TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias da Casa dos Mortos

Por:   •  25/8/2017  •  Dissertação  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

DOSTOIÉVSKI ,Fiódor M 1821-1881, Memórias da Casa dos Mortos. Romance russo, baseado em fatos reais vividos pelo autor. Tradução de Natália Nunes e Oscar Mendes – Porto Alegre – RS: L&PM POCKET, 2015.

Narrada através de um romance fictício, a obra retrata as experiências vividas pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski quando esteve preso em Omsk na Sibéria. Em 1849, o autor foi condenado à morte por participar de um grupo contra o Czar Nicolau I. No dia do seu fuzilamento, Czar decidiu modificar a pena em quatro anos na prisão e trabalhos forçados na Sibéria, onde esteve preso de 1850 à 1854.

Neste livro, o autor conta a história do personagem principal do romance, Alieksandr Pietróvitch Gorjantchikov, nobre russo, assassino confesso da esposa, condenado a dez anos de prisão na Sibéria. Narrado na primeira pessoa apresenta a relação entre os presos, às tentativas de fuga e histórias de como seus companheiros foram parar na prisão. Alieksandr é discriminado pelos que vieram do povo por ter vindo de uma classe aristocrata, por vezes, debocham da sua inabilidade nos trabalhos pesados e por suas maneiras mais finas. Porém, nos primeiros capítulos da obra, ele revela que a impossibilidade de ficar sozinho durante estes 10 anos foi o que mais o incomodou.

No decorrer da narrativa, diferentes personagens vão surgindo e começam a tomar forma em nossa mente. Além disso, ele relata as amizades por interesse, o contrabando de bebidas e doces para conseguir dinheiro, entre outras situações que os presidiários passavam.

Nas vésperas de sua saída, ele dá uma volta em todo o redor do presídio, e se despede dos presos, onde cada um teve sua reação diante da situação. Tempo depois de sair da prisão acabou morrendo sozinho.

O livro Memórias da Casa dos Mortos nos mostra outra perspectiva dos detentos. Desde a imagem de homens enjaulados prontos para explodir, há uma festa de Natal, onde presos retomam certos sentimentos que pareciam não existir. O autor explora o mistério da alma humana, avaliando mais a fundo essas pessoas e enxergamos como o ser humano se comporta em diferentes situações.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com