TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Resenha Kotler

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 8

Com o aumento da industrialização mundial e várias novas áreas de estudos surgindo nas últimas décadas, diversos setores empresariais começaram a se dedicar na criação de novos mercados, mas o marketing que para muitos é algo do século XXI vem sendo difundido há mais de 550 anos, desde quando Gutenberg inventou a prensa tipográfica. Com isso Gutenberg protagonizou os primeiros anúncios impressos, o que era visto como o marketing daquela época.

Nesse tempo o marketing seguia a linha de outbound, que traz o cliente de forma ativa, ou seja, tenta vender sem ter vínculo algum com o cliente, hoje é mais utilizado o método de inbound marketing, que cria um relacionamento com o cliente, que entende seus problemas e é apresentado soluções, gerando valor em forma de conteúdo.

A 14ª edição do livro Administração de Marketing publicada em 2012, dos autores Philip Kotler e Kevin Keller, contendo 796 páginas, é considerada a bíblia do marketing, sendo o livro que destaca a presença de Keller como colaborador. O objetivo da criação de uma nova versão desse livro era para que ele fosse o mais completo e direto possível, por isso, eliminaram alguns dos assuntos ultrapassados e irrelevantes que continham na 13ª edição e além de adicionarem novos conteúdos, também atualizaram os conteúdos importantes da antiga versão.

Este livro aborda estudos de casos sobre o plano de marketing de diversas empresas e exploram as situações cotidianas de mercado, transmitindo os componentes que formam a gestão de marketing, como desenvolver estratégias e planos de marketing, insights, conexão com os clientes, construção de marca, entregar e comunicar valor, crescimento etc. Ele é dividido em oito partes, contendo o prefácio e 22 capítulos que falam desde a idealização de um projeto até a sua concepção.

Desde o primeiro capítulo, os autores deixam claro a importância do marketing nas empresas, pois ele está em todo lugar, direta ou indiretamente. Muitos ainda associam o marketing a publicidade e a propaganda, mas vai muito além, segundo Kotler, marketing gera valor, cria a estratégia, e visa atender as necessidades do cliente e as organizações, o que é um pouco mais amplo, pois envolve o famoso 4P’s (produto, preço, praça e promoção), já a publicidade é a maneira de estimular o cliente a compra, podemos dizer que a publicidade está dentro do marketing, pois faz parte de “promoção” dos 4P’s, anunciando e promovendo um produto ou serviço, enquanto a propaganda é quase a mesma coisa que a publicidade, sendo voltada mais para o âmbito politico, religioso e afins.

Segundo os autores “Marketing é a atividade humana dirigida para satisfazer necessidades e desejos por meio da troca” para eles, a definição que é usada na American Marketing Association é extremamente limitada, pois marketing é mais do que planejar, organizar, liderar e controlar, marketing é relacionamento não só com clientes, mas com as próprias organizações. Quanto a origem da palavra, eles definem que marketing é uma palavra em inglês, Market, que significa mercado, sendo marketing igual a agir no mercado.

Administração de marketing fala sobre mercado e alguns conceitos que são importantes quando se trata de marketing empresarial, sendo eles a necessidade, o desejo e a demanda, cujo a necessidade é o básico que o ser humano precisa, porém, algumas necessidades se tornam desejos quando se trata de algo específico que possa de alguma forma satisfazê-lo, e esses desejos são moldados pela sociedade na qual vivemos, já a demanda, são os desejos por determinados produtos que são sustentados pela vontade de compra-los. Partindo desses conceitos, desmistifica-se a frase de que o marketing cria necessidades, Kotler afirma que as necessidades surgem antes, o marketing influencia no desejo, o que pode trazer a ideia de que irá satisfazer as suas necessidades

Philip Kotler e Kelvin L. Keller, no início de sua obra, já deixa claro a sua definição de marketing: " marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si.". Dessa forma o leitor pode seguir uma linha de raciocínio condizente as expectativas do autor.

O marketing se aplica em qualquer tipo de empresa, podendo ser bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações e informações, pois quem faz o marketing é alguém que busca uma resposta para o problema de algo ou alguém, e para solucionar tal problema é preciso identificar os segmentos de mercado, entender as suas oportunidades, definir para que tipo de mercado tal produto está destinado, para então poder posicioná-los.

As empresas, por sua vez atendem as necessidades do seu público-alvo, através de uma proposta de valor, que é um dos conceitos do marketing, que pode ser considerado uma combinação de qualidade, serviço e preço, e a percepção do consumidor sobre o produto pode variar de acordo com esses três requisitos.

Os autores afirmam que para atingir determinado público, é preciso fazer uso de canais de comunicação, como internet, televisão, rádio, entre outros meios, que conseguirá trazer o público segmentado no escopo do plano de marketing. Na segmentação é importante pegar dados geográficos, que está associada a localização, como o país, estado e o bairro; demográficos que são as características da população, como idade, sexo, religião e a renda; psicográficos que diz muito de como as pessoas levam a vida, como a classe social, personalidade e estilo de vida; e comportamental que define a motivação, atitude e a disposição para efetuar a compra de determinado produto, como a ocasião.

De acordo com Philip Kotler, “É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato” a estratégia de marketing é a lógica que a unidade de negócios espera alcançar, dito isto, é primordial que se tenha uma boa estratégia, e para isso é importante levar em consideração alguns fatores que influenciam no processo de decisão do consumidor, são eles macro e micro ambiente, ou como melhor definido, ambiente externo e interno, conhecendo eles, perceber-se que uma boa estratégia de marketing não depende somente do profissional da área, mas também dos clientes, fornecedores, concorrentes, do ambiente político, econômico, tecnológico etc.

Um dos ambientes de marketing para ser avaliados no microambiente é principalmente a empresa, pois é ela que produz e oferece o produto ou serviço em questão, nela é importante que todos os funcionários estejam alinhados, ou seja, precisam trabalhar em sintonia, para criar valor aos clientes e construir um bom relacionamento com eles.

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com