TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestação da teoria de controle em uma moderna administração

Relatório de pesquisa: Manifestação da teoria de controle em uma moderna administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  4.887 Palavras (20 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Profª: Mônica Satoneli

Aline Joras Mello – RA:443661

Fagner LucianNeuenfeldt: RA:407149

Giovane Reinehr Paul – RA:441563

Gregory Pereira dos Santos – RA:430864

Leticia Laura Dotto – RA:418072

Faxinal do Soturno

Setembro 2013

Introdução

O seguinte trabalho tem a finalidade de expor o surgimento da teoria administrativa até a administração Contemporânea descrevendo os conceitos e a importância da administração, baseando-se em estudiosos e suas ideologias. A pesquisa feita para o desenvolvimento deste trabalho traz o conhecimento em relação a Administração, desde a sua criação, passando pela evolução, suas teorias e os dias de hoje.

Mostraremos as teorias mais importantes para o desenvolvimento o desenvolvimento das organizações e suas contribuições, definições, históricos e origens das teorias administrativas que são um conjunto de normas principais que se completam com objetivo de máxima eficiência e eficácia. O Objetivo principal ao longo do trabalho é compreender todos os fatores que contribuíram com o surgimento da administração.

.

ETAPA 1 - Administração com habilidade humana

A habilidade é humana é a qualidade de o executivo trabalhar de maneira eficiente como integrante de um grupo, realizando esforços em conjunto com todos os demais componentes da equipe onde ele comanda. A habilidade humana refere-se a habilidade que as pessoas tem de trabalharem uns com os outros.

A pessoa que possui grande habilidade humana é a par de suas próprias atitudes, convicções e opiniões, é capaz de aquilatar a utilidade e as limitações de tais sentimentos.

O ser humano ao aceitar a existência de opiniões percepções e convicções que são diferentes das suas próprias é suficientemente hábil para compreender o que os outros realmente querem dizer com palavras e atos. É igualmente hábil em comunicar aos demais, dentro do modo de pensar dos outros, aquilo que pretende dizer com seu próprio modo de agir.

A habilidade humana não é algo ocasional. As técnicas não podem ser aplicadas, nem os traços da personalidade podem ser colocados e retirados como se faz com um, sobretudo. Tudo o que um executivo faz ou diz, ou mesmo deixa de fazer, tem algum efeito sobre seus subordinados e seu verdadeiro ego se revelará com o tempo. Para ser positiva, a habilidade deve ser desenvolvida natural e inconscientemente, bem como continuamente, sendo demonstrada em todas as atitudes do indivíduo.

O surgimento das teorias da Administração

O surgimento das Teorias da Administração se dá ao grande desenvolvimento e a multiplicidade e dificuldade das organizações, surgindo com a necessidade de administrá-las adequadamente. A Teoria Geral da Administração (TGA) é um estudo da administração das organizações em geral e em particular das empresas. É um grupo composto de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.

Inicialmente a TGA começou focando nos problemas mais imediatos e concretos no ponto de vista de sua aplicação. Logo, foi ampliando seu objeto de estudo e que variam de acordo com as escolas e teorias administrativas, aspectos e variáveis que cada uma delas considerou relevantes na sua época para fundamento de suas conclusões e/ou solução dos problemas mais importantes com que se defrontavam.Dede o séc. passado, a TGA passou por fases diferentese que se superpõem. Cada fase é muito importante para a administração.

Em um estudo mais aprofundado, vamos ver sobre a escola da administração Científica, fundada no inicio do séc. XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856- 1915). Recebeu o nome de Administração Cientifica na tentativa de aplicações dos métodos da ciência aos problemas da administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Taylor teve alguns engenheiros seguidores como Gantt, Ford entre outros e provocou no mundo industrial da sua época, uma revolução no pensamento administrativo.Originalmente, a sua preocupação foi tentar eliminar o desperdício e as perdas que as indústrias sofriam e elevar a produtividade, com a engenharia industrial.

Taylor tirou do operário, o direito de escolher o seu jeito pessoal de trabalhar (experiências de empregos anteriores) para a execução da tarefa, para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. Essa simplificação e a padronização, que tornavam o trabalho muito mais eficiente. Dessa forma surgiu a especialização do trabalhador.

Outra preocupação de Taylor foi o tempo padrão ou eficiência, equivalendo a 100%, sendo uma forma de controle do desempenho do operário. Passando a 100% de eficiência, o operário tinha direito a um prêmio junto a sua remuneração salarial. Ou seja, além da remuneração, era acrescida mais um incentivo àquele funcionário.

Ao buscar sempre uma produtividade maior, a Administração Científica se concentrou na tecnologia da produção em massa e seus princípios estão ligados ao estudo de tempos e movimentos. Os princípios dessa produção estão ligados ao estudo de tempos e movimentos. Os princípios desse tipo de produção em massa eram: a padronização, racionalização do trabalho e ritmo, ou seja, com a produção em massa e a técnica de estudos de tempos e movimentos para a organização das tarefas individuais, se previa o aumento da produção, a redução de custos e a melhor qualidade do trabalho.

Essa ênfase nas tarefas é uma abordagem utilizada no nível do operário e não no nível da empresa no total. Essa ênfase representa o primeiro enfoque administrativo, ainda que obtuso e limitado e reduzido a certas variáveis da realidade empresarial. Foi o primeiro passo da TGA.

ETAPA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com