TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

 

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        1

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

3- METODOLOGIA        3

4- ANÁLISE CRÍTICA        4

5- REFERÊNCIAS......................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO

O artigo apresenta o contexto problemático de forma adequada, pois expõe os principais assuntos do texto (Empresa Junior, empreendedorismo) mostrando suas relevâncias sendo assim suficiente para apresentar a pesquisa.

O problema de pesquisa apresentado pelo autor está em formato de pergunta, é claro e objetivo e possui dimensão empírica, ou seja, pode vir ser comprovado.

O problema do artigo consiste na seguinte pergunta: Qual a contribuição da empresa Junior para formação empreendedora dos alunos do curso de Administração?

Tendo em vista este problema o objetivo geral do artigo alinhado com o problema de pesquisa, pois tem metas diretamente relacionadas ao problema de pesquisa. O objetivo geral também começa com o verbo no infinitivo, é apresentado de maneira adequada pelos autores.

Os autores classificam dois objetivos de pesquisa, o geral; analisar contribuição na Empresa Junior para formação empreendedora dos alunos do curso de administração. E objetivo específico; que consiste em quatro questões ligadas aos alunos de administração.

O estudo é justificado já no final da introdução destacando a importância da pesquisa e sua contribuição, é composta por argumentos teóricos e práticos enfatizando a justificativa.

Segundo os autores a justificativa do estudo está em demonstrar o papel que a Empresa Junior desempenha no que diz respeito ao desenvolvimento profissional, pessoal e acadêmico, dos alunos de administração buscando motivá-los a participar de atividades extracurriculares (...) buscando desenvolver espírito empreendedor, com o objetivo de gerar novas habilidades e pessoas voltadas para uma perspectiva proativa (OLIVEIRA, 2003).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O artigo apresenta um grande tópico: o empreendedorismo, nele há sub-tópicos que contemplam o empreendedor, sua característica e a Empresa Junior na formação empreendedora.

O tópico Empreendedorismo apresenta a revisão histórica em que os autores explanam sua origem e apresentam o significado da palavra.

Os autores também apresentam a revisão teórica, explicando o conceito e a definição do termo: “Definido como um processo complexo e multifacetado, no qual as variáveis sociais, como mobilidade social, cultura, sociedade, economia, como incentivo de mercado, políticas públicas, capital de risco e variáveis psicológicas influenciam o ato de empreender (Gimenez; Junior, 2002)

Não é apresentado revisão empírica.

A empresa Junior na formação empreendedora, outro tópico de relevância para a pesquisa, não possui revisão histórica, os autores mostram o propósito que as empresas juniores surgiram, mas não apresenta a forma como surgiram, como foi sua evolução; a história real do conceito, não havendo revisão empírica pois não há dados de estudo de outras pesquisas.

3 METODOLOGIA

A pesquisa apresenta abordagem quantitativa visando medir as relações entre as variáveis (associação, causa efeito) visando obter dados mensuráveis de uma amostra finita de indivíduos a partir de uma população pré-definida.

A pesquisa tem cunho descritivo, pois expõe as características de determinada população ou determinado fenômeno, podendo, também, estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza.

No que se refere aos procedimentos, foi adotada uma pesquisa bibliográfica e de campo (GIL, 2007). Para tanto obteve um referencial teórico que contribuísse para identificação e análise de conteúdo.

A pesquisa de campo deu-se por meio de um levantamento de empresas juniores localizados na cidade de Teresina através de pesquisar via internet e contato telefônico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com