TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de Atividade Individual: Sustentabilidade

Por:   •  13/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  1.262 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Módulo:  03

Aluno:

Turma: 09

Tarefa: Atividade Avaliativa

Introdução

Cada vez mais, fala-se sobre a preocupação com o Desenvolvimento Sustentável e, no Setor Bancário não é diferente. Faz-se imprescindível que os profissionais da área compreendam a importância do tema no seu dia-a-dia, uma vez que as questões socioambientais vão além do desejo das empresas de fazer o bem, elas impactam em sua estratégia e resultados. Assim, os bancos devem estar atentos aos riscos e oportunidades que podem impactar suas operações e suas relações com clientes e outros públicos de interesse.

A gestão dos recursos naturais e dos insumos usados nas atividades diárias é preocupação constante no Banco do Brasil, que adota o referencial da sustentabilidade como premissa da sua atuação, ou seja, a sustentabilidade permeia toda a estrutura organizacional e está expressa em seus valores, missão, políticas, estratégias corporativas e nos diversos compromissos voluntários assumidos.

No entanto, diversas problemáticas ainda são constantes. Exemplo disso são os questionamentos de como fazer uso eficiente de determinados recursos e aprimoramento dos serviços e produtos que coloca junto aos seus clientes, principalmente no caso de empréstimos e financiamentos.

Desenvolvimento

1. Problema interno I – Desperdício do papel utilizado nas atividades diárias.

  1. Ação corretiva 1 – Implementar, por meio dos sistemas corporativos, o acompanhamento e monitoramento da utilização de tais recursos. Pode-se incentivar a utilização de ambos os lados das folhas, a real necessidade de impressão, enviar por e-mail cartões em datas comemorativas.

Resultados - Eficácia privada – Redução de custos, aumento de produtividade e agilidade nos processos internos, valorização da marca BB.

Resultados - Eficácia pública – Preservação do meio ambiente, uma vez que o elevado volume de produção de papel tem levado o desmatamento ao limite, resultando em perdas para o planeta.

Avaliação dos resultados:

  • Indicador ambiental – Capacidade do ecossistema em manter-se sustentável. A redução de papel diminui o desmatamento de árvores e contribui para a conquista de um meio ambiente mais saudável.

  • Indicador social – Além dos benefícios que a Sociedade passa a ter com a saúde do planeta, as novas tecnologias trazem maneiras mais eficaze de lidar com problemáticas diárias, a criação de aplicativos, por exemplo, possibilita que sejam feitas diversas operações sem a necessidade de desperdício de papel.
  • Indicador econômico – Redução de gastos e eficiência nos processos.
  1. Ação corretiva 2 – Estabelecer metas do uso racional desses recursos.

Resultados - Eficácia privada – Expressão formal de valores e boas práticas da organização.

Resultados - Eficácia pública – Processos menos burocráticos, menor espera em filas.

Avaliação dos resultados:

  • Indicador ambiental – Maiores critérios ao implantar novos projetos, reduzindo os impactos ambientais.

  • Indicador social – Utilização de recursos com maior capacidade de retorno financeiro.
  • Indicador econômico – Diminuição de re-trabalho, aumento de confiabilidade nos negócios.

2. Problema interno II – Preocupação com os impactos de produtos e serviços, principalmente no caso de empréstimos e financiamento.

a. Ação corretiva 1 – Desenvolver produtos e serviços inovadores com a premissa de inovação e geração de valor socioambiental

Resultados - Eficácia privada - Avaliar a necessidade de sistemas, rotinas e procedimentos que possibilitem identificar, controlar e mitigar o risco socioambiental presente nas atividades e nas operações financeiras da instituição, bem como monitorar o processo de gestão.

Resultados - Eficácia pública – Investimentos em habitação, empreendedorismo, educação, agricultura familiar, acessibilidade.

Avaliação dos resultados:

  •  Indicador ambiental – Análise dos riscos socioambientais onde os recursos serão aplicados.

  • Indicador social – Tais soluções servirão para orientação dos clientes a fim de apoiar a realização de negócios rentáveis com geração de valor social e ambiental.
  • Indicador econômico – Com a expansão de atividades e operações sustentáveis, o Banco passa a realizar operações mais competitivas e vantajosas.

b. Ação corretiva 2 – Identificar, controlar e mitigar o risco socioambiental presentes nas atividades e nas operações financeiras através de sistemas que consigam acompanhar tais variáveis.

Resultados - Eficácia privada – Maior confiabilidade por parte dos clientes das operações realizadas.

Resultados - Eficácia pública - Acesso a operações com menores riscos.

Avaliação dos resultados:

  • Indicador ambiental – Diminuição de desperdícios de recursos naturais.

  • Indicador social – Impacto na qualidade de vida através de operações social e ambientalmente responsáveis.
  • Indicador econômico – Possibilidade de alavancar vendas de produtos com atributo socioambiental.

Considerações finais

Conforme Macedo e Avessa (2004), as empresas e as comunidades devem zelar pelo consumo consciente, ou seja, o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas e tragam uma melhor qualidade de vida à população, ao mesmo tempo que minimizem a utilização de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes, de forma a não prejudicar as futuras gerações. Somente assim, as empresas se tornam verdadeiras empresas-cidadãs, gerando consumidores responsáveis e buscando continuamente a solução ou, ao menos, a diminuição das carências sociais existentes.

Os riscos e diferenciais competitivos de observar adequadamente as questões socioambientais são a base da Responsabilidade Socioambiental das empresas, mas ainda faz-se necessária a adoção de novas tecnologias, novos processos e iniciativas capazes de reduzir ou mitigar os impactos e riscos, realidade vivenciada diariamente no Banco do Brasil, que busca promover a expansão das atividades e operações sustentáveis.

Referências bibliográficas

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial – Conceitos, Modelos e Instrumentos, São Paulo: Saraiva, 2008

MACEDO, L. C. de. AVERSA, M. B. A Contribuição das Relações Públicas para a Criação da Empresa-Cidadã http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0134.htm. Acesso em 14/10/2018.

www.ethos.org.br. Indicadores Ethos de responsabilidade Social Empresarial, versão 2003. Acesso em

14/10/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (966.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com