TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.465 Palavras (18 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 18

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

Este artigo apresenta o processo de recrutamento e seleção de pessoas para empresas, a importância da visão e das práticas desta etapa, o destaque para gerir as técnicas neste momento. Essas práticas quando bem planejadas, identificam candidatos competentes e os aproveitam em cargos de acordo com suas habilidades.

A organização ao decidir contratar, primeiramente deverá decidir a ferramenta a ser utilizada para recrutar os candidatos, se irá aproveitar talentos internos ou buscar externamente. Após esta etapa inicia-se a seleção, momento em que a organização deverá saber exatamente qual o perfil a ser selecionado para a vaga, para isso é fundamental que a empresa tenha a descrição de cargos e escolher qual melhor estratégia para recrutar o candidato que preencha o perfil do cargo.

Posteriormente ao processo de recrutamento vem o de seleção, onde será feito um filtro dos candidatos que se ofereceram para ocupar a vaga. Para isso a empresa optará qual o meio de seleção e quais os testes serão aplicados a estes profissionais.

Vendo que o processo todo é de muita relevância o estudo foi direcionado para a área de recursos humanos, demonstrando a necessidade de se posicionar estrategicamente.

Palavras-Chave: Recrutamento; Seleção; Pessoas; Organização.


2 DESENVOLVIMENTO

As organizações para sobreviverem e permaneceram competitivas estão cientes que além de um bom produto e uma ótima propaganda, é preciso que seus colaboradores estejam empenhados em conseguir os objetivos almejados pela organização, então é preciso saber selecionar indivíduos com os requisitos e capacidades necessárias para desenvolver sua função com competência, de uma maneira eficaz e efetiva, mas onde conseguir tal profissional?  Para conseguir encontrá-lo os departamentos de recrutamento e seleção das organizações utilizam o mercado de trabalho.

2.1 Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é onde a oferta e procura de oportunidades ficam disponíveis. A remuneração e benefícios variam dependendo da região e das condições para cada profissional.

Tanto os profissionais, quanto as organizações estudam esse mercado. Os profissionais ficam atentos as alternâncias para se capacitar a altura das vagas que surgem, já que alguns cargos entram em desuso e outros vão nascendo. As organizações monitoram o mercado para buscar novos talentos que agreguem ao seu corporativo.

Nos últimos anos, várias profissões foram migrando e outras deixando de existir, promovendo assim uma mudança no cenário. As inovações tecnológicas foram as principais responsáveis por essas mudanças.

Nota-se o aumento de exigência para o preenchimento das vagas quanto a formação e experiência, isso muitas vezes faz com que algumas delas não sejam facilmente preenchidas. Já para os cargos tradicionais, aqueles que não exigem uma qualificação específica, o cenário é inverso, o número de candidatos é maior que o número de vagas. Essas duas situações promovem estratégias de seleção diferentes, no caso de menor número de candidatos é necessário um maior esforço para saber onde encontrá-los e qual técnica utilizar para atraí-los, pois muitas vezes esses candidatos não estão à procura de emprego, por isso a organização deve atrair a atenção deles.

2.2 Recrutamento

Recrutar é buscar os profissionais no mercado de trabalho. Não apenas as organizações procuram, mas os profissionais também buscam àquelas empresas que se destacam com propostas e condições atrativas de trabalho.

Pesquisas nacionais apontam que o maior interesse dos profissionais não é a remuneração. Outros pontos como a imagem da empresa, a chance de crescer, o clima no ambiente de trabalho, despertam mais interesse nas pessoas. Por isso as organizações devem cuidar da sua imagem para atrair olhares.

O sucesso para recrutar bons profissionais é resultado de um estudo de informações para conhecer a oferta de profissionais, seus hábitos, interesses e também as propostas feitas por seus concorrentes.

Para atrair bons profissionais a empresa deve valorizar o capital humano, oferecendo oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

O primeiro passo para buscar o profissional no mercado de trabalho é definir a estratégia de seleção a ser utilizada, interna ou externa.

2.2.1 Recrutamento Contínuo

Muitas organizações têm mantido um processo permanente de identificação e alimentação de fontes de talentos, fala-se hoje de políticas de recrutamento contínuo. O benefício principal do recrutamento contínuo é diminuir os custos e o tempo para preenchimento da vaga.

Figura 1 – Processo de Recrutamento

[pic 1]

Fonte adaptada: Pequeno, Álvaro. Administração de Recursos, p.64

2.2.2 Fontes de Recrutamento

A identificação desses novos talentos pode ser feita através de um mapa, banco de talentos ou inventário de dados. Manter na organização um arquivo com todas as pessoas da empresa; e cadastrar as pessoas segundo o cargo que ocupam, suas qualificações, habilidades e competências.

Manter um inventário de talentos dependerá da política que a empresa adota e dos dados de desempenho que a empresa quer avaliar. O cadastro deve ser atualizado periodicamente, a cada avaliação de desempenho, feita pelo próprio funcionário (auto avaliação), pelo seu superior, ou por outros responsáveis. Deve dar uma especial atenção aos altos potenciais ou high potentials. Segundo Veiga (2009), “high potentials são profissionais que apresentam alto potencial para exibir novas competências essenciais ao plano estratégico e que serão preparados para assumir funções estratégicas (de liderança ou não) a médio e longo prazo”.

A identificação dos high potentials baseia-se no talento de cada indivíduo de acordo com que se espera dele em determinada posição. São usados processos de avaliação de competências para identificar um high potentials.

2.3 Estratégias de Recrutamento

As estratégias variam de empresa para empresa, ela pode decidir oferecer aos seus empregados oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional antes de procurar no mercado de trabalho, pode procurar preencher suas vagas internamente, a seleção no mercado externo deverá ser feita só depois de esgotadas as tentativas internas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (338.6 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com