TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Cientifica

Por:   •  18/9/2016  •  Resenha  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

• A organização da vida universitária

Severino (2002) relata que ao ingressar no ensino superior o aluno tem que se moldar para essa nova fase de sua vida, pois se depara com um novo modelo de cobrança na instituição de ensino e com situações adversas no seu dia-a-dia. Relata que o resultado do processo depende fundamentalmente da atitude do estudante, exigindo-se dele uma postura autônoma na efetivação da aprendizagem e maior independência em relação à utilização da estrutura do ensino e recursos institucionais oferecidos. Para o autor, os instrumentos de pesquisa e trabalhos são de grande importância para o aprimoramento do conhecimento do aluno. Ressalta a necessidade de formar uma biblioteca pessoal especializada no foco do estudo do estudante. Pois, essa biblioteca será sua referência durante sua vida acadêmica e, principalmente, na sua vida profissional. Aproveitar ao máximo as aulas é algo de extrema importância, segundo o autor. Extrair ao máximo todas as informações passadas em sala, fazer suas anotações e tirar suas dúvidas em sua biblioteca pessoal. É ressaltado que não é preciso dividir minuciosamente o horário de estudo, mas sim aproveitar ao máximo todo seu tempo.

• Leitura e documentação

O autor aborda a importância da leitura e, principalmente, a compreensão da mesma. Muitas das vezes a escrita é codificada pelo escritor e o leitor tem que decodificá-la para poder compreender, além de aplicar uma metodologia de leitura. É necessário “seguir o fio da meada”, ou seja, acompanhar a linha de raciocínio proposta pelo autor de determinado documento para se chegar a uma conclusão adequada para cada tipo de texto. A tecnologia trouxe consigo o fácil acesso a informação e a possibilidade de arquivar seus documentos, frutos do estudo, sendo assim uma grande aliada do meio acadêmico.

• A estrutura lógica do texto

Neste tópico, o autor ressalta que o aluno deve saber fundamentar seus textos com argumentos plausíveis, buscando basear-se em fatos e ideias que possam comprovar o que será demonstrado no texto. No entanto, um bom texto deve ser escrito de maneira que o autor consiga transmitir sua mensagem para o leitor, mesmo que o leve a refletir sobre determinado tema, aplicando o recurso da Epistemologia. Segundo Japiassu, (1976), “por Epistemologia, no sentido bem amplo do termo, podemos considerar o estudo metódico e reflexivo do saber, de sua organização, de sua formação, de seu desenvolvimento, de seu funcionamento e de seus produtos intelectuais.”. Levar o leitor a raciocinar, podendo levá-lo a relacionar a leitura com conhecimentos já adquiridos anteriormente, ou até mesmo pensar em alternativas para solucionar as questões abordadas no texto.

• Diretrizes para a realização de um seminário

Para o autor, o principal objetivo de um seminário é provocar em seus participantes uma reflexão profunda a cerca de determinado problema, através de textos e em equipe. O seminário é considerado pelo mesmo como um método de estudo e atividade didática específica de cursos universitários. É fundamental traçar uma metodologia para a realização de um seminário. Primeiramente, norteando o objetivo principal, que é a participação e o entendimento de todos, além de visar à interpretação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com