TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática financeira

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.924 Palavras (16 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Alex Sandro Ap.D. Lacerda                RA: 7377567412

Gilberto da Silva Ribeiro                        RA: 6580325491

Maria do Socorro da S. Nascimento        RA: 6787406002

Késia Fernanda de Oliveira                RA: 7377588197

Sandoval André de Ávila                        RA: 6377211791

SUMARÉ – SP

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA FINANCEIRA

ATPS elaborada para fins de avaliação parcial do módulo de Economia, do curso de Administração da Anhanguera Educacional, sob a orientação do Profº Esp. Leonardo T. Otsuka.

SUMARÉ – SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA – CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA.        

CALCULADORA FINANCEIRA “HP 12C”.        

ETAPA 2        

PAGAMENTOS UNIFORMES – POSTECIPADOS E ANTECIPADOS.        

ETAPA 3        

CONCEITOS DE TAXAS A JUROS COMPOSTOS.        

ETAPA 4        

CONCEITOS DE AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

Iremos expor no decorrer deste trabalho, uma das ferramentas mais poderosas ligada a matemática, a Matemática Financeira.

Utilizada para avaliar como o dinheiro deve ou deverá ser empregado, visionando aumentar o resultado, pois nenhum planejamento é realizado como sucesso, sem que sejam calculados todos os aspectos financeiros do processo.

Muito utilizada no meio empresarial e comercial, ela é fundamental na contabilidade, presente no cálculo dos impostos e balanços das empresas, nos cálculos trabalhistas, entre outros.

Através de desafios apresentados no decorrer desse trabalho, veremos o quanto a Matemática Financeira está presente também em nosso dia a dia, como na compra de imóvel ou carro através de um financiamento, sendo à vista ou parcelado, ou compra no cartão de crédito ou também em um empréstimo pessoal.

Veremos também todo o aspecto financeiro relacionado à taxas de juros, amortizações e descontos, como e quando eles ocorrem e como devemos calculá-los.

ETAPA 1

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA –CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA.

A Matemática Financeira está presente em diversas tomadas de decisões em nosso dia-a-dia relacionadas a área financeira, com o mercado de hoje formado nos moldes da “venda rápida”, através de promoções ou propaganda, acabamos comprando por impulso, e muitas vezes nem nos damos conta se realmente valeu a pena tal negociação.

O objetivo da Matemática Financeira é de nos auxiliar nessas decisões, deixando tudo bem claro e nos ajudando a economizar.

Para introdução à essa ferramenta, iniciaremos mostrando seus conceitos fundamentais e básicos: Regime de Capitalização Simples e Composta.

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO SIMPLES.

Também conhecido como Juros Simples, o Regime de Capitalização Simples ocorrerá quando o percentual de Juros incidir somente sobre o valor principal, significa que: sobre os juros obtidos a cada período não incidirão novos juros.

Para um certo valor aplicado ou emprestado podemos utilizar a fórmula abaixo para calcularmos o valor total ao final da operação, quando acontecer seu resgate ou quitação.

J = P . i . n

J = Juros

P = Principal (capital)

i = Taxa de juros

n = Número de períodos

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA.

Sendo o mais comum e também utilizado no sistema financeiro tanto no Brasil como em outros países, o Regime de Capitalização Composta ou Juros Compostos, é o mais útil para os diversos cálculos de problemas em nosso dia-a-dia.Criado para aumentar a riqueza do favorecido, os juros gerados a cada período são unificados ao valor principal para o cálculo de juros do período seguinte, podemos chamar de Capitalização o momento no qual os Juros são adicionados ao Valor Principal.

VF = VP . (1 + i)n

VF = Valor Futuro

VP = Valor Presente

n = Número de períodos

Observação: a taxa “ i ” deverá ser expressa na mesma medida de tempo de “n” (Ex.: meses, anos, dias...), ou seja, taxa de juros “ao mês” para período n “meses”, assim sucessivamente.

É muito importante ressaltarmos que a diferença entre os regimes simples e compostos decorre da forma em que é dado aos juros intermediários. No regime de capitalização simples, os juros intermediários são somente créditos devidos ao favorecido e também não interfere na base de cálculo dos juros futuros. Já no regime de capitalização composta os juros intermediários são incorporados ao principal, sendo utilizado para o cálculo dos juros futuros, realizando mudanças na base de cálculo.[pic 3][pic 4]

HP 38E/C                                HP 12C

CALCULADORA FINANCEIRA “HP 12C”.

Desenvolvida, fabricada e lançada no ano de 1981 pela empresa Hewlett-Packard, especificamente para o Mercado Financeiro, a HP 12C veio na época para substituir as extintas HP 38E e 38C, oferecendo uma nova alternativa com menor custo.                                                         

É uma calculadora financeira programável muito utilizada em cálculos envolvendo Juros Compostos, amortização, taxas de retorno, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (845.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com