TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maiores Produtores de Celulose no Brasil

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Maiores Produtores de Papel no Brasil.

No relatório para as perspectivas de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 2010-2013 mostra que  juntas Klabin S.A., Suzano Papel e Celulose, International Paper do Brasil Ltda.,Fibria S.A. Rigesa Celulose, Papel e Embs Ltda e Orsa Celulose, Papel e Embs S.A. ̶ as cinco maiores empresas produtoras de papel do país  ̶  foram responsáveis por cerca de 45% da produção em 2008. No caso de celulose concentração da produção foi substantivamente mais concentrada, 80% da produção de celulose no mesmo ano esteve nas mãos das cinco maiores. Fato que demonstra uma produção mais descentralizada no setor de papel em comparação com o de celulose.

As empresas de produção de papel estão basicamente concentradas na região  sul e sudeste brasileira, com destaque para aquelas cidades situadas em proximidade aos portos e a mão-de-obra qualificada.

[pic 1]Mapa de localização das principais unidades de produção de papel e celulose no Brasil (Fonte: site das empresas, GoogleMaps)

Principais unidades de produção de celulose do Brasil

[pic 2] Fonte: Bracelpa

Basicamente as indústrias de papel estão concentradas no sudestes (São Paulo), no entanto observa-se algumas unidades que acompanham as bases de produção de celulose. Industrialmente, é preciso levar em conta o quanto é interessante escoar a produção do interior para os polos industrias ou processar a matéria-prima na própria região de extração. A decisão deve levar em conta a disponibilidade de mão-de-obra, de logística de escoamento bem como questões fiscais. Dessa forma, observa-se que alguns casos as unidades de papel e celulose operam juntas e em outros separadamente, é preciso o estudo de caso para cada empresa.

Produtos do setor de papel

A partir dos dados da relatório para as perspectivas de investimento do BNDES 2010-2013  observa-se que os tipos de papel com maior representatividade na produção brasileira são os destinados à confecção de embalagens (50,8% da produção total) e com finalidades de impressão e escrita (26,9%), juntos esses dois setores são responsáveis por 77,7% do total da produção brasileira de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com