TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Maior Produtor de Sementes de Gramíneas Tropicais do Mundo

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DO MÓDULO II

PRODUÇÃO DE SEMENTES DE PLANTAS FORRAGEIRAS

PROF: Dr. Flávio Humberto Soares

ALUNO: Luis Oliveira Lopes

“Brasil Maior Produtor de Sementes de Gramíneas Tropicais do Mundo”

O Brasil tem um clima, relevo e topografia favoráveis para o crescimento de gramíneas,e a base da pecuária se baseia no sistema extensivo de pastagens, em sua  maior parte. O mercado de sementes atende tanto o mercado externo, quanto o interno, com melhoramento genético ascendente . Tem profissionais e pesquisadores competentes, tanto para a genética das gramíneas, quando para desenvolvimento de máquinas e implementos. Tem muito a evoluir, principalmente na área da política do setor agropecuário, mas o Brasil está no caminho certo.

“Importância da qualidade de sementes na implantação da Pastagem”

Esse problema de qualidade de semente é um problema sério no Brasil. Tem muitas empresas que disputam o mercado com sementes de baixa qualidade,  com valor cultural baixo e presença de invasoras. O produtor alimenta essas empresas de sementes baratas e ruins, pois vê muitas das vezes apenas preço da semente, porém está mudando lentamente os produtores, até por uma seleção natural, que acontece em todas as atividades, os ineficientes saem do mercado.

“Colheita de Varredura de sementes de gramíneas forrageiras”

A colheita da varredura pode ser realizado manual ou mecanizada, porém a forma manual tem diminuído pela baixa de disponibilidade de mão de obra. Esta forma exige um maior beneficiamento por conter mais terras e impurezas, podendo ser encontradas sementes de plantas invasoras dependendo do manejo na produção de sementes, agravadas principalmente na forma manual. Na colheita mecanizada, tem a vantagem das sementes ter maior poder de germinação em comparação com outros métodos, pois as sementes completam a maturação antes de caírem no solo, sendo assim o método que tende a ser usado cada vez mais, pelas exigências cada vez maiores de qualidade das sementes.

“Influencia da compactação (Rolo Compactador) na formação e na colheita de sementes de gramíneas forrageiras”

São muitas as vantagens do uso do rolo compactador tanto na formação quanto na colheita de sementes. Na formação é importante após o plantio, melhorando a área de contato com a semente com o solo proporcionando uma melhoria de desempenho germinativo das sementes, além de diminuir a perda de umidade do solo pela evaporação, antecipa o inicio da germinação e acelera o inicio da emergência das plântulas, uniformiza o estande e evitando as perdas das sementes por assoreamento. Na colheita das sementes é usado o rolo compactador, cerca de 3 meses antes da época prevista de colheita, possibilitando um controle eficiente de ervas daninhas de porte alto e reduzindo a quantidade de material verde que de outra forma teria que passar junto com as vagens pelo interior da colheitadeira, que passa a ser muito mais eficiente e menos problemática.

“Sementes de gramíneas forrageiras – Qualidades físicas e fisiológicas”

A aquisição de sementes de alto padrão de qualidade, com valor cultural acima de 50%, propicia uma melhor opção para o pecuarista por apresentar uma melhor qualidade física e fisiológica em relação as demais, além de estar isenta de impurezas e principalmente de sementes de ervas daninhas. A qualidade física das sementes é a porcentagem de sementes puras em um lote de sementes, que está diretamente relacionado ao valor cultural das sementes, porém é indesejável a presença de outras espécies como ervas daninhas. É importante salientar que na legislação tem diferenças nas exigências de padrão de qualidade conforme cada forrageira. A qualidade fisiológica é determinada pelo o  número de sementes viáveis em um lote, contendo também na legislação a exigência de índices mínimos toleráveis para a qualidade fisiológica das sementes forrageiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com