TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

1 MATEMÁTICA FINANCEIRA

1.1 Conceito

A Matemática Financeira é uma ferramenta de análise na alternativa de investimentos ou financiamento de bens de consumo, que simplifica a operação financeira a um fluxo de caixa e empregar alguns procedimentos matemáticos.

1.2 A importância da Matemática Financeira bem como sua utilidade nas empresas

        A matemática financeira é essencial na vida do profissional, tem suma importância para a tomada de decisões na empresa, quando sua aplicação é bem desenvolvida, trazendo uma maior rentabilidade e possibilitando o processo de maximização nos resultados.

2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

        A contabilidade é um instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência e tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.

        Para IUDÍCIBUS, MARTINS E GELBCKE (2006), a contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

        A contabilidade gerencial utiliza um sistema de informação gerencial para melhor subsidiar os gestores das empresas no momento de tomada de decisão. De acordo com CREPALDI (2008) o desafio é propiciar informações úteis e relevantes que facilitarão encontrar as respostas certas para as questões fundamentais, em toda a empresa, com um enfoque constante sobre o que deve ser feito de imediato e mais tarde. É necessário que os contadores gerenciais ultrapassem a informação contábil para serem proativos no fornecimento, para suas equipes de administração de dados pertinentes e oportunos sobre essas questões empresariais mais amplas.

        O contador assume os riscos, custo de oportunidade, a incerteza, por isso é muito importante para os administradores no processo de tomada de decisões.

3 A SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL E SEU IMPACTO NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS

        O governo do Brasil tem grandes dificuldades para cortar despesas. As despesas públicas aumentaram em média 6% ao ano de 1995 a 2002. A carga tributária se torna um peso muito grande para um país que precisa crescer e gerar emprego.

        A carga tributária alta no país há muitas empresas vivendo em limbo em todo território nacional, que, além da sonegação, há contrabando e a pirataria. Com esses custos são frações de empresas corretas, que inviabilizam a competição, a base do capitalismo, da democracia.

        O nível de tributação sobre os produtos e serviços no Brasil é absurdo, chegando a inviabilizar vários negócios. Um exemplo de economia tributária é a obtenção da redução devida ao governo no faturamento (receita) empresarial. No Brasil, há 3 sistemas de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional.

4 EMPRESA RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO

        

5

        

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/matematica-financeira/47935/

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/curso/curso.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com