TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Politica Salarial

Por:   •  5/3/2016  •  Artigo  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  3.650 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICA SALARIAL

1. OBJETIVO

Definir os procedimentos para a movimentação salarial dos colaboradores da empresa________.

2. ABRANGÊNCIA

Todos os colaboradores até o nível intermediário inclusive.

3. DEFINIÇÕES

a) Grau – posição na estrutura de cargos e salários resultantes do agrupamento de cargos que possuam complexidades similares, dentro da estrutura hierárquica da empresa.

b) Nível da Faixa – refere-se à posição salarial dentro do respectivo grau.

Estrutura Salarial

4. CONCEITUAÇÃO DOS NÍVEIS DA FAIXA / DESEMPENHO

a) Nível A – devem ser utilizados para os colaboradores com desempenho satisfatório, mas que estejam em fase de aprendizagem e, consequentemente, ainda não possuam todos os requisitos e/ou habilidades plenos para ocupar o cargo.

b) Nível B – devem ser utilizados para colaboradores que estejam em fase de desenvolvimento no cargo / área, e que estejam muito próximos a desempenhar plenamente as funções do cargo.

c) Nível C – representa a média dos salários de mercado e deve ser utilizado para colaboradores com desempenho individual dentro do esperado para o cargo.

d) Nível D – deve ser utilizado para colaboradores com desempenho acima do esperado, de permanência crítica para a empresa, aliado ao tempo no cargo.

e) Nível E – deve ser utilizado para colaboradores com desempenho excepcional, de fundamental importância para a empresa, aliado a maturidade no cargo.

5. ADMISSÃO

As admissões devem ocorrer preferencialmente no Nível A, porém, em casos excepcionais, o RH poderá autorizar admissões até o Nível B, após minucioso estudo e entendimento com a gestão sobre a situação proposta. Exceções a estes casos deverão ser autorizadas mediante aprovação da Diretoria.

Deve ser observado, nos casos de admissão, o equilíbrio interno dos salários dentro da área, ou seja, as novas contratações devem ser efetuadas com o menor salário existente para o cargo, dentro da referida área.

6. MÉRITO

Considera-se mérito a evolução salarial do colaborador dentro do grau (AaE).

Para a concessão de mérito deve-se observar o desempenho do colaborador e os critérios definidos abaixo:

a) Dos Níveis A até C – pode ser concedido aumento por mérito de até___% a cada ___ meses, dependendo da disponibilidade orçamentária.

b) Dos Níveis C até E – pode ser concedido aumento por mérito de até___% a cada ___ meses, dependendo da disponibilidade orçamentária.

Não poderão ser concedidas alterações salariais por mérito aos colaboradores cujos salários estiverem acima no Nível E. Exceções a estes casos somente deverão ser autorizadas mediante aprovação da Diretoria.

7. ENQUADRAMENTO

Considera-se enquadramento as alterações salariais para posicionamento de determinado salário na faixa A do respectivo grau, resultantes de admissões ou promoções no nível abaixo de A, bem como alterações provenientes de estudos de mercado com a finalidade de se adequar determinado cargo ou estrutura salarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com