TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual APS

Por:   •  7/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

ICSC- Instituto de Ciências  Sociais e Comunicação

Curso de Letras: Licenciaturas  em Língua Portuguesa/ Língua Portuguesa e  Língua Inglesa ou Língua Espanhola e Bacharelado em TRADUÇÃO em L. Portuguesa e Inglesa/ Espanhola

MANUAL

DE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(APS)

2016/1


SUMÁRIO

Introdução…………………………..3

                   I- Orientações Gerais…………………………….4

                   1.2- Objetivo……………………………………….4

                   1.3- Formação de grupos……………………….4

                   1.4- Avaliação……………………………………..4

                   1.5- Fichas…………………………………………4

                   1.6- Prazos…………………………………………4

                   II- Trabalhos propostos para 2016/1………….5

                   2.1- Matrizes 2013/2

                   2.2- Matrizes 2015/1

                   2.3- Matrizes 2014/1

                   2.4- Matrizes 2013/1

                   2.5- Matrizes 2016/1

                   III- Anexos…………………………………………9


INTRODUÇÃO

As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades -supervisionadas por um professor - a serem desenvolvidas pelo estudante fora dos horários das disciplinas do seu curso. Portanto, podem ser desenvolvidas  em laboratórios, bibliotecas,  por meio de trabalhos individuais e em grupo, desenvolvimento de projetos e pesquisas, estudo de casos, seminários, práticas de ensino e outras atividades, com o acompanhamento de um professor a ser designado pelo coordenador auxiliar do curso.

O objetivo das APS é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso de graduação,  integrando as disciplinas de cada semestre, professores e alunos em  um trabalho conjunto. Dessa forma, o estudante terá uma visão inter e multidisciplinar da realidade que será enfrentada na vida profissional.

Vale esclarecer que , além dos professores orientadores, todo o corpo docente está envolvido nesse processo.

A cada semestre,  as APS assumem características específicas,  oportunizando ao aluno o aprimoramento de sua aprendizagem , favorecendo o desenvolvimento de competências que possibilitam a articulação dos diferentes conteúdos trabalhados ao longo do curso .

As APS são obrigatórias  e possuem  carga horária específica  por semestre de acordo com a matriz a que se refere. Assim, o  seu não cumprimento  ou  avaliação insatisfatória gerarão dependência(DP).

O controle acadêmico das APS será feito via sistema no qual o aluno deverá anexar  sua ficha de APS.

 

  1.  Orientações gerais

1.1 O que são as APS ?

As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades supervisionadas por um professor a serem desenvolvidas pelo estudante fora dos horários das disciplinas do seu curso. Possuem uma carga horária específica por semestre de acordo com a matriz a que se refere. Se não forem cumpridas, ou forem insatisfatórias, geram dependência.

A cada semestre, o coordenador do curso de Letras elegerá uma disciplina e professor para orientação e supervisão das APS. Contudo,  as APS englobam todas as disciplinas e professores, em um trabalho multidisciplinar, devendo ser acompanhadas pelo coordenador auxiliar.

A partir das diversas atividades propostas, os alunos produzirão, ao longo do curso, projetos,  relatórios,  fichamentos, resenhas, exercícios, artigos científicos, monografias, entre outros trabalhos acadêmicos.

As atividades podem ser realizadas nos laboratórios, bibliotecas e de forma virtual, por meio de blogs.

1.2 Objetivo

O objetivo da APS é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas no decorrer de diversas disciplinas do curso, integrando as disciplinas de cada semestre. Dessa forma, o estudante terá uma visão inter e multidisciplinar da realidade que será enfrentada na vida profissional. Isso permitirá, desde o início do curso, desenvolvimento de  habilidades e construção de  conhecimento em etapas

1.3 Formação de grupos

O trabalho proposto  deverá ser realizado por grupos de no mínimo QUATRO alunos e no máximo SEIS alunos. Após formado o grupo, e sob orientação do professor  orientador, os alunos deverão  se organizar a  partir  do tema proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (314.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com