TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menos transpiração e mais inspiração, Carla Rodrigues. Revista de pesquisa fabesp, 2011

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                 Resenha Bibliográfica

Menos transpiração e mais inspiração, Carla Rodrigues. Revista de pesquisa fabesp, 2011

Por: Daniel Almeida (FACIP/UFU)

        A economia criativa e a nova estratégia de desenvolvimento a partir da criatividade ela gera riqueza e uma qualidade de vida melhor a partir de recursos que são intangíveis como, cultura, conhecimento, e por seres intangíveis eles se multiplica com outros, e a única oportunidade que agente tem de gerar mudança com sustentabilidade além do mais tem resultados não só financeiros mais em outras dimensões como resultados social, cultural e ambiental.

      Podemos dizer que a economia criativa vem transformando as pequenas e grandes cidades estas industrias de conhecimento criativo vem agregando valor nos produtos e serviços comercializados nas cidades e trazendo grandes benefícios para sociedade de forma geral e padronizada.A forte demanda por produto e serviços  inovadores que esteja em constante atualização e a maior fonte de receita da industria criativa.

    ``Segundo uma pesquisa feita em 2008 pela Firjan, a nova economia  movimenta cerca de 380 bilhões anuais no Brasil cerca de 16,4% do PIB.´´  Com a alta demanda de produtos e serviços inovadores a economia criativa vem crescendo de forma exploratória onde nunca alguém tentou algo ,e um setor que tem a capacidade de ter resultados positivos financeiramente em outros casos poderá trazer aspectos negativos como  poluição e desemprego.

      Em Minas Gerais, a indústria criativa também se mostra promissora. O estado é o terceiro maior produtor de negócios criativos do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Segundo a firjan o território mineiro concentra 22 mil empresas que geram 76 mil postos de trabalho. Em 2011, a economia criativa estadual movimentou R$ 8,2 bilhões, o equivalente a 2,2% do PIB.

      Em relação a cidade de Ituiutaba a falta de investimento , Inovação , cultura , conexão entre rede publica e privada faz com que a cidade fica abaixo da media esperada em relação aos emprego formal e a remuneração da força do trabalho. Portanto os principais segmentos da indústria criativa esta na área de consumo e de tecnologia entre ambos.

     Alguns pesquisadores da economia criativa fizeram uma distinção importante entre a economia e a iconomia (capitalismo 3.0).  ``O que gera valor, hoje, não é, como nos modelos econômicos  tradicionais a utilidade da coisa ou a energia gasta em sua construção que combina a coisa ,o ser e o símbolo. O conhecimento e sempre algo simbólico e intangível.  O capitalismo 3.0 não só material, mas criativo. ´´ Como este exemplo, a indústria criativa de moda ela e diferente de têxtil, mas ela agrega valor no setor, você sai de uma indústria criativa e agrega valor  no setor tradicional que e o têxtil .

     O mais interessante e como isso afeta nos modelos de negocio onde antigamente os modelos eram mais tradicional conservadores esta estrutura tinha uma sequencia de hierarquia e tudo era matricial, agora começa ter modelos mais difundidos de ideias que se soma e gera um novo conceito nas pessoas.

     A economia criativa e um elemento fundamental na economia das cidades e um setor que esta apenas começando e tem diversas oportunidades, o modelo tradicional onde produzimos através de maquinas e equipamentos, e agora a indústria criativa onde agente depende pegar informação com os outros e gerar conhecimento. Por isso que a economia criativa e a chave da solução dos nossos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com