TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro e macroeconomia

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MAGNO CESAR GOMES MACIEL

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

JI-PARANÁ

2015

MAGNO CESAR GOMES MACIEL

PRODUÇÃO TEXTUAL

O Trabalho apresentado às disciplinas:Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade, Seminário.

Professores: Daiane Alves Rodrigues

                    Paula Cristina de Oliveira Klefens,

                    Maria Eliza Correa Pacheco  

                    João Paulo Leite Barbosa..

JI-PARANÁ

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 DESENVOLVIMENTO        05

3 CONCLUSÃO        11

4 REFERENCIAS        12



1INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de mostrar a maneira ampla, clara e objetiva de idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo..

No mundo globalizado, faz-se necessário que as empresas em geral busquem, continuamente, instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões. Nesse sentido, alguns dos instrumentos de auxilio às organizações são a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade de Custos, das quais se esperam subsídios à gestão empresarial, no que tange aos processos de controle e tomada de decisões.

Assim, é importante que os empresários em geral tenham conhecimento sobre seus gastos sob as mais variadas óticas. Assim, de uma maneira geral, a Contabilidade Gerencial e Contabilidade de Custos, e suas ferramentas, tornam-se importantes para o desenvolvimento e aplicação de instrumentos de controle  de gestão. O presente trabalho tem, então, como objetivo geral, inicialmente, utilizar métodos quantitativos de forma a permitir a mudança de objeto de custo da IES investigada, de “curso” para nós “alunos”, de forma a tornar viável a aplicação do custeio variável à luz da relação custo- benefício, e,ainda, promover a utilização de métodos quantitativos como meio para ampliar a capacidade informativa e gerencial daquela metodologia de custeamento, no que tange às análises do tipo custo-volume- lucro.

Num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferenças entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas, são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão. Para exemplificar, pense em um caso extremo: se todos os indivíduos de uma população forem iguais com relação a determinada característica, basta um único indivíduo para representar essa população!

2DESENVOLVIMENTO

Os economistas estudam as decisões de produção, troca e consumo, como aquelas que ocorrem num mercado tradicional, geralmente a economia é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia e a macroeconomia.

A microeconomia estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais, atualmente a economia aplica o seu corpo de conhecimento para análise e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas e domínios. Podemos dizer que a economia consiste na análise de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, a palavra economia vem do grego e é também a ciência social que estuda a atividade econômica através do desenvolvimento da teoria econômica, e que tem na administração a sua aplicação.

Vemos que em microeconomia, trabalha com a produção de insumos para criar produtos destinados ao comércio ou ao consumo, é um fluxo, logo é mensurável através de um rácio por unidade de tempo.

A macroeconomia concentra-se no comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências a partir dos processos microeconômicos da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento de preços, e ao comércio exterior. A macroeconomia têm como objetivo promover o crescimento, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário. A Inflação nos mostra a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, é popularmente usada para se refletir ao aumento geral dos preços, é o oposto de deflação, inflação zero não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda conseqüentemente a demanda estão muito baixas, significando alto desemprego e crise, usamos a palavra inflação para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que às vezes visto como a causa do aumento de preços de um estado deflacionário ou alternativamente uma redução na taxa de deflação, situações em que o nível geral de preços está caindo em uma taxa decrescente, um termo relacionado é desinflação, que é uma redução na taxa de inflaçãomas não o suficiente para causar deflação.

A taxa de juros é aplicada sobre o principalmente valor emprestado de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da divida aumenta ou diminui conforme o passar dos anos, a fórmula de juros simples pode ser dita desta seguinte forma, podemos também lembrarda taxa de juros básica que corresponde à menor taxa de juros vigente em uma economia, funciona como taxa de referência para todos os contratos, é também taxa a que um banco empresta a outros bancos.

Enfim, juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, é expresso como um porcentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos, ele é compreendido como uma espécie de aluguel sobre o dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com