TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Organizacional na Gestão de Pessoas

Por:   •  21/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 PORTFÓLIO

Metodologia Organizacional na Gestão de Pessoas

                                                                                                                             

Valdinei Teixeira de Carvalho                                                                                                                              


SUMÁRIO

PAGINA

INTRODUÇÃO                                                                         1

DESENVOLVIMENTO – “A ANGÚSTIA DA VIDA EXECUTIVA”                 2

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        3

BIBLIOGRÁFIA                                                                        4

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo é apresentar, a quem possa interessar como funciona uma organização em todos os seus aspectos, desde gestão, negócios, desafios e soluções e sugestões de melhorias para as organizações, em como objetivo apresentar soluções para os principais problemas encontrados para os executivos de grandes organizações, como citado na matéria “A Angústia da vida executiva”, as estratégias de atuação na área da Administração de Recursos humanos, mais especificamente as disciplinas de Comportamento, clima e cultura organizacional, Metodologia científica e Psicologia Organizacional, Gestão de pessoas estudadas no 2º semestre de 2014. Com base no artigo, a seguir foi relatado um resumo com os principais pontos e soluções conforme, matéria estudada no 2º semestre em Gestão de Recursos Humanos.

                

DESENVOLVIMENTO – “A ANGÚSTIA DA VIDA EXECUTIVA”

Denise, uma presidente de uma grande organização brasileira, uma das mais jovens do mercado brasileiro, sofreu um grande baque depois de algum tempo. Recentemente teve de demitir cerca de 300 funcionários, e entrou em desequilíbrio emocional, onde teve de se tratar até mesmo com remédios. Ela fez o que foi uma das piores experiências até hoje em sua vida, por ter que afastar tantas pessoas e se sentiu muito culpada. A partir desse fato, após uma grande pesquisa feita com executivos e similares, em quase 350 empresas, foi dão o seguinte resultado:

A globalização esta cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, e com os fatos de divergências em empresas, chegouà conclusão de que as organizações, hoje, estão aproveitando ao máximo de seus funcionários, fazendo com que o serviço seja mais peso onde somente uma pessoa deve dar conta de vários trabalhos e um chefe que deve cuidar de vários setores, relacionando por executivos e coordenados, além de lideres.

84% estão infelizes ao trabalho;

78% acessam e-mail profissional fora do expediente;

58%dizem que os cônjuges estão descontentes com a carga horária realizada por eles;

55% viveram mudanças radicais ao trabalho;

54% estão insatisfeitos com tempo restante para a vida pessoal;

35% apontam problemas com chefes e superiores.

“Grandes executivos são apaixonados pelo o que fazem” afirma Betânia, responsável pela pesquisa citada no começo do trabalho. Porém não são todas as pessoas que pensam que da mesma forma. As pessoas não querem ser presidente de uma empresa. Nem sempre dinheiro traz felicidade. Nem todo o dinheiro do mundo compra o que quisermos. Ganhar um salário generoso, status e poder, é para grandes executivos, não são todas pessoas que estão por fora que vêem assim. Grande lidere também sofrem não por receber tão bem, mas sim pela infelicidade de não ter tanto tempo para uma vida pessoal. Experiências negativas vividas no ambiente de trabalho trazem efeitos para o nosso lado pessoal, fazendo com que nos distanciemos de nossas famílias, amigos e uma vida social.

Liderança é a capacidade de exercer influência sobre outros indivíduos. Ao líder cabe a tarefa de direcionar os conflitos para aspectos construtivos de mudanças e criatividade e potencializar a cooperação entre os membros da organização. Poder é exercido pelas pessoas dentro de uma relação; o líder exerce poder sobre os seus liderados, e para isso é importante que ele reconheça as motivações de seus liderados. Assim, só existe líder quando existe liderados, o que acontece nas grandes organizações.

Grandes executivos não possuem tanto tempo assim para viver comsuas famílias, já que as empresas querem que eles se dêem 24 horas por dia para o serviço. As mulheres são as que mais sofrem neste caso, pois as que possuem filhos, não conseguem acompanhar o crescer das crianças ou adolescentes.

Existem casos em que os maridos deixam seu respectivo trabalho para se dedicar aos filhos e passarem a ter papel de “mãe” nessa família. Às vezes um executivo fica muito dividido entre as duas partes. Afinal ele quer ser o melhor dentro da empresa e dentro de casa também. Muitos deles se entristecem por não conseguir acompanhar o dia a dia de seus filhos, a vida com esposas e temem por isso influenciar no futuro, mas sabem que se deixar o serviço para ter a vida pessoal mais próxima, muitos de seus cônjuges vai “chiar”com essa decisão. Elas tambémpossuem maisdificuldades para encontrar um companheiro. Afinal, a falta de tempo para dedicação, interfere sim e muitonorelacionamento, fazendo com que aceitação entre os homens seja menor. Podemos identificar nesses pontos que foram relevados na matéria, o comportamento micro- organizacional, que dá enfoque ao comportamento das pessoas como indivíduos. Para o clima organizacional, vemos que várias dimensões se enquadram nesse tipo de situação: conformidade, responsabilidade, padrões, recompensas, clareza organizacional, calor e apoio, liderança. Todos os fatores que impactam No perfil de um grande executivo. Todos os padrões de fatores podem ser considerados, afinal, um grande executivo deve responsabilidade, recompensas, clareza e liderança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com