TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS DE GESTÃO

Por:   •  28/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO TECNICO

        MODELOS DE GESTÃO – UNIDADE 2 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS        

  1. Introdução

No mundo corporativo, todos nós aprendemos a tomar decisões a todo instante. Sempre estamos ou estaremos diante de desafios, que instigam nosso conhecimento e a capacidade para tomar decisões. Esse recado não tem endereço de nomes ou cargos. Serve para todos os indivíduos que procuram de alguma forma, se envolver com o processo produtivo. Portanto, aprender a como tomar decisões passa a ser uma busca incessante de todo administrador.

  1. Objetivos

Desenvolver a competência de fundamentos da área, que é conhecer os fundamentos e práticas que envolvem os modelos de gestão. Analisar como todo trabalho da unidade estará direcionado para o entendimento dos processos administrativos, com o objetivo de aprender mais sobre a organização, administração, tomada de decisões gerenciais, como construir um desenho organizacional e descobrir quais são as formas de aperfeiçoar os processos administrativos.

  1. Resultados

  1. A organização, a administração e o administrador

Aprendemos a nos aprofundar sobre o funcionamento dos processos administrativos, compreendendo o que é uma estratégia organizacional, segundo os estruturalistas, entendendo o que é uma organização e abordando questões relacionadas à administração e ao administrador. A estratégia organizacional está muito presente na teoria estruturalista da administração, com características oriundas do mundo europeu, tendo um caráter filosófico na tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências. Ao lado dos autores neoclássicos, os estruturalistas desenvolveram conceitos sobre estratégia organizacional. Vale a pena lembrar que o principal ponto dessa estratégia é mostrar qual é a melhor maneira que uma organização lida com seu ambiente para atingir seus objetivos. Segundo Chiavenato (2003, p. 304), os estruturalistas defendem que a estratégia é necessária para se atingir determinado objetivo. Vimos que as organizações são complexas e dependem do conjunto de pessoas e diferentes fatores para encontrar as alternativas de sobrevivência, desempenho e resultados. A administração é de fato o espaço de mudança, de decisões ou o ambiente que faz as coisas acontecerem. Além de todos os atributos que ela tem em si, como desempenho, organização, direcionamento, monitoramento, planificação e negociação, a administração é, sobretudo, o campo de obtenção permanente de resultados. Administração e organização caminham de mãos dadas, uma estando diretamente conectada a outra. Atualmente, o administrador pode ser um supervisor, gestor, gerente, diretor ou presidente de uma empresa. Um líder é um administrador. Algumas empresas utilizam o termo “líder” para expressar o papel de alguém que administra determinado grupo de pessoas na linha de produção, é claro, respeitando o grau de complexidade de cada função. Em cada nível hierárquico, o administrador assume determinadas responsabilidades e suas atividades são necessariamente diferentes, não na natureza, mas sim na intensidade. Enquanto o supervisor deve cuidar dos aspectos operacionais, da rotina administrativa, o gestor atua no nível intermediário ou tático e responde pela articulação interna, recursos e competências da empresa. O diretor já atua na parte estratégica e o presidente é quem responde perante os sócios, sociedade e investidores. Para finalizar, aprendemos que o processo pode ser definido por esse autor como “Uma técnica de identificar todos os caminhos percorridos na realização de determinada atividade, o chamado passo a passo, com uma rotina, entradas e saídas definidas, até se chegar ao objetivo”. A partir de critérios bem definidos e perseguidos, as empresas desenham o melhor caminho para se chegar aos resultados esperados.

  1. Tomada de decisões gerenciais e resolução de problemas

Nesta etapa, vimos que no mundo da administração, um dos principais desafios é racionalizar. Racionalizar significa utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira, sem desperdício e com apresentação de resultados. Os resultados devem atender às expectativas dos steakholders, de tal forma que a organização consiga atingir seus objetivos no tempo certo e na medida certa.

Matematicamente, produtividade é o quociente que resulta da divisão da produção obtida e um dos fatores empregados na produção. O cálculo pode ser ampliado para um conjunto de fatores, dependendo da situação apresentada. A produtividade pode também ser entendida na relação entre o que foi obtido e um dos recursos utilizados para obtê-la.

Aprendemos de maneira prática que eficácia é fazer as coisas certas. É o ato de realizar um trabalho que possa atingir totalmente o resultado esperado. A eficácia está mais voltada para as decisões. As pessoas que atingem os resultados esperados e atendem à expectativa dos envolvidos que não estão previstos em procedimentos são consideradas pessoas eficazes. E eficiência é fazer de maneira certa as coisas. Uma pessoa é eficiente quando consegue atingir uma meta mensurável, ou seja, exatamente da mesma forma que foi orientada, seguindo rigorosamente os procedimentos previstos. Espera-se que a pessoa seja eficiente e eficaz para atingir os resultados e satisfazer à expectativa dos envolvidos, sendo diretores, clientes, entre outros.

Analisamos também que a natureza da resolução de problemas e tomada de decisões que envolvem todas as decisões administrativas. Qualquer que seja o gerente ou administrador, ele toma decisões a todo instante. Uma sinalização que fortalece essa tese é a decisão de aumento de preços. Esse é o tipo de decisão que vai influenciar diretamente o comportamento do consumidor e dos concorrentes. Portanto, antes das decisões, o gerente de vendas, por exemplo, deve analisar quais serão as consequências para as pessoas que serão afetadas por ela. A prática do planejamento está diretamente relacionada às tomadas de decisões. Após esse processo, aprendemos sobre a resolução de problemas, onde uma decisão com possibilidades de acerto deve estar acompanhada de uma sequência de passos: reconhecer e diagnosticar a situação, gerar alternativas, avaliar alternativas, selecionar a melhor alternativa, implementar a alternativa escolhida e avaliar os resutados. Com os passos referenciados, a possibilidade de acertos aumenta. Evidentemente que a análise precisa passar por adaptações, respeitando cada realidade, situação e ou cenários. São itens básicos que podem ser enriquecidos ou melhorados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com