TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia IGP- M 2010

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

                                Metodologia IGP- M 2010

 O IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado  teve como seu primeiro princípio ser um indicador para corrigir diversos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós-fixada acima de um ano, logo após passou a ser um índice que é utilizado para correção de contratos de aluguel e como controlador econômico de algumas tarifas como a taxa de energia elétrica.
        Sua base de metodologia estrutural é a mesma do IGPD-I, o que resulta a média ponderada de três índices: o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), o Índice de Preços por Atacado (IPA-M) e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-M). O que difere o IGP-M/FGV e o IGP-DI/FGV é que as variações de preços consideradas pelo IGP-M/FGV referem ao período 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência e o IGP-DI/FGV refere-se a período do dia 1º ao dia 30 em referência. A cada 10 dias a FGV divulga as variações prévias que irão compor o índice referente ao período completo analisado.
        No mês de outubro do ano de 2010 a taxa IGPM  variou em 1,10% , ou seja, os aluguéis que completaram um ano de vencimento naquele mês de outubro tiveram um reajuste de 1,10% que já foi praticado no mês seguinte.
Sendo assim no ano de 2010 a inflação medida pelo indicador acumula alta de 11,32%, que até hoje é o maior avanço anual na inflação medida pelo indicador desde 2004.

Bibliografia:

www.sitedaeconomia.com.br

www.wikipedia.com.br

www.economia.ig.com.br

www.economiauol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com