TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro economia: Mecanismos de mercado

Por:   •  30/1/2016  •  Ensaio  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Lista de exercícios

8.1 Mecanismos de mercado

1. O principal elemento que influencia na oferta é o preço, depois podemos citar o custo de produção, tecnologia, clima e concorrência.

A quantidade ofertada de um bem varia na razão direta de seus preços, mantidas as demais influencias constantes. O clima, seca ou chuva em excesso, pode prejudicar, por exemplo, a safra de alimentos. A tecnologia empregada na linha de produção de um bem pode favorecer a quantidade ofertada.

2. O principal elemento que influencia a demanda é o preço do bem, depois podemos citar outros, como renda do consumidor, preferências, propaganda, clima.

Podemos citar a lei geral da procura para explicar como o preço influencia na demanda.

Não há como consumir um bem mais caro que a renda. Preferência/gosto cada um tem o seu, então, certo bem pode não agradar um grupo de pessoas e agrada à outro. Se a propaganda do produto/bem é bem feita, pode até convencer pessoas a comprarem determinado produto que não o comprariam no momento.

3. Variação na demanda: Quando ocorre variação em qualquer outro fator exceto no preço. (Deslocamento lateral da curva no gráfico preço x quantidade.

Variação na quantidade demandada: quando ocorre variação apenas no fator preço. Variação do eixo das quantidades.

4. A propaganda apenas desloca a curva de demanda de um determinado produto.

5. Num primeiro momento haveria um deslocamento crescente da curva de demanda, seguido de um deslocamento na curva de oferta até se chegar a um novo ponto de equilíbrio.

6.  Sim. Bens de baixa qualidade/inferiores seriam substituídos por outros de melhor qualidade/superiores. Exemplo: Refresco tang por suco de frutas.

7. Deverá cair a demanda por esse produto inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com