TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Cientificas

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]


[pic 2][pic 3][pic 4]

CAPITULO 5 – As modalidades de trabalhos científicos

5.1. Nesse primeiro item, caracteriza-se a monografia, que é um tipo de pesquisa científica, porém direcionada. Um trabalho que se se reduz um único assunto que é tradado de forma especifica. Esse assunto terá um tratamento específico e direto, sendo uma pesquisa estruturada e delimitada. Os trabalhos de pesquisa de graduação e até mesmo de pós-graduação são tratados como monografia.

5.2. Em seguida são tratados os Trabalhos didáticos, que são trabalhos feitos durante a graduação, exigidos como tarefas necessárias na graduação. Esses trabalhos levam o aluno a buscar elementos complementares ao conteúdo de seu curso, ampliando seus conhecimentos e iniciando o mesmo nos métodos de pesquisa. Esses trabalhos não exigem da criatividade do aluno pois são geralmente uma composição de sínteses da bibliografia consultada.

5.3. O Trabalho de Conclusão de Curso, presente na maioria dos cursos de graduação, contribui para o aprendizado por ser, muitas das vezes, o primeiro contato do estudante com uma pesquisa científica. Esse trabalho cientifico é realizado com acompanhamento de um professor orientador que auxilia na condução e andamento da pesquisa. O aluno terá oportunidade de desenvolver uma pesquisa, em ambiente acadêmico e articulado com o conteúdo do curso, durante o tempo previsto pela instituição de ensino e cumprindo um cronograma que será feito de comum acordo com o orientador. Por fim, embora muitas das instituições de ensino tenham suas regras especificas, a pesquisa é defendida em frente a uma banca examinadora, para a sua avaliação final.

5.4. Além do que já foi citado, tem-se também a modalidade de pesquisa científica que vem sendo desenvolvida nas instituições de ensino superior, que é o Programa de Iniciação Científica, onde o estudante realiza um projeto pessoal, sob a orientação de um professor, ou então participa de uma pesquisa do próprio orientador. No final, a atividade deve gerar um trabalho com a formatação de um trabalho cientifico.

5.5. Outro tipo de trabalho comum à graduação é o resumo, ou síntese de textos, onde o aluno realiza um exercício de leitura, no qual extrai ideias dos textos estudados. O resumo é uma síntese das idéias do texto expressadas com as palavras de quem está analisando o texto. Mantém-se fidelidade as idéias do texto, por esse motivo não se trata de um trabalho criativo ou de elaboração.

A resenha, ou análise bibliográfica, é uma síntese, ou comentário de livros que tenham sido publicados. Torna-se importante, por ser o conhecimento prévio ao qual o pesquisador poderá ter do livro recém publicado, usando como critério para tomada de decisão para saber se lerá a publicação integralmente ou não. A resenha estrutura-se em partes bem definidas: cabeçalhos, com dados sobre o texto; uma breve informação sobre o autor, se esse não for conhecido e, uma síntese do conteúdo do texto, contendo os principais pontos da obra.

5.6. Os ensaios também são trabalhos científicos, sendo uma forma de reflexão e argumentação de um texto de forma que contém um alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio o autor pode expressar de forma mais livre sua opinião sobre um assunto sem a necessidade de documentação científica. O ensaio não dispensa a coerência na sua argumentação, exigindo do autor uma grande formação cultural e maturidade intelectual.

5.7. Os relatórios de pesquisa são aqueles solicitados no decorrer de um projeto de pesquisa. Os relatórios são históricos do desenvolvimento do projeto, apresentando o trajeto da pesquisa, descrevendo as atividades realizadas e mostrar os resultados obtidos.

5.8. Os Artigos Científicos são para publicação em revistas e periódicos, são feitos para registrar e divulgar resultados de estudos e pesquisas sob novos aspectos. Tem estrutura semelhante ao trabalho científico, destacando os objetivos, terminando com a análise dos dados envolvidos.

5.9. O resumo técnico, é nada mais que, a apresentação objetiva do conteúdo de um trabalho científico, deve passar ao leitor uma idéia completa do documento, contendo todas as informações necessárias para que o leitor possa avaliar previamente o texto analisado. Deve conter informações sobre o que se trata o trabalho, os objetivos, a referencias teóricas, a metodologia de pesquisa e as conclusões. Deve ter um único parágrafo, limitando-se a apresentar, objetivamente, o conteúdo do texto, sem uso de opiniões.

CAPITULO 3 – Teoria e Pratica Cientifica

3.1. Durante a pratica da atividade científica, o que se destaca são as atividades de caráter operacional. Procedimentos são criados para cada área em especifico. Esses procedimentos não são aplicados de forma aleatória, são executados em função de determinado método. Porém, não basta seguir um método para se compreender o procedimento geral da ciência. O procedimento precisa ser bem sustentado, é que a ciência é composta de uma malha de dados concretos, com enlace do ideal com o real.

A ciência tem seu próprio método, o método científico, que é fundamental para o conhecimento. A primeira atividade do cientista é a observação dos fatos, de forma casual ou espontânea, estudando esses fatos em diversas circunstancias. Em seguida, procura saber o por que desses fatos, gerando uma percepção de problemática. Em busca dessa problemática, ou causa, o cientista propõe uma hipótese, uma explicação para esses fatos. Após formular a hipótese, parte para o teste dessa hipótese, fazendo uma verificação experimental. Comprovada a hipótese, ela passa a ser uma lei.

Conforme esse esquema, o método cientifico se compõe de dois momentos: o momento experimental e o momento matemático, no primeiro seria uma fase indutiva e o segundo uma fase dedutiva. Indução e dedução são duas formas de raciocínio que, são a argumentação e justificativa da hipótese, na indução ocorre a generalização pelo qual o cientista passa do particular para o universal. A partir daí pode se realizar a dedução, onde passa-se do universal de volta ao particular.

3.2. Com a insustentação da metafisica, a ciência se propôs como substituta, sendo concebida como a única modalidade de conhecimento valido na modernidade. Surgiu a idéia de que só haveria um único método. Criaram-se as Ciências Naturais, sob a perspectiva de uma única metodologia, seguido do sistema das Ciências Humanas, onde o homem e suas manifestações seriam estudados iguais aos fenômenos naturais. A constituição das ciências naturais se fez possível pela produção de conhecimentos científicos sobre o mundo natural, usando o método experimental/matemático, esse método utiliza-se de técnicas operacionais sem subjetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com