TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL

Por:   •  30/6/2019  •  Artigo  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

MODERNIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NO BRASIL

   O surgimento de novos equipamentos e inovações tecnológicas foram fatores predominantes no processo de modernização das empresas, além das inovações organizacionais e novos conceitos e estratégias de produção. As empresas tornaram-se sujeitas a uma adaptação aos avanços na estrutura organizacional com o advento dos métodos japoneses, com a disseminação desses métodos, vários países passaram a utilizar essas estratégias, inclusive o Brasil. Porém, vem sendo uma tarefa difícil trabalhar com esse modelo japonês a partir do momento que este é muito complexo em relação à suas características principais. Alguns o comparam com o fordismo, outros ditam a especialização flexível como elemento determinante. No entanto, Humphrey apresenta uma maior compreensão desse modelo ao apresentar princípios gerais que circundam essa forma de produção. Esses princípios se resumem a centralização do produto, eliminação de desperdício, tentativa e erro, todavia, esses conceitos tratam-se dos objetivos da produção japonesa e não dos métodos que devem ser empregados para alcançá-los. Portanto, há certa relatividade na implantação dos métodos japoneses , isto porque estes variam de acordo com as respectivas empresas.

   No Brasil, uma das técnicas que têm sido mais difundidas é o “just-in-time”, além das células de fabricação e programas participativos. Este é sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa, priorizando, assim, a redução dos estoques. Existem dois tipos de “just-in-time”: o interno e o externo. O externo apresenta diversas dificuldades tanto econômicas quanto estruturais da empresa e assim, portanto, não é muito difundida na indústria brasileira. Ao contrário da externa, o “just-in-time” interno é bastante popular entre indústrias de produção seriada, visto que esse sistema visa à integração das várias etapas da produção no interior de uma mesma empresa, a partir das necessidades colocadas pelas vendas e fazendo uso do sistema Kanban para informatizar o processo de produção indicado. O programa participativo CCQ (Círculos de Controle de Qualidade) também é uma parte significativa desse sistema, este programa busca envolver os trabalhadores nas decisões do processo produtivo, porém, esse programa se tornou bastante difícil de ser implementado nas indústrias brasileiras devido a ampliação do poder de decisão do trabalhador no processo de produção. Além desse sistema, o parque industrial brasileiro também fez uso das células de fabricação as quais varias máquinas estão situadas em grupos de forma a acompanhar o fluxo das peças e cada grupo está sendo operada por um único operário, gerando, assim, uma intensificação do trabalho.

   A forma como os métodos japoneses vêm sendo introduzidos nas indústrias brasileiras abrange diversos pontos, principalmente em relação às relações de trabalho. O empresariado brasileiro opta por uma reorganização do trabalho conservadora que mantém características do sistema tayorista/fordista, além de do fato das indústrias brasileiras possuírem um caráter conflitivo e autoritário, esses são fatores que dificultam a disseminação do CCQ do modelo japonês. Segundo Hirata, a resistência das empresas perante o maior poder de decisão do trabalhador sobre a produção foi um grande fator para deformação do CCQ no Brasil, o que demonstra que em nosso país, a adaptação das técnicas japonesas é algo muito difícil, visto que o empresariado apresenta uma resistência em relação a adoção de métodos baseados na participação do operário. O “modelo japonês” de produção consistia em uma organização da produção utilizando o trabalho em grupo, enquanto no Brasil, a tentativa de adoção desse modelo se resume a dificuldade do patronato em adotar seja o trabalho em grupo, seja uma participação mais efetiva dos trabalhadores na gestão da produção. Outro fator que faz com que esses programas e participação do trabalhador seja instalado no Brasil são as constantes demissões de trabalhadores.

   Humphrey afirmava que no Brasil estava sendo desenvolvido o “just-in-time taylorizado”, argumentando que os gerentes utilizam o just-in-time como um meio de definir as tarefas de trabalho e revelar se elas estão ou não sendo executadas. Além disso, esse caráter conservador da modernização brasileira pode ser percebido também pelas políticas de gestão da mão-de-obra. Seguindo o contexto de modernização conservadora e flexibilização da produção, existem empresas que adotam as políticas de cargo e salário, que se apoiam na preocupação de dividir o coletivo dos trabalhadores e incentivar a disputa entre eles para poder melhor controla-los, no entanto, essa estratégia gera um grande número de faixas e steps, tornando difícil a movimentação dos trabalhadores entre os vários postos, essa seria uma das diversas consequências do uso do método “dividir para reinar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com