TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Casa dos Mortos

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

 

CURSO DE DIREITO

Disciplina:

Psicologia Jurídica

Período

Turno

Professor:

Leísa Ferreira Amaral Gomes

N

Aluno:

Sandro dos Reis Alves Junior

NOTA

Data:

14/03/2017

Nº de cópias

Avaliação:

Atividade Avaliativa

VALOR

5,0

FICHAMENTO

Referência:

DINIZ, Debora. A Casa dos Mortos, Produção de Debora Diniz, Fabiana Paranhos, Flávia Squinca e Sandra Costa, Minas Gerais, Imagens Livres, 2009. Disponível em:  Acesso em: 14 de março de 2017

Diniz, Debora. A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil, UnB. 2011.

Texto:

 A obra “A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil” e o curta metragem “A Casa dos Mortos” da antropóloga Debora Diniz, tratam-se de uma denúncia as mazelas sofridas pelos pacientes internados em manicômios no Brasil.

        A estrutura da obra “A Casa dos Mortos” é dividida em três cenas, retratando as consequências da internação na casa de custódia e tratamento, as citadas são, suicídio, constantes internações, e a tentativa de sobrevivência em condições precárias. O livro “A Custódia e o Tratamento Psiquiátrico no Brasil” corrobora com os fatos descritos no documentário “A Casa dos Mortos”.

        Dados como quantos internos existem no Brasil, e quantos realmente deveriam estar internados por lei, dão sentido ao que se pode chamar de injustiça, internos que já deveriam estar com sua liberdade ainda estão em casas de custódia coercitivamente. Alguns internos excederam o tempo limite imposto pela legislação brasileira e mesmo assim estão “presos”, caso tivessem uma sanção comum, estabelecida pelo Código Penal, já estariam livres, gozando do direito à liberdade garantida no artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

Acredito que o direito a estar no mundo é um direito humano, e o mais diretamente violado pelo regime de asilamento compulsório e pelo tempo indeterminado imposto pela medida de segurança no Brasil. (Diniz, 2011, p. 14).

Pode-se concluir que com os dados que foram apresentados no livro, nós, a população brasileira, temos que buscar uma melhoria para quem sofre com as represálias do sistema penal de manicômios judiciários, tendo em vista que todos estão suscetíveis a algum laudo psiquiátrico que peça uma internação compulsória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com