TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketin Pesquisa de Mercado e Negociação

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.339 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

  1. SOLUÇÕES PARA AS QUESTÕES PROPOSTAS
  1. PESQUISA DE MERCADO

A Microsoft por ser uma empresa líder no mercado de computadores, deveria ter analisado o mercado, os consumidores e seus concorrentes. E tentado mudar o estilo conservador de seus parceiros, o mundo de hoje não para de buscar pelo novo e a cada dia que passa novas tecnologias são lançadas. Tudo em busca de atender a demanda do mercado. Com a pesquisa de mercado, a Microsoft não teria ficado para trás, pois saberia o que seus consumidores necessitavam e procuravam e o que a concorrência estava fazendo para atrair o mercado. Que a cada dia se torna mais competitivo. Podendo citar Malhorta et al (2005), a pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações. Esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e à solução de problemas em marketing.

A Microsoft ficou muito preocupada em desenvolver computadores e servidores e acabou não dando devido valor aos concorrentes e ao que eles eram capazes. Faltou determinação e uma postura menos conservadora, pois acreditavam no seu produto, mas para o mercado, não basta acreditar tem que mostrar com produtos inovadores e modernos. Os consumidores buscam isso e a empresa tem que segui se não quiser desaparecer do mercado.

Como mostra parte do trecho do texto "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. A busca pelo novo não para, se torna cada dia mais competitivo e avassalador.  

  1. MARKETING

De acordo com Kotler (2008) chave para atingir os objetivos da organização que consiste em determinar as necessidades e os desejos dos mercados-alvos e satisfazê-lo mais efetivamente e eficiente do que os concorrentes. A organização deve sempre está um passo a frente de seus concorrentes, sabendo seus pontos fortes e fracos, e o que estão planejando para o mercado. Tendo uma visão dos concorrentes sempre estará competitivo no mercado. Mas para um bom desenvolvimento deve procurar saber as necessidades e desejos de seus clientes e o que buscam.

Segundo Kotler (2008), o Produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico é o pacote completo de benefícios e satisfação que os consumidores percebem ao adquirirem o produto. O produto tem vida limitada, que passa pelo desenvolvimento, introdução no mercado, crescimento, maturidade e declínio. E representam diferentes desafios para a organização, e uma visão do mercado. O produto tem que está sempre se desenvolvendo e passando por todas as etapas para manter competitivo no mercado.

        Os componentes do mix de comunicação suscetíveis de conjugar para atingir com maior eficácia e eficiência os objetivos pretendidos são:

Propaganda: é o desenvolvimento e a execução de qualquer mensagem de lembrança, de informação ou persuasão comunicada a um mercado ou publico alvo, geralmente de forma não pessoal, ou seja, de maneira massificada (Ogdem, 2007). Alguns exemplos da propaganda: anúncios impressos e eletrônicos, outdoor, painéis, símbolos entres outros.

Relações públicas: programas utilizados para promover ou proteger a imagem de uma marca. Tem excelente credibilidade, podemos contar com kits para imprensa, palestras, publicação, revistas e jornais e etc.

Promoção de venda: Tem como objetivo estimular a compra. È um conjunto de técnicas de incentivos, impactante, de prazo determinado, objetivando estimular os diversos públicos á compra, venda mais rápida e ou maior volume de produtos ou serviços (Ogdem, 2007). Exemplos: concursos, jogos e sorteios, prêmios e brindes, amostras entre outros.

Venda pessoal: segundo Ogdem (2007) é a interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais com vistas a apresentar produtos ou serviços, responder as perguntas e tirar pedidos.  Temos apresentações de vendas, reuniões, programas de incentivo, amostras, feiras e exposições.

Marketing direto: permiti uma comunicação personalizada. A interação é feita com muita rapidez com seus clientes, através da vendas pela TV, e-mail marketing, correio de voz, telemarketing e a mala direta que é uma excelente ferramenta.

Esses componentes do mix da comunicação são fundamentais para o desenvolvimento de uma organização, pois vai até o cliente. Faz com que o consumidor tenha comodidade e praticidade. Cada componente é importante, um agrega valor ao outro assim tem excelentes ferramentas para competir no mercado.  

        

  1. NEGOCIAÇÃO

De acordo com Martinelli e Almeida (2006, p.18), a negociação é o processo por meio do qual as partes se movem de suas posições iniciais divergentes até um ponto no qual o acordo pode ser obtido. Podemos citar algumas variáveis da negociação:

Concorrência: concorrência deve ser vista como uma situação favorável. Bons concorrentes servem como parâmetro de comparação e de parceria, além de ser uma fonte de estímulo à melhoria.

Riscos: Numa negociação sempre há riscos, e o negociador tem saber que para consegui o objetivo tem que arriscar. Num processo de negociação o risco é um processo importante, que traz incerteza e conquistas. Como coloca Martinelli (1997), não compreendem que a cada escolha que fazemos ou decisão que tomamos, renunciamos a algo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com