TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.243 Palavras (21 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

        


LETICE MENDES SOARES

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Trabalho de Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Matemática Comercial e Financeira. Planejamento Tributário.

Contabilidade Aplicada à Administração. Seminário V.

                   Orientador: Prof.  Marcelo Caldeira Viegas. Paula Cristina O Klefens. Regiane A

Brignoli. Karen H Manganotti. Regis Garcia. Luciana Barbosa Fukuy.

Jatai-Go

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 MATEMÁTICA FINANCEIRA        5

Situação tributaria do Brasil        7

Grupo O Boticário        10

Projeto de desenvolvimento na região e no mundo        11

Juros                                                                                                                   11

Juros simples        12

Juros compostos        14

Equivalencia de capital                                                                                       15

Sistema de amortização        16

3 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19


Vamos falar sobre a matemática financeira que tem por função estudar as várias formas de evolução do valor do dinheiro no tempo. A partir dela podemos gerar análise e comparações que nos permitam definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros. Mostrando também o que são juros simples e compostos, analisando o impacto e o mais viável para a empresa.

Brasil está passando por momento muito delicado, onde a inflação, juros e impostos estão nas alturas. Neste trabalho será falado sobre como está a situação tributaria no Brasil e o que isso afeta as empresas e pessoas físicas.

Matemática Financeira

A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira, é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa minimiza custos e maximiza resultados. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias. A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.

                               É bastante comum ver cartazes e propagandas de lojas que oferecem a venda de produtos com inúmeras parcelas, taxas diferentes de juros, valores variados e etc. Do administrador de uma loja de móveis, que escolhe uma forma de pagamento viável para seus compradores, até a dona de casa, que é cliente desta loja de móveis, devem aprender a trabalhar com esta área de conhecimento. Esse conhecimento possibilita que o vendedor detenha lucro e a tal dona de casa não seja “'enganada” com valores aparentemente baixos, mas que com o juros aplicados nas parcelas, esse valor fique maior de forma abusiva.

                              Outra aplicação da matemática financeira que é comumente usados é a estatística. Estatística é um levantamento de algumas de opiniões, sobre determinado assunto. Essas opiniões se transformam em números e são usadas para muitos fins como medir o possível número de votos de um candidato político, estudar em que área acontecem mais assaltos, quais lugares são mais visitados por turistas brasileiros e etc.

Sendo assim, como vimos, o conhecimento acerca da matemática financeira não é um luxo, mas sim um conhecimento importante para o cotidiano das pessoas. Não é mais uma área que possa interessar apenas estudantes e profissionais de administração e economia. O advento da internet nos deixou a possibilidade de aprender obre assuntos bastante variados e úteis, como o esclarecimento sobre matemática financeira.

Além da Matemática financeira a contabilidade e uma ferramenta muito importante dentro de uma organização. A contabilidade tem como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas: controle, informações, viés para ações, quanto para externas: informações a bancos, governo acionista e outros públicos de interesse. 

Desde as civilizações antigas, a contabilidade já exercia um papel muito importante para a sociedade. É claro de forma muito rudimentar, o homem já tinha a preocupação de mensurar os seus bens, um exemplo prático era quando um pastor contabilizava as suas ovelhas. Ele desenhava o animal numa rocha e cada ovelha que passava para dentro do curral ele contabilizava com um risco ou traço, dessa forma a quantidade de riscos ou traços que tinha na rocha, era a quantidade de ovelhas que ele tinha no curral (Estoque). Com essa ferramenta que o homem desenvolveu possibilitava também a contabilização os nascimentos das ovelhas (superveniência ativa), pois toda vez que nascia uma ovelha ele notava que a quantidade de riscos aumentava. E assim foi o ponta pé inicial que o homem deu para o surgimento da contabilidade.

A chegada do comércio com a atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos, requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.

Assim com o passar do tempo o homem percebeu que já ficava difícil controlar o seu patrimônio com o uso de sua memória, pois a cada dia começava a possuir maiores quantidades de valores e preocupava lhe saber quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, daí veio à necessidade do registro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (399.2 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com