TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de Apoio - PE

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 15

ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES

Cada aluno deverá selecionar uma empresa ou um negócio real para o qual será desenvolvido o planejamento estratégico. Você é o principal executivo da empresa selecionada, com real interesse em obter vantagem competitiva, ampliando suas perspectivas de mercado, obtendo maior agilidade e qualidade no atendimento ao consumidor e reduzindo seus custos operacionais. À luz do ambiente competitivo, da força da Globalização e conseqüente abertura de mercados, do potencial de uso da Tecnologia da Informação, das mudanças bruscas do mercado e turbulências permanentes nos negócios, o aluno deve desenvolver uma análise estratégica, visando obter real vantagem competitiva, bem como o planejamento, implementação e controle das estratégias da organização em estudo. O trabalho será desenvolvido individualmente e conduzido em sala em 5 etapas, divididas em 5 aulas, sob minha orientação e com a discussão do grupo de alunos.

Apresentação oral do trabalho final será feito para gestores das empresas estudadas em conjunto com professores convidados.

O trabalho deve ser redigido na forma de uma artigo científico ou de uma monografia.

Em ambos os casos esse material poderá ser aproveitado na sua monografia final do curso.

EMPRESA: Padaria City Bread – Conhecida aqui por Bella Padaria

EQUIPE:

Nome: William Moura de Oliveira                                                RA 257852012

ESTRUTURA DE DESENVOLVIMENTO:

ETAPA I - COMO CONDUZIMOS NOSSO NEGÓCIO?

EXERCÍCIO 1: Definição do Negócio

EXERCÍCIO 2: Elaboração da Missão

EXERCÍCIO 3: Elaboração da Visão de Futuro da Empresa

ETAPA II - ONDE ESTAMOS?

EXERCÍCIO 4: Estrutura de Indústria e Competitividade

EXERCÍCIO 5: Fatores Críticos de Sucesso

EXERCÍCIO 6: Análise das Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas (Swot)

ETAPA III - ONDE QUEREMOS CHEGAR?

EXERCÍCIO 7: Definição e Desdobramentos dos Objetivos Estratégicos (Objetivos e Metas)

ETAPA IV - COMO PODEREMOS CHEGAR LÁ?

EXERCÍCIO 8: Definição das Estratégias

EXERCÍCIO 9: Plano de Ação

ETAPA V - COMO SABEMOS QUE CHEGAMOS?

EXERCÍCIO 10 - Controle (Indicadores de Desempenho)

ETAPA I - COMO CONDUZIMOS NOSSO NEGÓCIO?

EXERCÍCIO 1: DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

  • Panificadora Bella Gourmet

A história da Panificadora Bella teve seu início em 1972 no bairro do JD. Santa Paula, quando os fundadores Giuseppe e Antonello arrendaram seu primeiro empreendimento, na época conhecida como Padaria Santa Paula.

Cinco anos mais tarde, em 1977, os negócios já prosperavam e por isso foi adquirido o prédio sendo comprado à vista.

Em 1978 o país passava por um período conturbado, que exigiu muita criatividade, visão e determinação. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, no dia 08 de maio do ano seguinte, em 1979, a família adquiriu um imóvel no bairro do Macedo onde centralizou suas atividades. Nascia assim a Panificadora Americana.

Daí para frente, a história encarregou-se de criar uma tradição que perdura até hoje, construída com muito empenho e a dedicação.

No início da década de 90, a Panificadora Americana passou pela primeira grande expansão na sua área física. Nessa época, já era a mais tradicional do município e passou a contar com área total de 250m². 

Em meados dos anos 90 a Panificadora Bella acompanhando o avanço do ramo de panificação, passou por uma nova mudança. Desta vez a reestruturação se deu no novo layout, na linha de produção e na parte de vendas, mudanças que transformaram o conceito de vender pão, aliando qualidade, tradição e um excelente atendimento ao público.

As mudanças deram resultados tão bons, que a idéia de expansão foi uma conseqüência natural. Em 03 de Março de 2008, entrava em atividade a primeira filial da Panificadora Americana, aberta com outro nome Panificadora Bella, localizada na Av. Paulo Faccini, galpão este que ficou à venda após um incidente que ocorreu no local.

Em meados de 2009 a Panificadora Bella inicia um novo processo de evolução que envolveu mudanças maquinário da produção, visando mais agilidade na produção e um substancial aumento na qualidade de seus produtos.

No ano de 2009, a Panificadora Bella conquistou o certificado de qualificação OURO do PROPAN (Programa de Apoio à Panificação) e o Atestado do PAS (Programa Alimentos Seguros) pelo SENAI, que confirma a implementação dos requisitos das Boas Práticas de Fabricação em sua unidade. Tal implantação foi realizada sob a Coordenação do próprio SENAI obedecendo à metodologia do PAS, que contempla as disposições legais vigentes.

O resultado de seu negócio deu tão certo que em abril de 2012 Giuseppe e Antonello passam a Panificadora Americana para um genro da família e abrem a Panificadora Bella II localizada na conhecida Praça Oito de Dezembro no Taboão.

A Panificadora Bella atende hoje, somadas as suas duas unidades, mais de 1.200 clientes por dia, e conta com mais de cinqüenta funcionários. São quatro décadas de tradição que consolidaram uma empresa forte, e que se destaca cada vez mais por sua variedade, atendimento impecável e qualidade em todos os seus deliciosos produtos.

Responda:

  1. Quem são os nossos clientes atuais?

Moradores da região de Guarulhos, não só os que ficam ao lado, mas de outras regiões, cidades e países.

  1. Quem são os nossos clientes potenciais (aqueles clientes que você quer atender no futuro)?

Hoje me foco muito na gastronomia para a família, temos muitos supermercados ao lado e com produtos bons, mesmo não sendo o mesmo segmento que o nosso quero que a família vá ao supermercado mas compre conosco seus produtos de padaria.

  1. Onde estão localizados os nossos clientes (bairro, cidade, estado, região, país)?
  1. Clientes atuais:

- Moradores ao redor da padaria.

- Moradores de diversos Bairros vizinhos.

- De cidades vizinhas.

- De outros estados e países locados em hotéis ao redor.

- Empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com