TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 3

MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

  1. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Não é possível motivar o indivíduo sem analisar seu comportamento, Chiavenato (2009) afirma que, é difícil compreender o comportamento das pessoas sem o mínimo conhecimento da motivação de seu comportamento. A motivação é um incentivo ou impulso para o pratica ou execução de algo, o autor citado a cima especifica que, tais impulsos á determinadas ações poder ser provocadas por um estímulo externo (provindo de ambiente) e também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.

A motivação vem com um intuito de traças metas a serem cumpridas para que o que o individuo execute tarefas, assim, gaste suas forças. Cada ser tem suas necessidades, “a pessoa deseje poder e deseja status, receia a ostracismo social e as ameaças à sua auto-estima” (KRECH, CRUTCHFILD E BALLACHEY 1962, p. 17 apud CHIAVENATO, 2009, p. 51), e o administrador têm que saber qual a melhor maneira para condicionar seu comportamento para obter resultados favoráveis á organização.

  1. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Somos todos diferentes, tanto fisicamente com psicologicamente e existem inúmero fatores que proporcionam tal mudança de um ser para outro ao longo da vida. Para Chiavenato (2009) as necessidades variam de individuo para individuo, produzindo diferentes padrões. Podemos assim entender que cada um reage de determinadas formas distintas com o mesmo estimulo.

Bergamini (1986) comenta que:

a experiência nos diz que se os indivíduos não são iguais entre si não podem sofrer o mesmo tipo de tratamento [...] Torna-se decisivo para organização saber como alocar as pessoas as pessoas no trabalho aproveitando-as nos serviços em que suas habilidade e características de personalidade pudessem contribuir para seu sucesso funcional”.

Cada um deve receber uma motivação diferente para que o resultado seja mais equilibrado, caso contrario isso pode se tornar um problema dentro da organização e as satisfações dos funcionários estarão completamente desequilibrado.

  1. MEIOS DE INOVAR

Aos longos dos anos a inovação sempre andou acompanhada com a tecnologia e um era sinônimo do outro, o principal objetivo era o aumento de produção, Volpato e Cimbalista (2002) afirmam que: “o processo de inovação refere-se às transformações de caráter tecnológico [...] às inovações com expressão organizacional, focando alterações nas formas de gestão e organização da produção”. Assim, trazem mudança para dentro da organização e conseqüentemente melhorando na qualidade do produto ou serviço. Pensando nisso percebemos que essa ruptura, para nova tecnologia,não esta vinculada somente no produto final, mais também em todos os fatores envolvidos.

4.1 MOTIVAR PARA INOVAR

Com o objetivo de melhoria, a organização deve analisar seus colaboradores para potencializar seus resultados, assim Volpato e Cimbalista (2002) transformando-os em competitividade empresarial e não em custo. Esse clima dentro da organização cria estabilidade perante a visão do colaborador e sua necessidade de segurança pode ficar mais estável, pois ele fica ciente do compromisso da empresa em longo prazo.

As inovações poder vir de fora da empresa, mais a que vem de dento tem um caráter mais efetivo, considera-se como as autoras citadas acima, que: “para gerar inovações é por meio da fonte de idéias criativas de seus trabalhadores, informações e conhecimento, valorizando o seu conhecimento tácito.” Esse clima é uma via de mão dupla, onde o colaborador é incentivado e ele inova a empresa, passando de um ser passivo para ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (205.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com