TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marginalização social

Tese: Marginalização social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Em sociologia, marginalização é o processo social de se tornar ou ser tornado marginal (relegar ou confinar a uma condição social inferior, à beira ou à margem da sociedade).1 Ser marginalizado significa estar separado do resto da sociedade, forçado a ocupar as beiras ou as margens e a não estar no centro das coisas. Pessoas marginalizadas não são consideradas parte da sociedade.

Na cultura brasileira, marginal refere-se a pessoas que por algum motivo não estejam inseridas no convívio social, como os delinquentes, os assaltantes, os mendigos e pessoas que tem grande pobreza e escassez de recursos.

Índice [esconder]

1 Marginalização social

1.1 Pobreza

1.2 Fenômeno migratório

1.3 Deficiência

2 Referências

Marginalização social[editar]

Marginalização social é a discriminação que ocorre a maioria da sociedade pobre ou com deficiência. A marginalização social é uma questão ambígua, inerente a controvérsias, assumindo significados diferentes. A marginalização social é um fenômeno que designa a exclusão de grupos sociais, fazendo com que estes não pertençam à sociedade vigente.

Pobreza[editar]

São vários os fatores que causam a marginalização na sociedade, dentre esses sem dúvida a pobreza é o principal. Pois pela insuficiência orçamentária o individuo entra para a marginalização cultural e social, porque fica sem acesso à saúde, alimentação, moradia e educação. Isso é bastante evidente nas grandes cidades, em que muitas pessoas vivem à margem do contexto social sem desfrutar das oportunidades e privilégios. Esses indivíduos acabam vivendo alienados da sociedade. A pobreza causa também exclusão social em que o individuo tem dificuldades ou problemas sociais levando-o até a discriminação de um determinado grupo da sociedade.

Fenômeno migratório[editar]

Outro fator que contribui para a marginalização social é o fenômeno migratório. As pessoas da zona rural que tem muita dificuldade de sobreviver na roça, pela falta de emprego, pela escassez de água, enfim pela vida dura no campo, alimentam a ideia de que nas grandes cidades vão melhorarem de vida. Imaginam que lá é tudo mais fácil. Saem então da sua terra, muitos vendem o terreno que possuem e vão em busca de uma vida melhor. E como a vida que tinham no campo não proporcionou a eles oportunidades de estudar. Com o avanço da tecnologia eles têm dificuldades de encontrarem emprego, pois necessitam de mão de obra qualificada como não possuem estudo não conseguem emprego. Muitos aceitam qualquer tipo de emprego para garantir sua subsistência. E com frequência até as crianças são impelidas a irem à busca de seu sustento, adquirindo assim o subemprego, o que contribui para o orçamento da família. É muito grande a quantidade de meninos de rua que encontramos pelas cidades e varias dessas são dessas famílias de emigrantes. Alguns conseguem se manter e com dificuldades se estabilizam, mas uma grande parte dessas pessoas acabam sendo alvos a marginalização social. Alguns para se manterem começam a entrar na vida do crime. Pelas péssimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com