TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Estratégia Corporativa e de Negócios - Matriz Individual

Por:   •  27/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  14.404 Palavras (58 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 58

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

LUCAS AURÉLIO VIEIRA DA SILVA

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

São Luís

2018

1

LUCAS AURÉLIO VIEIRA DA SILVA

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Monografia apresentada ao curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Esp. Manoel Rubim da Silva

São Luís

2018

2

LUCAS AURÉLIO VIEIRA DA SILVA

EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA SOB A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Monografia apresentada ao curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovada em: / / .

BANCA EXAMINADORA

________________________________________________

Prof. Esp. Manoel Rubim da Silva (Orientador)

Universidade Federal do Maranhão

_______________________________________________

Examinador

_______________________________________________

Examinador

3

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus primeiramente por Ele ter me dado o dom da vida e por tudo que Ele tem feito na minha vida até aqui.

Agradeço aos meus pais, Claudio e Adenilia, por sempre estarem ao meu lado, me mostrado o caminho do Senhor e por sempre terem me incentivado nos estudos.

Sou grato a todos os meus amigos, que me apoiaram e incentivaram durante toda a jornada estudantil.

Agradeço também a todos os professores por quem passei durante esses quase 5 anos na UFMA, e em especial ao meu professor e orientador Manoel Rubim, por ser um ótimo orientador e sempre solícito às minhas dúvidas.

4

“O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”.

(Lucas 17, 20-21)

5

RESUMO

Uma das formas de fortalecimento da cidadania seria a difusão das ideias a favor do entendimento dos papéis desempenhados pelos entes federativos, em prol da sociedade, com a participação ativa desta. A educação fiscal surge nesse contexto, com o objetivo de construir uma consciência voltada ao exercício da cidadania, a fim de propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado. Nesse sentido, a presente pesquisa pretende analisar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão sobre a educação fiscal para a cidadania, já que estes, enquanto futuros profissionais de contabilidade, têm um compromisso com a sociedade através de sua atuação profissional e como cidadão. Para tanto, o instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário contendo 15 questões, o qual foi aplicado com os alunos do sétimo e oitavo período do curso. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que os alunos consideram o conhecimento dos fundamentos da educação fiscal importantes no sentido de formar um cidadão consciente de sua responsabilidade como contribuinte, permitindo-o tornar-se mais eficiente no seu papel de fiscalizador das ações desempenhadas pelos setores públicos e, também, que o curso de contábeis da UFMA ajuda o aluno a entender o seu papel de cidadão e agente social na sociedade enquanto futuro profissional de contabilidade.

Palavras-chave: Cidadania; Educação Fiscal; Profissional de contabilidade; Curso de Ciência Contábeis da UFMA.

6

ABSTRACT

One of the ways of strengthening citizenship would be the diffusion of ideas in favor of understanding the roles played by federative entities, for the benefit of society, with its active participation. Fiscal education arises in this context, with the objective of building a conscience focused on the exercise of citizenship, in order to foster citizen participation in the functioning and improvement of the social and fiscal control instruments of the State. In this sense, the present research intends to analyze the perception of the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Maranhao on the fiscal education for the citizenship, since these, as future professionals of accounting, have a commitment with the society through its action professional and as a citizen. To do so, the instrument used for data collection was a questionnaire containing 15 questions, which was applied with the students of the seventh and eighth period of the course. As a result of the research, it was evidenced that students consider knowledge of the fundamentals of fiscal education as important in order to educate a citizen aware of his responsibility as a taxpayer, allowing him to become more efficient in his role of inspector of the actions performed by public sectors and also that the UFMA accounting course helps the student to understand their role as a citizen and social agent in society as a future accounting professional.

Keywords: Citizenship; Fiscal Education; Accounting Professional; UFMA’s Scho ol of Accounting.

7

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: Período ...................................................................................................38

Gráfico 2: Avaliação da formação obtida no curso no que tange a atuação

crítica do futuro profissional de contabilidade .........................................................39

Gráfico 3: Papel do cidadão e função social do futuro contador proporcionada

pelo curso ................................................................................................................40

...

Baixar como (para membros premium)  txt (102.9 Kb)   pdf (432.1 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com