TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais um trabalho de analise

Por:   •  16/1/2016  •  Artigo  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Desenvolvimento, resultados, discussão, conclusão, anexos, bibliografia (utilizar o que for aplicável).

Introdução

Objetivo

Através deste relatório iremos conseguir a prevenção dos riscos profissionais e a promoção da saúde de todos os que nela trabalham. Assim, o elemento principal a ter em conta é o operário, relacionando-o com a situação de afazeres.

Simultaneamente tenho em conta que a prevenção é um ponto fulcral, sendo que a formação, informação e o treino do pessoal, também se assumem como elementos primordiais da segurança. Assim, aconselho que cada trabalhador deva ter conhecimento e domínio dos procedimentos correspondentes às atividades de cada local de trabalho através de treino periódico dos procedimentos relativos à manipulação e movimento de materiais na zona laboral, de modo a garantir uma permanente atualização da sua formação, principalmente os procedimentos individuais e coletivos adequados a situações de emergência. Tendo em conta que o programa de formação do pessoal deve ser dirigido a todo o pessoal que tem acesso ao local de trabalho, e incluir exercícios periódicos dos procedimentos estabelecidos para responder a situações simuladas de 5 emergência, para treino na identificação de perigos e da prática de reação em caso de acidentes. A Avaliação dos Riscos Profissionais, abrangeu diversas deslocações para observação e estudo das instalações/infraestruturas da empresa, dos equipamentos e materiais utilizados, dos métodos e das condições de trabalho existentes, bem como, um registo de todos os meios de prevenção, proteção e limitação de riscos tendo como objetivo a Segurança e Saúde dos Trabalhadores.

2.CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.1.Dados da Empresa Designação Social:

Pizzaria Di Mar, Lda Morada Avenida Descobertas Lote 30, Porto, Vila Nova de gaia Telefone: 225 708 575

Atividade Principal: Restauração

2.2. - Pessoal e Descrição das Instalações Pessoal:

- 1 Pizzeiro (Dono e Gerente)

- 2 Ajudantes de cozinha

- 3 Empregados de mesas

As instalações são constituídas por:

- Duas Salas de refeições:

-Uma sala interior: 60m2 (40 lugares sentados, 10mesas/41ugares)

- Uma sala exterior: 72m2 (421ugares sentados, 7mesas/61ugares)

- Cozinha; 13 m2

- Área pessoal 6 m2;

- Instalações sanitárias 6m2/cada (wc mulher / wc homem).

2.2.1. - Segurança contra Incêndios

As instalações possuem uma manta abafa fogo e três extintores, um extintor do tipo pó químico seco ABC de 6Kg na cozinha, e dois extintores A de solução aquosa de 6Lt, um em cada sala de refeições.

Estes encontram-se colocados apesar de a sua localização não ser a adequada, encontram-se validados e embora a sinalização dos mesmos seja inexistente, assim como a sinalização da manta abafa fogo.

As instalações estão equipadas com sistema automático de deteção e alarme de incêndios, composta por central de deteção e alarme de incêndios, 6 detetores de incêndios e 2 botoneiras de alarme, e um quadro elétrico central sem proteção apropriada.

2.2.2. - Sinalização e Iluminação de Segurança

As instalações possuem blocos autónomos de iluminação de emergência, bem como sinalização das vias de evacuação.

2.2.3. - Equipamentos e materiais utilizados

Para a sua laboração normal esta instituição possui equipamentos de trabalho e materiais adequados conforme as áreas:

Limpeza das instalações (material guardado na área pessoal)

Equipamentos de trabalho: Utensílios de limpeza

Materiais: Produtos químicos para limpeza e desinfeção destas instalações.

3- ACÇÕES CORRECTIVAS E ACÇÕES DE MELHORIA

Na sequência das observações efetuadas verificaram-se alguns incumprimentos face à regulamentação aplicável, neste sentido, apresentam-se de seguida o conjunto de ações que deverão ser instituídas por forma não só a cumprir com os requisitos legais aplicáveis, como, a melhorar, na generalidade, as condições de segurança dos ambientes de trabalho.

Neste âmbito:

Todas as medidas corretivas e preventivas dos riscos profissionais previstas são designadas por MS (na Identificação e Análise de Riscos Profissionais), e posteriormente discriminadas nas Medidas de Controlo de Riscos Profissionais Recomendadas.

Este último encontra-se substanciado pelo Cronograma de Realização das Medidas de Controlo de Riscos Profissionais Recomendadas, a ser preenchido pelo responsável definido pelo diretor e de acordo com os tempos definidos para a implementação das medidas aconselhadas.

3.3 - Formação em Higiene e Segurança no Trabalho

- Todos os trabalhadores devem frequentar uma formação adequada no domínio da

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, tendo em atenção a posição laboral de cada

indivíduo e a equipa de trabalho em geral e o exercício de atividades de risco elevado

- O empregador e/ou a empresa contratada para o devido efeito deve formar os trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores, bem como facultar-lhes material adequado.

-O gerente e os trabalhadores serão designados para se ocuparem de todas ou algumas das atividades de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, deve ser assegurada, pelo empregador, a formação permanente para o exercício das respetivas funções.

- A formação dos trabalhadores da empresa sobre Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho deve ser assegurada de modo que não possa resultar prejuízo para os mesmos.

3.3.1 - Acidentes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com