TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mary Parker Follet

Por:   •  15/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO ESTADUAL ARLINDA F. CREPLIVE - EFM[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

                                         MARY PARKER FOLLETT

QUATRO BARRAS

2020

ELIZABETH VIEIRADA SILVA

EVELYN CRISTINE DA SILVA

                        MARY PARKER FOLLETT

Trabalho solicitado ao curso Técnico em Administração, como requisito parcial para obtenção do segundo semestre para a disciplina de Teoria Geral da Administração pelo professor Thiago Medeiros.

QUATRO BARRAS

2020

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

3.        Resposta circular        6

4.        Conflito construtivo        6

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

6.        REFRÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Mary Parker Follett tratou de diversos assuntos sobre a administração, a chamada escola das relações humanas

ficou conhecida como a profetisa do gerenciamento, uma mulher que desenvolveu um grande interesse pela administração em uma época onde estas teorias estudadas eram dominadas por homens.

Mas esta barreira não a impediu de contribuir com grandes ideias e muito valiosas e que contribuíram muito para a administração, que são estudadas até hoje, com a chegada de uma nova mentalidade, se deu origem a escola das relações humanas, que colaborou com as suas teorias da lei de situação.

                        2. MARY PARKER FOLLETT

Nasceu no ano de 1868, em Boston nos Estados Unidos, formada em filosofia, direito, economia e administração pública, sendo autoras de três livros, morreu no Reino Unido em 1933.  

Tratou de diversos temas da administração, ficando conhecida como profetisa do gerenciamento.

Trabalhou na sua cidade natal a maior parte da sua vida como educadora e organizadora de serviços sociais e assistências, através dessas atividades que começou a se interessar por problemas de administração industrial, na virada do século XX os problemas sociais provocados pela industrialização, sentiu muito forte a cidade de Boston, sendo que na década anterior de XIX foi um período de desordem financeira e crises econômicas, sendo o desemprego na indústria um de seus efeitos mais críticos.

Follett trouxe ideias revolucionarias onde até os dias de hoje são estudadas. Ela enxergou que o ser humano só se desenvolve quando é carregado de responsabilidade, conseguiu chegar a esse conceito através do Homo economicus e dos pensadores do Taylorismo.

Seus estudos foram relacionados a importância as relações individuais dos trabalhadores e analisou seus padrões de comportamentos.

Nessa época o Taylorismo era dominante, tempo em que as ideias como Fayol, Frederick Taylor e Henry Ford dominavam o mundo capitalista.

Ela só gerou destaque com o surgimento de uma nova mentalidade, que deu origem a escola das relações humanas, onde colaborou com as teorias como a lei de situação.

Follett trata dos seguintes assuntos: Como liderar conflitos? É possível prever conflitos? O que são conflitos construtivos?

Seus principais escritos foram sobre a resposta circular e conflito construtivo.

  1. Resposta circular

Afirmação que as relações entre as pessoas estão em constantes modificações, que o simples contato entre duas pessoas já altera a forma de como um vê ao outro.

Ela propõe que uma pessoa que receber influência de outra, ao formular uma opinião já inclui essa nova percepção na sua fala e que essa nova percepção ao ser recebida pela outra pessoa irá alterar a forma como ela está num ciclo continuo e vicioso.

  1. Conflito construtivo

Follett afirma que as divergências são extremamente importantes, revelam uma diferença de opinião, onde cedo ou tarde vai se manifestar de forma que traga danos ou não.

Ela nos mostra que existe soluções possíveis para o conflito:

1° - a dominação onde um dos lados, o mais forte provavelmente, predominará e terá suas exigências atendidas, enquanto o outro não terá nenhuma atendida, e assim o conflito na verdade será sufocado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com