TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Atividades Práticas Supervisionadas  

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]         FACULDADE ANHANGUERA DE TABOÃO DA SERRA

Atividades Práticas Supervisionadas

 

Henrique Batista Pereira                                   4210805442

Josué Penedo Ferreira                                      3776775669

Marcos Vinicius da Silva                                      4210784820

Paloma Moura Bispo                                         4222769904

Tatiane de Souza Martins                                  2505071564

ATPS

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

PROFESSOR: SIDNEI SILVA

ADMINISTRAÇÃO - NOTURNO - 7º SEMESTRE B

TABOÃO DA SERRA

2015 

Criar, Dominar e Manter-se no Século XXI

Assim como a tecnologia, o Marketing está em constantes mudanças. Antigamente o Marketing possuía as abordagens mercadológica, institucional e funcional, onde, por exemplo, as vendas dependiam de boa divulgação boca-a-boca para poder despertar a atenção, interesse, desejo e aquisição dos clientes. Com o texto apresentado, analisamos esta matéria do ponto administrativo e, com isto, nasceu a necessidade de se analisar as vantagens, características e objetivos de um produto, seu preço, seu local e a maneira como será promovido, não deixando de lado a visão sobre os riscos, incertezas e probabilidade do sucesso do negócio. Mas para isso, devem-se acompanhar as atualizações do mercado observando, também, a concorrência com o objetivo de obter altos lucros.

Ao se falar de preço, praça produto e promoção sempre se fala de uma forma genérica, mas como vemos no artigo eles são de vital importância na estratégia de uma organização.

Os quatro ps vem a formar o mix de marketing onde cada um de forma mais aprofundada se transforma em uma ferramenta importante na forma que será usada para atrair clientes, ou a venda de um produto que através de estratégias a serem tomadas serão de vital determinação para os sucesso do negócio. Falaremos a seguir de uma forma simples e resumida sobre cada um dos elementos para que tenhamos uma noção mais aprofundada destas ferramentas.

Mix de Marketing

O Mix de Marketing é composto pelos chamados 4 Ps (produto, preço, praça e promoção).

Produto: se refere a um bem físico ou serviço que tem como objetivo satisfazer a necessidade do público alvo.

Preço: quantia que é cobrada para que o consumidor adquira o produto ou utilize um serviço. Para decidir o preço a ser cobrado por um produto ou serviço, deve-se tomar alguns cuidados como não exagerar no preço porque isso torna mais difícil a concorrência com outros fornecedores. Não cobrar muito barato, para que haja o lucro, mas cobrar um valor que atraia o cliente.

Praça:  onde o produto ou serviço é exposto e oferecido ao cliente para que possa compra-lo. A praça pode ser um local físico ou virtual, que é um dos meios mais utilizados atualmente. O importante é que o cliente consiga encontrar o que deseja, comprar e receber o produto ou serviço.

Promoção: que expõe o produto ou serviço ao cliente, ressaltando sua utilidade e qualidade, fazendo com que o desperte no cliente a vontade de compra-lo., sendo composta por 5 ferramentas, sendo elas:

Promoção de vendas: sorteios, cupons de descontos, descontos ao comprar mais de um produto, entre outros. A finalidade aqui é atrair o cliente com a possibilidade de ganho extra ao adquirir um produto ou serviço.

Relações públicas: a empresa procura enfatizar para o consumidor sua boa imagem perante o mercado se utilizando de seus produtos já reconhecidos, pela qualidade, de suas ações filantrópicas, de suas ações de sustentabilidade e assim atrair seus clientes e persuadi-los a comprar seus produtos ou serviços.

Publicidade: é a propaganda que não onera custo para a empresa, como por exemplo, uma crítica sobre o produto, boa é claro, divulgada em uma revista.

Força de vendas é o contato direto com o cliente, é onde se forma o vínculo cliente/empresa e sua fidelização.

Marketing direto: identificar pessoas que tem as características condizentes com o produto ou serviço a ser oferecidos e direcionar a elas, malas diretas, e-mails, ligações de telemarketing fazendo a apresentação e informando sobre os mesmos.

Valor, retenção e satisfação

Segundo Kotler (1998), para entendermos marketing de relacionamento devemos, em primeiro lugar, saber atrair e manter o consumidor, buscando transforma-lo em possíveis parceiros.  Para isso é necessário saber quem são os consumidores prováveis, ou seja, analisar quem são os que podem comprar o produto ou serviço, tendo em vista que a empresa deve trabalhar em conjunto para determinar as pessoas com interesse pelo produto e em condições de pagar por ele. Após este passo a empresa aceita os clientes que possuem crédito ou representam rentabilidade. Para alcançar estes clientes qualificados, devemos é preciso pensar em apresentar um produto único, jamais visto no mercado ou se apresentado, mostrar seu diferencial. Sendo assim, esses clientes podem ser considerados, posteriormente, advogados, que fazem o uso deste produto ou serviço e estimulam outras pessoas a aderir aos mesmos, aumentando assim a lucratividade. Entretanto, é preciso decidir quanto a empresa deve investir no relacionamento com o consumidor de maneira que os custos não ultrapassem os lucros. Para responder a essa questão Kotler (1998) afirma que é preciso distinguir cinco níveis diferentes de investimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com