TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, Visão e Valores

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

Fatores que favorecem a implantação da logística reversa nas empresas

                   Para Costa e Valle (2006), existem alguns fatores que favorecem a implantação da logística reversa nas empresas, são eles:

 Econômicos: ligados com custeio da produção e da necessidade de adequar o produto, visando diminuir o impacto ambiental;

 Governamentais: ligados a normas e leis que regem a política do meio ambiente;

  Tecnológicos: ligados com as novas tecnologias de reciclagem e projetos que são desenvolvidos com o objetivo de reaproveitar o produto após seu consumo e/ou descarte;

 Corporativos: ligados com o compromisso que as empresas assumem em recolher do mercado seu produto ao final do seu destino;

 Logísticos: ligados com a infraestrutura adequada do fluxo de material de entrada e saída, sistema de armazenamento e transporte.

                  Alguns fatores identificados como críticos contribuem de forma positiva para o desempenho do processo de logística reversa. De acordo com Ferreira (2002) destacam-se os seguintes pontos:

 Bons controles de entrada: Ao iniciar o processo de logística reversa, é necessário identificar de forma correta o estado dos produtos que retornam para que os mesmos possam continuar seu fluxo reverso e evitar que materiais impróprios entrem no fluxo errado.

Processos padronizados e mapeados: O processo deve ser visto como um processo regular com seus procedimentos formalizados e mapeados corretamente para garantir o controle e a qualidade do produto;

 Tempo do ciclo reduzido: Começa com identificação correta do produto (necessidade de reciclagem), direcionando-o para seu processamento adequado. Evitando ciclos longos onde o produto ocupa espaço e gera custos desnecessários.

 Sistema de informação: Não existe no mercado esse sistema pronto capaz de diagnosticar o nível de variação e flexibilidade exigidas no processo de logística reversa, portanto implantar um sistema de informação acaba sendo um desafio para as empresas. O sucesso da implantação desse sistema depende da capacidade de rastreamento, medição dos tempos de ciclo e fornecedores;

O que a logística reversa representa hoje e para o futuro?

                     Na logística reversa , as empresas fabricantes ficam responsáveis pelo retorno do material pós-consumo, com defeito ou obsoleto para a cadeia produtiva, através de processos específicos, transformá-lo em matéria-prima para a confecção de novos produtos.

                   Dessa forma, o material descartado ganha valor de mercado na reutilização, possibilitando redução de custos com aquisição de matéria-prima, diminuição da extração de recursos não renováveis do meio ambiente, economia de água e energia no processo fabril e menor emissão de gases na atmosfera. O reaproveitamento desses materiais ainda ajuda na diminuição do volume de resíduos nos lixões e aterros sanitários e incentiva a sociedade a fazer a separação do lixo, além de garantir condições de trabalho dignas aos profissionais responsáveis pela coleta e reciclagem.

                  As empresas que já utilizam a logística reversa passam a ter vantagem competitiva, já que os consumidores começam a preferir produtos com apelo à sustentabilidade e responsabilidade social.[pic 1]

                  Concordo com as questões que envolvem os aspectos ecológico, social e econômico, que é essencial para empresas e sociedade, mas em relação às empresas, visam principalmente à redução de custos, já que o aumento da exigência dos consumidores em relação à qualidade leva a um número maior de devoluções e trocas, e a obsolescência aumenta o risco dos produtos ficarem parados nos estoques, gerando problemas com espaço e desperdício de matérias-primas utilizadas, em conjunto com a obrigatoriedade por parte do Governo.

                 Com pouco trabalho adicional, a logística reversa é a chave para gerar lucro e novos empregos, reaproveitando materiais que tinham como destino o lixo.

Logística Reversa, Sua importância no cenário ambiental, social e econômico.

                 Atualmente um dos assuntos que vem se destacando no setor industrial é a logística reversa, que visa reduzir os impactos ambientais e atuar diretamente no ciclo de vida do produto desde a matéria-prima até seu consumo final, retornando à indústria fabricante para que a mesma possa dá-lo um destino ecologicamente correto (MUELLER, 2005).[pic 2]

                 A poluição causada ao meio ambiente, depois que o produto é utilizado e descartado de maneira inadequada em vias públicas ou nos lixos, contribui para a desvalorização da imagem da indústria fabricante, por não dar um destino correto ao seu produto depois de ter suprido as necessidades do consumidor (NOVAES, 2009). Observa-se que as empresas que investem nessa política e se preocupam com os danos que seu produto pode causar ao meio ambiente, conquistam a confiança do consumidor (PEREIRA, 2010). Outro fator que tem promovido uma alteração de comportamento das empresas em relação à gestão adequada dos seus resíduos, é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305 (2010), a qual estabelece que logística reversa é um conjunto de ações com fins econômicos e sociais viabilizando o retorno dos resíduos sólidos aos seus fabricantes para que estes possam utiliza-los em seu ciclo de reaproveitamentos ou em outros ciclos produtivos, onde serão adequadamente descartados sem impactar negativamente.

                 A logística reversa pós-consumo consiste em o produto ao final da sua vida útil devolver as indústrias para que estas possam reutiliza-los ou descarta-los de maneira ambientalmente correta. Ao passo que a logística reversa pós-venda, tem como objetivo retornar a cadeia de distribuição produtos que por motivos técnicos ou de qualidade não podem ser passados ao consumidor final (SILVA; MOITA NETO, 2011).

                Nesse contexto, cada empresa é voltada para uma logística reversa específica de acordo com a matéria-prima utilizada. Dentre elas, será citada como exemplo a logística reversa do pneu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (222.1 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com