TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As teorias pedagógicas modernas

Por:   •  28/7/2016  •  Dissertação  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

                                       [pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO TEÓLOGICO-IET

CURSO DE PEDAGOGIA

ARIANA SANTANA

CAIANE VILAÇA OLIVEIRA

EDNEILDES ROSA FONSECA

FABIO SETUBAL GUSMÃO

MARILENE ANDRADE MATOS

NEIDE OLIVEIRA

OLIVIA DOS SANTOS MATOS

VALMIRA VIANA

AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS REVISITADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO NA EDUCAÇÃO

TABOQUINHAS-BA

2016

ARIANA SANTANA

CAIANE VILAÇA OLIVEIRA

EDNEILDES ROSA FONSECA

FABIO SETUBAL GUSMÃO

MARILENE ANDRADE MATOS

NEIDE OLIVEIRA

OLIVIA DOS SANTOS MATOS

VALMIRA VIANA

AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS REVISITADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO NA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia apresentado ao Instituto de Ensino Teológico, sob orientação da Profª Antonia Neri, como requisito para obtenção de crédito na disciplina do VII semestre de Seminário II.

TABOQUINHAS–BA

2016

As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação

O artigo estudado se propõe a discutir as teorias pedagógicas, suas tarefas na formação do homem através do seu objeto de estudo que é a educação, levando em consideração a realidade atual do mundo globalizado, e suas muitas faces.

A pedagogia traz para todos os que fazem parte da educação, envolvidos na aprendizagem a exigência de posicionamento sobre modos de desenvolver esta aprendizagem. Apesar de todos os seguimentos relacionados à educação estarem imersos em um mar de dificuldades e falta de recursos, existe uma grande pressão sobre os educadores, principalmente sobre aqueles que estão em sala de aula, pede-se muito, na verdade a sociedade exige muito do educador. Para sobreviver a esta constante pressão é necessário que o educador tenha muitas habilidades, responsabilidades sociais e éticas e um posicionamento pedagógico, observando como é a atuação dos processos de ensino e aprendizagem de modo a formar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos indivíduos. Tendo objetivo de compreender esses tais processos e como os indivíduos reagem a eles, levando sempre em consideração os fatores sócios econômicos e as mudanças do mundo atual. Nenhum pesquisador e pedagogo que tem o senso da realidade podem, afasta-se- da pedagogia, pois o que fazemos quando pretendemos educar pessoas é efetivar práticas pedagógicas que irão constituir sujeitos e identidades. Lembrando que esses se compõem enquanto condutores de extensões física, cognitiva, afetiva, social, ética, estética, localizados em contextos socioculturais, históricos e institucionais.

Segundo José Carlos Libâneo as teorias modernas da educação são aquelas gestadas em plena modernidade, a educação vem avançando e expandido em vários sentidos e é de suma importância que os educadores conheçam tais teorias e suas contradições. As teorias modernas da educação hoje se apresentam em várias versões, variando das abordagens tradicionais as mais avançadas, relação entre sociedade e educação, os objetivos e conteúdos da formação, a relação educativa entre outros. São modernas a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada, o tecnicismo educacional e todas as pedagogias criticas inspiradas na tradição moderna com a pedagogia libertaria a pedagogia libertadora, a pedagogia critica social. Notam-se com muita clareza que a prática pedagógica sofre interferências dos pensamentos, pós-moderno, sendo elas por modismo ou por interesses de alguns grupos dominantes, suas influências são marcantes. Mesmo assim, há uma grande resistência nas intenções de classificações tendem reduzir, limitar, simplificar e fragmentar tais práticas pedagógicas, pois o objetivo principal é atender as disputas de poder. Infelizmente os professores e os alunos estão alheios a essa disputa de poder, pois desta forma torna-se mais fácil influenciá-los e incluir aquilo que é de interesse das editoras. Porém as classificações contribuem para que as pessoas possam organizar melhor suas ideias. É preciso que os profissionais conheçam as concepções educacionais, para que possam interferir corretamente no processo teórico e prático, assim é necessário reavaliar e voltar a outras teorias para que novas teorias sejam aplicadas.

Observamos que as correntes pedagógicas pós-modernismo estão divididas entre corrente racional-tecnológica que propõe uma pedagogia para a formação do individuo para o sistema de produção, a corrente construtivista pós-piagetiano, que defende a interação do homem com o mundo para que se promova a aprendizagem. Já a corrente das ciências cognitivas aborda as possibilidades de aprendizagens através da utilização dos computadores, a corrente sociocrítica visa à construção de novas relações sociais e econômicas. Existe também a teoria crítica que argumenta a existência de uma teoria diferente, já que toda teoria está baseada nas relações de domínios, tem por base o desenvolvimento do sujeito enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem. O papel da teoria sociocultural destaca a interação social no desenvolvimento do sujeito, ele concentra na relação causal entre a interação social do indivíduo e o seu desenvolvimento cognitivo. A teoria sociocognitiva é muito importante para a contribuição do desenvolvimento, pois muitos psicólogos tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças. Revela-se que a teoria comunicativa se estabelece em poderosa ferramenta analítica da estrutura e funcionamento das sugestões com participação pública que são uma marca característica das sociedades capitalistas contemporânea. A teoria de complexidade só pode ser entendida por um sistema de pensamento aberto, abrangente e flexível. Conforme uma nova visão do mundo que aceita e procura compreender as mudanças contínuas do real e não pretende recuar a multiplicidade, a aleatoriedade e a incerteza, e sim conviver com elas, trata-se de uma nova maneira de perceber e pensar o mundo. A teoria naturalista do conhecimento ela se opõe a uma visão metalista do sujeito e da consciência, assegurando a mediação corporal dos procedimentos de informação. A ecopedagogia trabalha com a fundamentação teórica, a ideia é dar significados para ação dos homens enquanto seres vivos, levando em consideração, que o ser humano é um implacável sonhador de transformações e que ao mesmo tempo, depende de aquisições e de saberes alheios.   As correntes modernas contribuem muito, mas a contemporâneo ou pós-moderno que predominam, pois evidencia a valorização do conhecimento individual, mas com a finalidade de interagir com os demais, pois o conhecimento surge, portanto, das redes de relações em que as pessoas compartilham significados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com