TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade

Por:   •  18/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

ALUNA: CAROLINE BATISTA

BATISTA DA SILVA, A. P.; OTT, E. UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE A PESQUISA CIENTÍFICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL CONTÁBIL. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 6, n. 2, 28 jun. 2012.

Este estudo teve como principal objetivo, avaliar o envolvimento da pesquisa científica com a prática da profissão contábil, sendo abordado por um método de pesquisa, que traz uma coleta de dados por meio de questionários que foram aplicados durante o estudo, que foi respondido por uma grande quantidade de profissionais da área Contábil. Foram encontrados e destacados no estudo, alguns tópicos para análise dos resultados:

 1) Comunicação entre contadores e pesquisadores;

2) Interesse e aplicação: contabilidade tributária;

 3) Identificação de características;

 4) Profissional graduado;

 5) Grau de compreensão;

 6) Tempo de formação; e,

 7) Legislação.

Com o desenvolver do estudo e de analisar os dados resultantes, foi notório que uma grande parte dos participantes da pesquisa já concluíram uma pós- -graduação, outra observação na pesquisa é que os profissionais hoje que trabalham nas empresas tem um número bem maior dos que trabalham em escritórios de contabilidade, também destacado no estudo são os temas mais abordador e mais buscados pelos profissionais que foram a: contabilidade tributária e contabilidade gerencial; a legislação; e a contabilidade e mercado de capitais. Também no estudo foi notado algo bem específico da área em que não existe muita comunicação da parte dos profissionais e pesquisadores, que traz um déficit na área da contabilidade, também há pouca participação desses profissionais em pesquisas científicas da área. Toda essa análise destacou que quase não há um verdadeiro conhecimento científico para que possam desenvolver resultados e pôr em prática o desenvolver dessas pesquisas cientificas da área. Porém, visto que é possível existir uma determinada aproximação entre esses profissionais para uma melhoria e desenvolvimento da ária contábil.

Os temas abordados no estudo e destacados na análise, sendo eles de grande importância entre os profissionais de toda área contábil, é também os mesmos temas que mais foram procurados  dentre os diversos eventos que são efetuados por toda comissão da área, sendo assim como os diversos estudos apresentados sobre esses tema, como foi apresentado no referencial teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (145 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com