TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e Macroeconomia

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Todo processo de construção que capacite uma pessoa para o mercado de trabalho é de suma importância independente do ramo a que o individuo deseja realizar-se profissionalmente, para o desempenho de uma atividade voltada para o campo empresarial então se torna uma obrigação fundamental posto que o mesmo precise focar suas aptidões levando em conta as prerrogativas da empresa respeitando as regras no que diz respeito ao exercício da função e as necessidades reais do publico a ser atendido com a ética profissional obedecendo a uma politica que não prejudique a interação entre empresa e consumidor de produtos e serviços prestado.

As premissas que direcionam o trabalho efetivo de um administrador de empresas estão além de um desejo de realização profissional, necessita contar com orientações especificas baseadas em estudos teóricos que o capacite para o exercício da função.

Querer é poder, entretanto precisa ser realizadode formaeficiente em qualquer área profissional e isso requer estudo e compreensão de todo o funcionamento interno e da relação com o público a que se destina o trabalho a ser efetivado.

Como administrador de empresas alguns critérios precisam ser estudados com afinco, posto que um dos objetivos de uma empresa é conseguir lucro imediato para que outras ações possam ser efetivadas. Em relação a microempresa que geralmente é de subsistência o processo torna-se mais fácil a não ser que os empreendedores não ambicionem o crescimento da empresa e se satisfaçam com o quadro de subsistência em que se encontram.

O objetivo desse trabalho é demonstrar o quanto é necessário o estudo teórico dos conceitos inerentes à profissão de Administrador de Empresas e o tema trata da compreensão desses conceitos que é objeto de estudo das disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Politica e sociedade.

Os conceitos apresentados são de suma importância para o exercício da função de administrador deempresas.

2 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Estudar Administração de Empresas requer compreender passo a passo todos os processos e conceitos inerentes ao exercício da função de gerenciamento e todas as implicações da profissão para tomadas de decisões acertadas no que se refere à economia.

Microeconomia como a designação já salienta é uma forma de economia empresarial pequena praticamente familiar que oferece produtos ou serviços tendo em vista atender o mercado consumidor com preços acessíveis ao consumo imediato como forma de atender as necessidades da comunidade como produtores e fornecedores diretos.

Macroeconomia tem uma visão global da economia no que diz respeito ao crescimento e consumo visando o aumento na taxa de emprego, na redução da inflação e no comércio externo.

Outros conceitos também precisam ser compreendidos pelo profissional de administração como os citados a seguir.

O dicionário Larousse apresenta o conceito de inflação como uma desvalorização do papel moeda, pela emissão excessiva e uma oferta de bens e serviços maior que a demanda. O setor administrativo a conceitua comoaumentos contínuos e generalizados nos preços, que resulta em perda do poder aquisitivo de bens e serviços. Economicamente falando, a taxa de juros é um valor percentual sobre o preço de um empréstimo em dinheiro como prêmio pelo auxilio monetário prestado a outrem.

A taxa de câmbio é uma taxa fixada pelo governo sobre ações nas transaçõesfinanceiras internacionais podendo ser fixas quando estabelecidas diariamente de acordo com o fluxo monetário diário ou flutuante decorrentes do preço fixado sobre a moeda estrangeira.

A mídia apresenta em notícias diárias o quanto a inflação, as taxas de juros e câmbio afetam a economia do país e consequentemente o estilo de vida da população. Como exemplos podemos citar as seguintes noticias:

  1. Velho conhecido de quem pretende viajar na época mais concorrida do ano, o aumento de preços nas passagens aéreas para Natal e Réveillon pode chegar a até 570%, quando se compara o período de festas a um final de semana de novembro.

2- Taxas de juros a partir de 0%, IPVA grátis, menores preços, qualidade e garantia.

  1. As principais bolsas do mundo operam em baixa nesta segunda-feira, 30 de setembro de 2013, devido à probabilidade cada vez maior de uma paralisia do governo americano e a uma nova crise política na Itália que pode ressuscitar as preocupações sobre a estabilidade da zona do euro. A Bolsa de Milão abriu com uma queda de mais de 2%. No início do pregão, Paris e Frankfurt também estavam no vermelho, perdendo mais de 1%.

Essasnoticiasde inicio pressupõe que a inflação,taxas de juros e de câmbio afetam apenas economia dos países europeus, mas diante da globalização em todos os aspectos todos os países sofrem com a influência da alta ou baixa que ocorrem em uma ou outra realidade dentro ou fora do continente em questão.

Toda empresa precisa atender a alguns requisitos essenciais para desenrolar as ações a serem efetivadas na gestão do ambiente organizacional, dentre os conhecimentos estatísticos encontram-se:

  1. MEDIDAS DESCRITIVAS:

I-Medidas de Tendência Central- valor representativo de entradas centrais de um conjunto de dados e as mais usadas são:

  1. Média- resultado da soma das entradas dividida pelo número das mesmas;
  2. Mediana- número encontrado no meio das entradas colocadas em ordem crescente ou decrescente;
  3. Moda- entrada ocorrida com maior frequência.

II-Medidas de Dispersão- utilizada para avaliar a semelhança entre os dados e descrever o distanciamento do valor central. Suas principais medidas são

-amplitude total- diferença entre o valor maior ou menor de um grupo de dados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com