TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Aps

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DO ALUNO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA VI

(6º/5º semestres)

SPP – SIMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO

GOIANIA

2013

APRESENTAÇÃO

O Manual aqui apresentado tem como objetivo fornecer orientações para a realização das Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA VI – nos 6º/5º semestres do curso de Administração. Trata-se de um trabalho semestral, extraclasse e em equipes.

Como constam dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, as Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem por meio da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula à realidade.

Neste semestre, as equipes deverão utilizar as competências requeridas aos futuros Bacharéis em Administração em uma simulação empresarial, o jogo de empresas SPP - Simulação do Planejamento de Produção.

O SPP simula a realidade empresarial e, de forma dinâmica, possibilita a vivência do processo de tomada de decisões típicas das empresas, favorecendo aos alunos um meio de reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos das disciplinas da área de produção cursadas durante o Ensino Superior em Administração.

As equipes de alunos, no jogo, representam a diretoria da empresa – elas mesmas definirão o nome dessa empresa – e planejam a operação de produção para atender a embarques solicitados por cliente exclusivo, pelo período de 4 trimestres. O planejamento considera o contrato firmado com o cliente e a conjuntura ambiental.

1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS)

  • Composição das equipes com máximo de 4 (quatro) alunos. O Formulário de Composição da Equipe, anexo, deverá ser preenchido e entregue ao Coordenador das APS do semestre. 
  • Cadastramento da equipe no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (http://trabalhosacademicos.unip.br).
  • Acesso à plataforma da simulação através do endereço http://jogosempresariaisspp.ead.unip.br/ldp-spp. Os logins e as senhas são enviados aos alunos após o cadastramento das equipes e início da simulação, por mensagem automática do sistema simulador, conforme modelo de e-mail a seguir:[pic 2]
  • Realização, por parte das equipes, das Atividades Práticas Supervisionadas no simulador SPP, conforme o manual do aluno e orientações disponíveis na própria plataforma do SPP.
  • Elaboração, por parte das equipes, do Relatório Final da APS, que deve ser escrito e estruturado conforme modelo-padrão disponível na página principal da simulação encerrada, na própria plataforma do SPP.
  • Baixa (Download) do arquivo PDF do Relatório Final da APS, disponível na página principal da simulação encerrada, na plataforma do SPP, após finalização do relatório.
  • Entrega, por parte das equipes, ao Coordenador das APS do semestre, de uma cópia impressa do Relatório Final da APS, na data estabelecida no cronograma.
  • Postagem, por parte das equipes, do Relatório Final da APS e das Fichas (individuais) das APS, no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (http://trabalhosacademicos.unip.br).
  • Cumprir os CRONOGRAMAS estabelecidos no Simulador de Planejamento de Produção – SPP - e pelo Coordenador Auxiliar do curso.

2 – RESPONSABILIDADES DOS ATORES

Coordenador Auxiliar do Curso:

  1. designar o coordenador das APS do semestre;
  2. encaminhar ao Coordenador das APS o Manual referente ao semestre;
  3. definir  o período para as (eventuais) apresentações;
  4. encaminhar ao coordenador das APS informações referentes ao período, prazos e procedimentos para o cadastro das equipes (no simulador SDE e no Sistema de Trabalhos Acadêmicos) e postagem  dos relatórios finais e das Fichas de APS (individuais) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (conforme manual existente no respectivo sistema).

Coordenador das APS do semestre:

  1. disponibilizar aos alunos o Manual das APS do semestre;
  2. orientar os alunos sobre os procedimentos para a realização das APS a partir das informações deste Manual das APS;
  3. mediar a composição das equipes;
  4. receber o Formulário de Composição das Equipes na data estabelecida no cronograma;
  5. esclarecer eventuais dúvidas quanto à forma de realização das APS do semestre junto às equipes;
  6. elaborar o cronograma das apresentações (quando for o caso) no período estabelecido pelo Coordenador Auxiliar;
  7. receber, na data estabelecida, os Relatórios Finais da APS (uma cópia impressa) elaborado conforme modelo-padrão disponível no simulador SPP;  
  8. orientar os representantes das equipes quanto aos procedimentos para cadastramento da equipe, postagem dos Relatórios Finais e das Fichas de APS (individuais) no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (http://trabalhosacademicos.unip.br), conforme respectivo manual.

Professor da Disciplina-Âncora das APS  do semestre:

  1. acompanhar as  equipes no trabalho junto ao SPP - Simulador de Planejamento de Produção;
  2. esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo – conceitos - dos indicadores de produção presentes no SPP - Simulador de Planejamento de Produção;

Equipes 

  1. realizar as APS conforme  o Manual do SPP – Simulação do Planejamento de Produção;
  2. elaborar o Relatório Final da APS, escrito e estruturado conforme modelo-padrão disponível na página principal da simulação encerrada, na própria plataforma do SPP;
  3. preencher – para cada integrante – a Ficha de APS e entregá-la ao representante da equipe para postagem no Sistema de Trabalhos Acadêmicos.

Representante da Equipe:

  1. comunicar ao Coordenador das APS do semestre quaisquer mudanças ocorridas na equipe;
  2. entregar o Formulário de Composição da Equipe ao Coordenador das APS do semestre, na data estabelecida;
  3. cadastrar a equipe no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (http://trabalhosacademicos.unip.br), conforme respectivo manual;
  4. entregar, na data estabelecida, ao Coordenador das APS do semestre, uma cópia impressa do Relatório Final da APS escrito e estruturado conforme modelo-padrão disponível na página principal da simulação encerrada, na própria plataforma do SPP;
  5. postar no Sistema de Trabalhos Acadêmicos (conforme Manual do respectivo sistema), na data/período estabelecido, o arquivo PDF do Relatório Final da APS e as Fichas de APS dos integrantes da equipe  (em um arquivo único).

3 - AVALIAÇÃO

A avaliação das APS-PIPA  incidirá sobre:

a) PARTICIPAÇÃO (cumprimento das etapas dentro do prazo);

b) CONTEÚDO (trabalho escrito parcial e final);

c) NORMAS (Guia de Normalização);

d) APRESENTAÇÃO.

A avaliação dos itens Participação e Normas será realizada pelo professor-orientador, que acompanhara a evolução dos trabalhos em sala de aula nos dias e horários estabelecidos pela coordenação do curso.

A avalição do item Conteúdo será realizada pelo professor da disciplina base, que também acompanhara a evolução dos trabalhos dentro de suas aulas semanais, reservando alguns encontros para esse fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (411.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com