TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentando uma empresa obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, Comportamento, Clima e Cultura e Metodologia Científica.

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 10

  [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO        

2 LIDERANÇA.............................................................................................................5

3 GESTÃO DE PESSOAS...........................................................................................8

4 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

5 REFERENCIAS ......................................................................................................12

        

        



1 - APRESENTAÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o diagnóstico organizacional de uma determinada empresa e como futuros gestores de pessoas propormos sugestões de melhorias para os problemas identificados, a organização escolhida foi a MM Logística e será feito uma relação deste diagnóstico com conceitos das matérias do semestre: Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas; Comportamento, Clima e Cultura; e Metodologia Científica.

        A MM Logística foi fundada nos anos 90, é uma empresa especializada em gestão e informação em logística originada do grupo Rodoviário Caçula e tem a sua atuação em todo o território brasileiro, mas as suas principais unidades de negócios estão localizadas em Minas Gerais e São Paulo.

        Atualmente conta com 120 colaboradores diretos e diversos colaboradores indiretos com grande conhecimento em logística. Entre os serviços oferecidos podemos citar gestão de armazenagem, gestão de distribuição de transportes, gestão de inventários, as logísticas de datacom, agronegócio e promocional. Podemos destacar na logística promocional a armazenagem e montagens de kits, o suporte a campanhas e ações promocionais.

        É uma organização que se preocupa em aplicar em todas as suas operações práticas de sustentabilidade através de treinamentos e ações, visando contribuir para a manutenção de forma sustentável de todas as suas unidades, e estas possuem a infraestrutura adequada para armazenagem e descartes de resíduos.

 Missão da empresa: Movimentar o Brasil através de Soluções Logísticas e Tecnológicas, tornando simples a cadeia de suprimentos de nossos clientes.

Devido ao processo de modificação não foi autorizado a divulgação da visão da empresa.

Principais clientes e Ramo de atividades

  • Huawei - Equipamentos de redes e telecomunicações do mundo.
  • Tribanco - Banco para micro e pequenas empresas.
  • Monsanto - Agronegócios.
  • Brasil Sat - TV por assinatura, antenas e etc.
  • Rossi - Construtora.
  • Cia da Terra - Agronegócios.
  • Algar Telecom - Telecomunicações.

        

[pic 13]

Fonte: WWW.MMLOGISTICA.COM.BR

O questionário aplicado está dividido em dois blocos: O primeiro é o bloco da LIDERANÇA e o segundo é o bloco de PESSOAS e com a colaboração do diretor de operações Ronaldo Del Padre foi analisado em todos os quesitos, abaixo relatados, notas que variavam de 1 à 10.


2 - liderança

A liderança é um tema muito discutido e cada pessoa tem a sua forma de pensar sobre esse assunto que está diariamente na vida das pessoas e é, principalmente, muito discutido no ambiente corporativo apesar de que é possível perceber a liderança sendo exercida a todo momento.

Liderança é uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio de processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos. Os elementos que caracterizam a liderança são a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.  (CHIAVENATO,2010)

No diagnóstico organizacional aplicado na empresa MM Logística no bloco LIDERANÇA de um total de 50 pontos distribuídos a empresa foi avaliada pelo entrevistado com 24 pontos, ou seja, atingiu apenas 48% da pontuação.

Pelas notas do diagnóstico podemos perceber que temos que aprimorar todos os quesitos.

  • Valores e Diretrizes  → Nota 5
  • Tomada de decisões → Nota 6
  • Desenvolvimento de liderança →Nota 6,5
  • Aprendizado organizacional e cultura de inovação →Nota 3,5
  • Desempenho da organização e informações comparativas - Nota 3

Apesar dos valores serem bem divulgados, é possível que ainda não há uma compreensão da visão, missão ou política de qualidade da empresa, até porque a visão da empresa está passando por modificações, como já citado anteriormente e ainda não foi divulgada, é possível que não a entendam completamente, seria valido como ação de melhoria uma integração na empresa com discussões sobre as mesmas, trazendo assim um refino sobre essas ideias para que todos sigam na mesma direção.

        Foi possível perceber que a empresa escuta seus associados, verifica as suas necessidades e aplica as medidas necessárias, porém, o sistema de reunião precisa ser aprimorado para melhorar o processo de tomada de decisão. É interessante avaliar esse sistema e verificar onde há falhas, corrigindo seus pontos fracos e reforçando ainda mais os pontos fortes. Sugerimos como ação de melhoria o desenvolvimento do sistema de reunião, promover as reuniões em ambientes confortáveis, convocar as partes interessadas para tomada de decisão envolvendo as áreas da empresa, seria interessante criar um canal de comunicação na empresa onde o colaborador pode dar sugestões de melhorias de acordo com sua visão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (243.6 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com