TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de gestão d epessoas

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS

BOQUIRA-BA

MACAÚBAS-BA

2014/01

MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado ao Curso (BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Pessoas l, Gestão de Pessoas ll].

Orientador: Prof. Sérgio de Goes Barboza, Ana Celi Pavão e Elisete Alice Zanprônio de Oliveira.

MACAÙBAS –Ba

2014/01

Sumário

Introdução.........................................................................................................04

Desenvolvimento...............................................................................................05

Considerações finais.........................................................................................11

Referências.......................................................................................................12

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos através de uma visão sistêmica da Gestão de pessoas de uma empresa, com a elaboração de um manual de gestão de pessoas, para ser utilizado pela Empresa Cerâmica Brejinhense para que a mesma possa estabelecer princípios básicos e facilitar a prática de tais procedimentos.

O manual apresenta de forma sucinta alguns fundamentos sobre recrutamento e seleção de pessoal, descrição de cargos, sistemas de remuneração e benefícios sociais, treinamento e desenvolvimento, avaliação e desempenho, saúde e segurança no trabalho e responsabilidade social e qualidade de vida e trabalho, e por fim, a responsabilidade social e ambiental que estão vinculados a toda organização empresarial.

A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa no mundo empresarial cada fez mais globalizado e competitivo.

As pessoas passam o maior tempo de suas vidas dentro da organização, tendo o destino da empresa como responsabilidade. Ao mesmo tempo em que a empresa alcança seu sucesso empresarial, os colaboradores também conquistam o que almejam, ou seja, ambas as partes estão conectadas entre si em uma relação de mútua dependência tendo benefícios recíprocos. (CHIAVENATO, 2011).

Desenvolvimento

1-Apresentação da organização

A Cerâmica Brejinhense fica situada no povoado de Beira Rio, atuando há 11 anos no ramo de fabricação de telhas e blocos cerâmicos de vários tamanhos e formas para a construção civil de forma inovadora e sustentável com produtos fabricados por profissionais qualificados e comprometidos.No momento a empresa possui 46 colaboradores.

A missão da Cerâmica Brejinhense é fabricar produtos que satisfaça o cliente de forma sustentável e inovadora.

A visão é ser a melhor empresa de cerâmica da Chapada Diamantina, ter excelência operacional e ser referência como ter e atrair talentos.

Os valores são valorizar os clientes, comprometimento, segurança e ética.

2-Apresentação da área de Gestão de Pessoas

Os Recursos humanos da empresa é composto por um gerente e um auxiliar administrativo.

2.1-Recrutamento

A empresa realiza técnicas de recrutamento externo com currículos pré cadastrados e através de meios de comunicação como o rádio.

A gestão da Cerâmica Brejinhense acredita que essa técnica é a melhor para o seu ramo, pois como diz Chiavenato:

“O arquivo de candidatos é um banco de dados que pode catalogar os candidatos que se apresentam espontaneamente ou que não foram considerados em recrutamentos anteriores”.

2.2-Seleção de pessoas

Visando manter e aumentar a eficiência com o desempenho pessoal ao selecionar o RH da empresa compara seus candidatos dentre suas diversas características, relacionando-as com as tarefas a serem executadas. Uma das técnicas mais utilizadas é a entrevista.

Chiavenato diz que entrevistar:

“É provavelmente o método mais utilizado em seleção de pessoal, mas se não for bem planejado e executado está sujeito a sofrer todos os males-como ruído, omissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras de que padece a comunicação humana”.

2.3-Descrição de cargos

Na empresa há um gerente administrativo que atua com a gestão da equipe, respondendo pelos recursos humanos, supervisionando o setor de compras dando assessoria a presidência da empresa, elaborando relatórios gerenciais e conduzir reuniões de recursos materiais e financeiros da área. Há o superior imediato, que é o dono da empresa que controla e define os padrões de desempenho.

Há um auxiliar administrativo que tem como função a recepcionar os usuários dos serviços da empresa, preencher formulários, atividades de estrutura e formação de arquivos de documentos, recebimento e organização de materiais, atendimento telefônico, formação da agenda de atividades, digitação e elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com