TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroambiente: Descritiva qualitativa, dados disponíveis, secundário, não estruturada não disfarçada

Por:   •  8/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

Macroambiente:

Descritiva qualitativa, dados disponíveis, secundário, não estruturada não disfarçada

          Ambiente demográfico.        

O ambiente social do marketing é constituído pelas pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Mudanças no ambiente social, sejam elas sutis ou drásticas, podem apresentar aos profissionais de marketing novas oportunidades e desafios. Dentro deste contexto é mister lembrar  que as primeiras referencias sobre o município de Ribeirão das Neves  são do inicio do século XVII, a qual denominava-se “Mata de Bento Pires.

Em 1953 a cidade foi emancipada, foi quando recebeu o nome de Ribeirão das Neves. É considerada também uma cidade dormitório, é chamada assim por que a maioria das pessoas economicamente ativa trabalham em Belo Horizonte  ou em cidades da região metropolitana da capital.

Através desses dados foi possível identificar a oportunidade de negócio na cidade, pois, uma das maiores preocupações dos moradores é o deslocamento que terá fazer todo o dia para ir para o trabalho, sendo assim o fomento a geração de empregos e renda para a cidade contribuirá de forma expressiva para o município, pois com mais investimento e possibilidades para os munícipes, muitas pessoas deixarão de trabalhar em outra cidade e terão mais tempo para ficar com sua família. No que se refere a contribuição para o meio ambiente o empreendimento contribuirá de forma significativa para a região, pois as roupas e utensílios que seriam inutilizadas pela  população poderá ser reutilizado e vendido  pelo brechó, dessa forma, o que seria jogado fora logo após de  não servir mais para a criança ganhará uma extra vida e seu tempo de vida útil aumentará imensamente.

Como a cidade é desprovida de estabelecimentos dessa natureza, as sociedades empresárias não fornecem um  bom atendimento para os clientes e com a implantação do brechó infantil na cidade as empresas existentes irão se colocar no lugar do cliente e fornecer serviços de boa qualidade para a população.

Segundo IBGE, Ribeirão das neves possui 296.317 habitantes, destes 146.992 são mulheres, ou seja, aproximadamente 50% destas 85.958 são mulheres que pode se engravidar com idade entre 15 e 49 anos de idade, e isso é um ponto positivo para nosso empreendimento.

Apesar de ser um estabelecimento para atender todos os públicos, o foco principal está voltado para as mulheres que podem ter filho, pois a maioria das compras de roupas infantis é realizada pelas mães.

População de Ribeirão das neves

Fonte: IBGE: Censo demográfico 2010

Impacto negativo que o brechó infantil pode gerar em Ribeirão das Neves.

Dentro dos pontos negativos é importante destacar principalmente o fato de a maioria das pessoas terem que trabalhar em outra cidade, com isso elas pode continuar comprando em outra cidade e o empreendimento ficar em segundo plano.

Outro ponto que merece atenção são as compras de produtos importados pela internet, pois pela rede mundial de computadores o consumidor tem acesso a produtos do mundo inteiro, o que o possibilita realizar uma pesquisa antes de entrar em uma loja e também, ter noção dos preços que estão sendo praticados no mercado.

Ambiente Econômico

Segundo kloter  (1998,pág 146) Os mercados exigem que exista poder de compra além das pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de créditos. As empresas devem prestar muita atenção as principais tendências nos padrões de renda e de gastos em bens de consumo.

Um fato preocupante para o negócio é o fato de a renda per capita de Ribeirão das Neves está em torno de R$480,00, isso torna o poder de compra do consumidor restrito, o que faz com que o cliente espere até o ultimo momento para adquirir um novo produto.

Por outro lado, podemos usar esse trunfo a nosso favor, pois quando o poder de compra está baixo a tendência é que o cliente procure um produto alternativo, ou seja, um produto de qualidade com um preço acessível, e isso o empreendimento oferecer  a todos os clientes.

De acordo com o Art.218 da  Lei orgânica do município de ribeirão das neves .  

O poder público, agente normativo e regulador da atividade econômica, exercerão, no âmbito de sua competência, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, atuando:

I - na restrição do abuso do Poder econômico;

II - na defesa, promoção e divulgação dos direitos do consumidor;

III - na fiscalização de qualidade, de preços, de pesos e medidas dos bens serviços produzidos e comercializados em seu território;

IV - no apoio a organização da atividade econômica em cooperativas e estímulo ao associativismo;

V - na democratização da atividade econômica.

Nesse sentido, a lei orgânica do município dará suporte para que a empresa enfrente a concorrência desleal realizando fiscalização garantindo assim a democratização da atividade econômica.

Ambiente natural

               É importante que profissionais de marketing descubram que a consciência ambiental é muitas vezes não só necessária como lucrativa. Em muitas organizações, essa consciência inclui o Marketing Verde, ou seja, atividades de marketing destinadas a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com