TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e Macroeconomia

Por:   •  30/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.955 Palavras (16 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

PROD UÇÃO TEXTUAL INDIVIDUA L – 1º SEMESTRE

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.......................................................................................5

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA................................................6

3.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CADA MODAL DE TRANSPORTE.............................................................................................................6

3.2 RISCOS LOGÍSTICOS ENTRE VENDEDOR E IMPORTADOR POR MEIO DOS INCOTERMS..............................................................................................................11

4 EMPREENDEDORISMO.........................................................................................12

4.1 ANÁLISE SWOT...................................................................................................12

5 GESTÃO DE PROJETOS.......................................................................................17

6 NEGÓCIOS INTERNACIONAIS.............................................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21


1 INTRODUÇÃO

O consumo de café é um hábito que, entre os brasileiros, principalmente fora de casa, vem crescendo e se modificando também. Os cafés finos também apresentam um crescimento acentuado e, o que antes era produto de exportação, agora é comercializado no país, atendendo uma demanda de consumidores bastante exigentes. Devido a todo este contexto, houve a expansão de cafeterias e casas especializadas no ramo, bem como a elaboração e criação de novas bebidas com o insumo. Mas ainda existe um mercado a ser conquistado, de aproximadamente quatro milhões de consumidores, dos quais uma parcela declara não gostar do sabor. Existe também um grupo de pessoas que continuam acreditando que o café faz mal à saúde, grupo este potencial consumidor desde que quebrado este paradigma.

Os consumidores e apreciadores do bom café têm expectativas por novidades em relação ao insumo. Sejam novos produtos, novas combinações ou mesmo novas sugestões culinárias. Os esforços que estão sendo feitos pela indústria para oferecer um produto de melhor qualidade, estão encontrando receptividade junto aos consumidores.

A utilização do benchmarking tem como principal benefício à orientação da empresa para o exterior, na busca permanente de oportunidades de melhoria dos seus produtos e serviços, processos, custos e prazos, etc.

Nesse contexto foi elaborado um trabalho realizando a pesquisa de dA empresa voltado para o ramo de atividade principal, o café, na Fazenda Ninho da Águia. Além de outras iguarias servidas juntamente na organização. Uma empresa que produz café de qualidade, além de servi-los aos turistas no próprio local, exporta para outros países. O mesmo produto negociado de formas diferentes, atraindo olhares dos investidores.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Fazenda Ninho da Águia está localizada a pouco mais de 2 km do centro da pequena cidade do Alto Caparaó, na divisa com o Parque Nacional do Caparaó (Pico da Bandeira). Há cerca de dez anos, quando as cafeterias de São Paulo começaram a falar em cafés especiais, Clayton correu para lá. “Experimentei os melhores”, afirma. “Descobri que o da minha casa estava entre eles.” Ele se entusiasmou e procurou uma associação de sua região. Não deu certo. “Ninguém estava preocupado com qualidade”, diz. “Todos queriam saber, antes mesmo de produzir, por quanto iriam vender.” Mas, sozinho, foi à luta.

Hoje, a fazenda Ninho da Águia é atração turística na região da serra do Caparaó. O Café Fazenda Ninho da Águia, produzido em sua propriedade, com uma produção artesanal, colhe os melhores grãos, que são selecionados à mão, e faz a secagem natural, em terreiro suspenso, foi eleito o melhor do país na premiação do Coffee of the Year 2014 E 2015, mais importante concurso do setor, ocorrido durante a Semana Internacional do Café, em setembro, no Expominas. A conquista possibilitou ao produtor realizar um sonho: cruzar as fronteiras e colocar seu café nas prateleiras da Five Elephant, em Berlim (Alemanha), e na Le Coutume, em Paris (França), consideradas entre as melhores cafeterias do mundo.

3 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

3.1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CADA MODAL DE TRANSPORTE

Conhecer o tipo de carga, trajeto e custos é essencial para a escolha correta de um modal. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. A escolha da melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez contribuirão para a satisfação do cliente. Por exemplo, geralmente os custos dos modais ferroviários e aquaviário são fixos, ao mesmo tempo em que nos modais aéreo e rodoviário predominam os custos variáveis com a distância e o peso.

  • Transportes Aéreos

O transporte aéreo é aquele realizado através de aeronaves e pode ser dividido em Nacional e Internacional. Todas as aeronaves possuem estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos (carga / passageiro) ou individuais, somente carga, somente passageiro.

Segundo Keedi (2004), o modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. É um meio de transporte considerado misto, já que pode transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo.

O modal aéreo que é um transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência de entrega. O transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido, além de ser mais viável para remessas como bagagem, peças de reposição, produtos eletrônicos, mercadoria perecível, brindes, medicamentos, amostras, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (774.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com