TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metáfora Mecanicista

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.239 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Metáfora do Mecanicismo

A metáfora da máquina é uma metáfora antiga e que vem sendo usada a mais de um século com eficácia para se administrar. Esta metáfora é relacioná-la a uma máquina, porque são previsíveis, confiáveis e eficientes. Partes intercambiáveis e interdependentes ajustadas de forma precisa com a finalidade específica de produzir determinado resultado.

A metáfora mecanicista tem sido altamente eficaz em ambientes estáveis, onde os produtos exigem pouca ou nenhuma modificação e onde se seguir a risca a ideia inicial é a fórmula do sucesso. A visão mecanicista é ainda muito útil em ambientes com alta demanda operacional, órgãos públicos são muitas vezes por força de lei e da necessidade mecanicistas.

É claro que essa metáfora mecanicista apresenta diversas limitações, como: a) dificuldade de se adaptar a novas situações; b) produz sistemas burocráticos burros; c) trabalhadores alienados; d) doenças por LER (lesão por esforço repetitivo) e e) talvez o mais grave de todos que é tentar desumanizar o homem, tentar retirar de nós o que nos torna humanos.

  1. McDonald’s – organização vista como máquina

O Modelo de Gestão Mecanicista é o modelo ideal para as organizações que têm a produção em série como sua meta principal, quer seja no setor primário, secundário ou terciário. De acordo com Morgan, as organizações planejadas e operadas como se fossem máquinas são chamadas de burocracias. Ainda na concepção de Morgan, algumas organizações têm um sucesso espetacular usando o modelo mecanicista, como por exemplo, a cadeia de hambúrgueres McDonald’s, conseguiu estabelecer sólida reputação de excelente desempenho na indústria de refeições rápidas. A empresa mecanizou todos os seus pontos de franquia em todo o mundo, de tal maneira que cada um destes pontos pode produzir um produto uniforme.

A empresa McDonald’s desenvolve tarefas contínuas num ambiente estável, todos os dias, a qualquer hora que um restaurante estiver aberto, os produtos devem ser feitos com o mesmo padrão de qualidade, higiene e limpeza.

  1. Aspectos Positivos

Qualquer empresa de fast-food ou empresa que fornece serviços funcionam de maneira semelhante, onde todas as ações são planejadas previamente e as interações com os clientes são tudo menos espontâneas: há um guia detalhado de instruções que deve ser seguido, e os empregados são frequentemente treinados para produzir os “melhores resultados” no trabalho. Na McDonald’s, por exemplo, há uma ficha de avaliação dos empregados, na qual a simples tarefa de um pedido é avaliada em 31 pontos distintos.

McDonald’s é uma empresa em que não são exigidos grandes conhecimentos teóricos em relação à grande força trabalhadora e em que esta se adapta sem problemas aos “requisitos” da multinacional. Desta forma, utilizam o modelo mecanicista obtendo sucesso da seguinte maneira:

  • As tarefas são simples e contínuas;
  • O ambiente que rodeia a organização é estável e suficiente;
  • Produzem repetidamente o mesmo resultado (produzem o mesmo produto);
  • A precisão é crucial (metas);
  • Os colaboradores são componentes humanos da “máquina” e obedientes e agem como esperado.

  1. Aspectos Negativos

Modelo de Gestão Mecanicista é muito “engessado” para os dias atuais de economia globalizada, quando as organizações enfrentam um ambiente extremamente volátil, que exige delas constantes mudanças e adaptações a novos cenários. Além dessa limitação, este modelo é conhecido como desumanizante e irracional, em função de está focado no resultado, sem se importar com outros aspectos, como a geração e manutenção de postos de trabalho, desenvolvimento humano, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com