TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASE DE SUCESSO E A HISTÓRIA DO NUBANK: COMO A TEORIA ESTRUTURALISTA ESTÁ LIGADA À MAIOR FINTECH DO BRASIL

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EAD

BIANCA DIAS PEREIRA

CASE DE SUCESSO E A HISTÓRIA DO NUBANK: COMO A TEORIA ESTRUTURALISTA ESTÁ LIGADA À MAIOR FINTECH DO BRASIL

Belo Horizonte 2019

INTRODUÇÃO

A Teoria Estruturalista tem como base a junção das teorias burocráticas, clássicas e humanas. Conforme abordado por Fernando Motta, o estruturalismo é um método analítico comparativo, “considera os fenômenos ou elementos com referência a uma totalidade, considerando, pois, o seu valor de posição” (1970, p. 24).

Esta teoria dizia que a organização deveria ser mais aberta, de modo que saiba lidar com o ambiente interno e externo. Também era baseada no relacionamento das partes como um todo, isto é, todos os setores da organização se interligam, interpenetram e interagem.

Para Etzioni (1970), existe um grande dilema dentro das organizações: a possibilidade de sermos racionais e felizes. Nascemos dentro das organizações, somos educados por elas e passamos boa parte de nossas vidas trabalhando dentro destas organizações.

“Em contraste com as sociedades primitivas, a sociedade moderna deu um alto valor moral à racionalidade, eficácia e eficiência. A civilização moderna depende em grande parte das organizações como a maneira mais racional e eficiente de agrupamento social.

Ao coordenar um grande número de ações humanas, a organização cria um poderoso instrumento social que combina seu pessoal com seus recursos, reunindo líderes, especialistas, trabalhadores, máquinas e matérias-primas no mesmo lote. Ao mesmo tempo, ele valoriza continuamente seu próprio desempenho e tenta se ajustar adequadamente para alcançar seus objetivos.” (Etzioni, 1970. p. 1 e 2)

Diante disso, vemos a necessidade de identificarmos elementos da teoria estruturalista dentro de uma organização formal e apontar quais são as ações tomadas pela empresa.

CASE        DE        SUCESSO        E        A        HISTÓRIA        DO        NUBANK:        COMO        A        TEORIA ESTRUTURALISTA ESTÁ LIGADA À MAIOR FINTECH1 DO BRASIL

Pequena contextualização sobre o Nubank

O Nubank foi fundado em maio de 2013 pelo colombiano David Vélez, pela brasileira Cristina Junqueira e o americano Edward Wible. David Vélez é o Chief Executive Officer (CFO) ou Diretor Executivo, Cristina Junqueira é VP ou Vice-Presidente e Edward Wible é Chief Technology Officer (CTO), ou Diretor de Tecnologia.

[pic 1]

1 O termo Fintech é bastante simples. Ele surgiu da combinação de duas palavras em inglês – financial (financeiro) e technology (tecnologia). Na prática, no entanto, o verdadeiro significado do que é uma fintech vai muito além de “tecnologia financeira”. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/fintech-o-que-e/. Acesso em 12-set.

No blog2 criado por colaboradores da startup eles enfatizam que não são banco e fazem uma analogia quando dizem “nós cansamos da burocracia, das taxas abusivas e do péssimo serviço oferecido pelos bancos brasileiros.”, remetendo aos serviços oferecidos pelos “bancos tradicionais”.

O Nubank é uma empresa que usa a tecnologia e design para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Os colaboradores tem como objetivo criar produtos simples, objetivos e transparentes, que respeitam e dão liberdade aos clientes.

A Teoria Estruturalista x O Nubank

A plataforma online Startse3 foi até a sede do Nubank, que fica localizado no bairro de Pinheiro na cidade de São Paulo, para tentar entender como a fintech se tornou o 2º unicórnio4 brasileiro.

A missão, a visão e os valores que constituem a cultura do Nubank são os pilares da fintech. Eles foram escritos em uma pequena lousa e está ate hoje na empresa, dentro da biblioteca. Seu significado está enraizado em todos os colaboradores e espalhados por toda empresa.

Nos comentários dos colaboradores abaixo é possível perceber que o Nubank possui vários elementos da Teoria Estruturalista, nas quais é fácil citar: a importância que a startup dá em à relação interna e externa; o quanto todas as etapas do processo é primordial para se chegar ao resultado esperado; a utilização de recompensas principalmente sociais proporcionada aos colaboradores; a interação entre a organização e o ambiente externo; o atendimento humanizado; diversidade entre os diversos grupos de indivíduos; entre outras características

[pic 2]

2 Blog do Nubank criado pelos colaboradores da startup. Linguagem simples, direta e objetiva. Além da história da empresa, é possível ler vários artigos interessantes, dicas para organizar melhor as finanças pessoais, perguntas e respostas sobre temas relacionados ao mercado financeiro, como por exemplo: “Saque do FGTS imediato começa hoje. Tire suas dúvidas”. Disponível em: https://blog.nubank.com.br/. Acesso em 13-set.

3 A StartSe é uma startup que surgiu em meados de 2016 para conectar empresas que operam na economia tradicional às startups e aos ecossistemas de inovação. “Diante deste cenário, tínhamos três hipóteses: de que empresas brasileiras precisavam inovar continuamente para manterem-se competitivas; de que no Vale do Silício essa conexão já era muito madura e chegaria no Brasil com força; e por fim de que a mudança de mindset dos executivos, o jeito de pensar e fazer negócios, deveria ser o primeiro passo de qualquer processo de transformação cultural e negócios”, explica Felipe Leal, líder da StartSe Corporate. Disponivel em: https://www.startse.com/noticia/mercado/56297/startse-corporate. Acesso em 13-set.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com