TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais ceramicos

Por:   •  3/4/2016  •  Bibliografia  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Anhanguera Educacional de Pelotas

Curso de Engenharia Mecânica

Tópicos complementares Eng Mecânica

Professor: Thiago Abdala

Nome:     Leticia Blank Griep        - RA 5899076855

                                           Carla Tatiane De Avila - RA

                                           Katia Marques Dias -      RA

                               

Pelotas, abril de 2016

  1. O que são mecanismos de endurecimento?

Os mecanismos de endurecimento visam à restrição ao movimento de discordâncias possibilitando o aumento da resistência mecânica de um material metálico.

  1. Quais são os mecanismos de endurecimento apresentados na disciplina? Conceitue cada um.

- Solução sólida: o endurecimento por solução sólida consiste na adição de elementos de liga, visando à formação de soluções substitucionais ou intersticiais (dependendo da relação de tamanhos atômicos entre o solvente e o soluto).

- Precipitação/ Dispersão de partículas: os contornos entre diferentes fases em uma liga são defeitos planares e interferem na movimentação de discordâncias provocando, consequentemente, aumento de resistência e dureza.

- Refino de Grão (redução do tamanho): em um metal policristalino, o tamanho dos grãos (diâmetro médio dos grãos) exerce influencia sobre as propriedades mecânicas. Grãos adjacentes possuem diferentes orientações cristalinas e um contorno de grão em comum. Os contornos de grão atuam como barreiras para a movimentação de discordâncias.

- Encruamento: o endurecimento por encruamento é um processo de endurecimento, no qual um metal dúctil torna-se mais resistente e duro na medida em que é deformado plasticamente. Muitas vezes este tipo de endurecimento é chamado endurecimento a frio ou endurecimento por trabalho mecânico.

  1. Caracterize os principais constituintes estruturais dos metais: austenita, ferrita, cementita, perlita, bainita e martensita.

- Austenita: é uma solução sólida de carbono em ferro gama (CFC), corpo de face centrada.

- Ferrita: é uma solução solida de carbono em ferro alfa (CCC), cubico de corpo centrado.

- Cementita: é o constituinte que aparece em fundições e aços. É o carboneto de ferro, de formula Fe3C.

- Perlita: formada por uma mistura eutetóide de duas fases, ferrita e cementita. Sua estrutura esta constituída por lâminas alternadas de ferrita e cementita, sendo a espessura das lâminas de ferrita superior aos da cementita, estas ultimas ficam em relevo depois do ataque com ácido nítrico.

- Bainita: é o constituinte que se obtém na transformação isotérmica da austenita quando a temperatura do banho de resfriamento é de 250 a 500º C tem um aspecto similar a martensita e esta constituída por agulhas alargadas de ferrita que contem placas finas de carboneto.

- Martensita: é uma solução sólida e supersaturada de carbono em ferro alfa. É o constituinte estrutural da tempera dos aços e sua microestrutura apresenta-se na forma de agulhas cruzadas. É uma estrutura monofásica (TCC), tetragonal de corpo centrado.

  1. Conceitue o diagrama TTT

Os diagramas TTT (tempo, temperatura, transformação), demonstram as transformações que ocorrem à temperatura (isotérmica) em um determinado tempo, ou seja, o processo de mudança de fase do material.

  1. Conceitue TRC

TRC (transformação com resfriamento continuo), o fato de tratamentos isotérmicos não serem os mais práticos e a maioria dos tratamentos térmicos de aços envolve o resfriamento contínuo, ocorre um deslocamento para baixo e para a direita das transformações da curva TTT. Esse fenômeno nos apresenta as curvas de resfriamento contínuo ou TRCs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (394.7 Kb)   docx (456 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com