TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONOGRAFIA - EMPREENDEDORISMO

Por:   •  2/9/2016  •  Monografia  •  12.190 Palavras (49 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 49

CAPA

FOLHA DE ROSTO

TERMO DE APROVAÇÃO

Dedico esta monografia a meus familiares, aos colegas de curso, aos professores e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para esta conquista.

RESUMO

A cada novo empreendimento encontra-se mais que um empreendedor que busca seus objetivos encontra-se um grupo empreendedor, onde existem motivações e competências diferentes que proferem, para gerar uma nova empresa. Este tipo de ação colabora com o desenvolvimento da sociedade na introdução de inovações, satisfazendo as pessoas no que consumirem seja em relação a produtos ou serviços. Assim, este estudo almejou a partir da caracterização do perfil do empreendedor obtido no estudo citado, discutir os conceitos que envolvem o tema empreendedorismo na sociedade, demonstrando os aspectos peculiares a um empreendedor de sucesso. Ao final do estudo concluiu-se que para uma empresa ser receptiva ao empreendimento, o desempenho inovador deve ser incluído entre as providências pelas quais essa empresa realiza o seu próprio controle. Somente se avaliarmos o desempenho empreendedor de uma empresa, empreendimentos se transformará em ação.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Intraempreendedorismo. Competências

ABSTRACT

Each new venture is more than an entrepreneur who seeks your goals is a group enterprise, where there are different motivations and skills they utter, to generate a new company. This type of action contributes to the development of society in introducing innovations that will satisfy the people who use the words in relation to products or services. This study craved from the characterization of the profile of the entrepreneur obtained in the aforementioned study, discuss concepts involving the theme entrepreneurship in society, demonstrating the aspects peculiar to a successful entrepreneur. At the end of the study concluded that for a company to be receptive to entrepreneurship, innovation performance must be included in the arrangements by which the company conducts its own control. Only if we evaluate the performance of a business entrepreneur, enterprises will turn into action.

Keywords: Entrepreneurship. Intrapreneurship. competencies

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        0

1 EMPREENDEDORISMO        0

1.1 A prática empreendedora        

1.2 Intraempreendedor        

2 ORGANIZAÇÃO EMPREENDEDORA        

3 COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS        

3.1 Competências        

3.2 Processo empreendedor e competências        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

        Em tempos de globalização, desemprego, miséria, fome, reengenharia, muitos optam por obterem seu próprio negócio, para tanto, é fundamental ser competente para tal função desafiadora e estar motivado para todas as ações que envolvem seu próprio negócio, ativando seu espírito empreendedor, através da capacidade em servir-se de recursos tanto humanos quanto materiais, sem esquecer da tecnologia existente hoje no mercado.

Com uma competitividade cada vez mais acirrada, as organizações perceberam que o investimento em tecnologia, processos ou marketing, não eram mais um diferencial definitivo para o sucesso. Facilmente copiáveis, as inovações tecnológicas não demoravam muito tempo para estar em outros concorrentes e não mais significavam diferenciais para atrair clientes. Com muitas ofertas e tudo muito parecido, o cliente parece acabar escolhendo a marca com o menor preço. Contudo, um item demorou a ser percebido como o grande diferenciador. Um item que não pode ser copiado, graças a sua enorme variabilidade. Um item que, embora muitas empresas o possuam, não o percebem, e isto pode resultar em desperdício ou, até mesmo, em transferência para um concorrente mais "esperto" e ágil. Esse item é o espírito empreendedor. É ele o maior diferencial que uma empresa pode ter e que pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

A necessidade em se abrir o campo de entendimentos, buscando-se em pontos diversos a solução ou otimização de resultados encontra resistências.

Todas as mudanças de paradigmas, e isto, de certa maneira é natural nas ações humanas, assustam. Devem-se procurar caminhos múltiplos adequados e adequando-os às necessidades previstas e planejadas.

O que, de forma alguma, sugere-se é a cópia pura e simples de estratégias, planos, usados nas mais diversas regiões do mundo. É relativamente comum a aplicação em nossas organizações de teorias que deram certo em diversas outras, principalmente em outros países, mas ao serem aplicadas em uma determinada empresa, os resultados são desastrosos.

Há que se pensar, analisar, diagnosticar com muita atenção, principalmente, a cultura, muitas vezes impregnada desde a criação destas organizações, sob pena da não aceitação por parte da própria diretoria ou de seus trabalhadores.

A cada novo empreendimento encontra-se mais que um empreendedor que busca seus objetivos encontra-se um grupo empreendedor, onde existem motivações e competências diferentes que proferem, para gerar uma nova empresa. Este tipo de ação colabora com o desenvolvimento da sociedade na introdução de inovações, satisfazendo as pessoas no que consumirem seja em relação a produtos ou serviços.

Este trabalho almeja a partir da caracterização do perfil do empreendedor obtido no estudo citado, discutir os conceitos que envolvem o tema empreendedorismo na sociedade, demonstrando os aspectos peculiares a um empreendedor de sucesso.

1 EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo enquanto conceito faz parte da experiência humana desde a criação do homem, mas apenas nos últimos dois séculos passou a ser estudado de maneira formal e somente há 50 anos passou a ser objeto de interesse científico significativo (FALCONE; OSBORNE, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (88 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (517.6 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com