferecido aos clientes na região. A organização construiu uma filial em outro município e um centro de serviços de 6000m2, fato que exigiu contratação de novos funcionários e criação de novas funções e cargos - essa decisão foi tomada devido ao aparecimento novos varejistas que passaram a oferecer os mesmos aparelhos domésticos além dos eletrodomésticos aos quais se restringiam anteriormente (como a Equipe Vizinha e a REX). A partir do entendimento da situação como uma ameaça para a empresa, houve esse considerável crescimento que culminou numa estrutura organizacional por função desatualizada e incapaz de traduzir e executar a estratégia organizacional, uma vez que não acompanhou o desenvolvimento do varejista. A alta administração de “Minha Loja”, então, ficou com dúvida se há ou não uma grande diferença entre a venda e o conserto de eletrodomésticos e aparelhos domésticos, e se é de fato necessário uma nova estrutura e funcionamento interno para alcançar os objetivos desejados.

        Para isso, é necessário entender que estrutura é uma forma sistematizada de agrupar atividades em frações organizacionais a partir de um critério estabelecido. Esse conceito dá a ideia da responsabilidade que o gerente assume num determinado tipo de estrutura: portanto, uma má estruturação traz prejuízos à organização.

Nesse sentido, sabe-se que numa estrutura de uma empresa é de suma importância o conhecimento complexo sobre alguns pontos específicos: a amplitude administrativa; o modelo organizacional que se adapta à empresa (gerando uma boa comunicação e divisão de trabalho); um bom planejamento visando o futuro (decidindo qual estrutura organizacional se adapta às mudanças que ela irá sofrer com o passar do tempo). Com o conhecimento desses pontos, o gestor estará apto a oferecer resultados que tornem a sua organização mais competitiva, eficaz e eficiente (ARAÚJO, 2011). A ausência desse conhecimento poderá prejudicar no alcance do status desejado e nos estudos específicos dos outros segmentos da organização. No caso exposto, percebe-se então uma grande amplitude de controle na "Minha Loja'', uma vez que a empresa tem seus funcionários divididos apenas em vendas, compras, contabilidade e conserto, não possuindo funções e departamentos essenciais para o crescimento atual da empresa.

Ter noção da amplitude administrativa do negócio é um ponto crucial na definição de sua estrutura organizacional, se a empresa cresce muito, por exemplo, uma organização funcional básica não será suficiente, visto que poderão surgir certos problemas como subdivisões das funções, tendo assim excessiva especialização dessas e tornando a estrutura complexa e piramidal. Portanto, identificar como será a hierarquia de cargos na organização é uma base fundamental para ter o conhecimento da amplitude e uma maior noção dos passos a tomar sobre ela.

A estruturação do modelo organizacional é outro ponto fundamental, dado que para isso acontecer é preciso ter conhecimento da demanda de trabalho, quantas pessoas atuam em sua empresa e qual a divisão entre elas, como na divisão funcional de setores (por exemplo: financeiro, comercial, recursos humanos, marketing, etc.) e também possuir uma compreensão de como e onde ocorre a comunicação. A definição dessas informações determina a necessidade da estrutura organizacional, que não necessariamente segue apenas um único modelo pré-definido.  

Ademais, de acordo com a dinâmica e os objetivos da "Minha Loja", as técnicas de estruturação mais adequadas à situação são: organização funcional, territorial, por produto/serviço e por cliente. A primeira atribui a cada uma das unidades de trabalho uma função organizacional – marketing, recursos humanos, finanças, etc. Enquanto numa organização territorial, cada unidade de trabalho corresponde a um território, esse critério torna-se a base da divisão do trabalho e é utilizado quando os clientes estão dispersos ou a própria organização, para atendê-los, possui instalações com certo grau de autonomia em localidades diferentes. Já na por produto/serviço é usada quando a organização possui produtos/serviços que apresentam diferenças entre si. Logo, cada unidade de trabalho tem responsabilidade sobre as operações relacionadas a um produto/serviço específico. Por fim, a organização por cliente, o critério utilizado nessa estrutura é a discrepância entre necessidades a serem atendidas. Nesse caso, cada cliente deve dirigir-se a um gerente de conta, pessoa responsável pelo seu atendimento em específico (MAXIMIANO, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (302 Kb)   docx (119.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com