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As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação de José Carlos Libâneo

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  5.090 Visualizações

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As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação de José Carlos Libâneo

José Carlos Libâneo nasceu em Angatuba, formou-se em filosofia na PUC de São Paulo, em 1966. Em 1984 tornou-se mestre da educação escolar brasileira e em seguida doutor em educação. Em 2005 publicou o  livro Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinariedade, que aborda textos com bases na pesquisa e nas práticas dos educadores que atuam na área da educação. Em seu primeiro capítulo As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação retrata sobre a revisão critica das teorias pedagógicas modernas entre modernidade, pós-modernidade e as principais correntes pedagógicas contemporâneas.

A educação é definida pelo autor como um processo educativo de apropriação em termos de humanização, de socialização e de singularização. Ressaltando três aspectos imprescindíveis para quem quiser ajudar sem dificultar o agir pedagógico: a primeira é que as práticas pedagógicas sugerem a tomada de decisões e ações que se reflete no destino humano das pessoas, a segunda diz a respeito de que é fundamental considerar os meios e os métodos de educação e ensino, e a terceira aponta a necessidade de entender a educação como uma atividade complexa que precisa recorrer a outros campos de saberes (Culturais, psicológicos, económicos, antropológicos, simbólicos).

Segundo o autor as teorias modernas da educação hoje se exibem em diversas versões, variando das abordagens tradicionais às mais avançadas. Analisando a realidade educativa atualmente, percebeu que além de sua complexidade, há muitas contradições (econômicas, sociais, políticas…) e que a escola pouco tem contribuído para a superação destas contradições, como para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos.  Libaneo ressalta o risco de aumentar a exclusão através de medidas que na escola são implementadas.

Libaneo considera como modernas a pedagogia tradicional, a pedagogia renovada , o tecnicismo educacional, e todas as pedagogias críticas movidas na tradição moderna como a pedagogia libertária, a pedagogia libertadora, a pedagogia crítico-social. Um encadeamento em comum entre as teorias modernas, conceituada pelos críticos como negativa, é a separação entre a razão e o sujeito, entre o mundo científico e tecnológico e o mundo da subjetividade.

Entre as classificações “sociedade pós-moderna”, “pós-industrial”, “pós-mercantil” e “sociedade do conhecimento”, impostas a presente época, o autor opta pela expressão “pensamento pós-moderno”, considerando que é a que mais se adapta a seu diagnóstico sobre o período atual, marcado por situações econômicas, sociais e culturais que contextualizam uma nova condição, pós-modernidade. Resume as sugestões de vários autores para caracterizar a condição pós-moderna, entre elas: as mudanças no processo de produção industrial e no perfil da força de trabalho, as alterações na circulação da informação e nos negócios provocadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, as modificações nas formas de fazer política, as variações de paradigma do conhecimento, concluindo que estas transformações afetam o pensamento e as práticas educacionais.

No texto são consideradas como correntes pedagógicas contemporâneas: Racional-tecnológica, Neocognitivistas, Sociocríticas, Holísticas e Pós-modernas. Distingue estas correntes com os seguintes traços: o caráter de formação instrumental da pedagogia racional-tecnológica, a corrente neocognitivista ajustar nas teorias do construtivismo pós- piagetianismo e nas das ciências cognitivas, as teorias sociocríticas propenderem compreender a realidade para alterar-se, o espectro integrativo entre o todo e as partes da realidade, das correntes holísticas e as correntes pós-modernas causídicas da não existência de direitos universais abstratos e de referências morais ou teóricas para o desenvolvimento da consciência. Destaca que o “pensamento pós-moderno” tem alguns conceitos comuns às das teorias modernas da educação, tanto pela negação como pela incorporação.

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