TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Produtivo - Definições

Por:   •  3/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

Localização de empresa industrial: Não existe uma teoria onde as empresas se fundamentam para se estabelecer em determinado lugar, porém alguns fatores são levados em consideração para a tomada de decisão locacional, são eles:

Receitas e Custos: Geralmente as organizações procuram se estabelecer em locais que proporcionem uma potencialização das receitas e diminuição das despesas e consequentemente aumente os resultados finais da empresa.

Capacidade competitiva: O fator localização esta diretamente ligado à capacidade competitiva da empresa, pois o local onde esta situada a entidade pode apresentar evolução ou declínio com o passar do tempo e por diversos fatores, criando a necessidade de a empresa expandir ou reavaliar uma alteração na localização se necessário.

Ramo empresarial: Cada setor empresarial tem suas particularidades, custos e produção diferentes, portanto cada setor empresarial será analisado de forma diferente e avaliando a melhorar localização de acordo com suas diferentes necessidades.

Fatores que influenciam na localização

São muitos os fatores que influenciam na localização de uma empresa, dentre os principais podemos citar:

  • Redução no investimento inicial;
  • Dimensão do mercado;
  • Disponibilidade de matéria-prima;
  • Facilidade de distribuição;
  • Leis e regulamentos;
  • Mão-de-obra produtiva;
  • Energia e água;
  • Fatores ecológicos

Além desses fatores citados, existem muitos outros que são avaliados para definir a localização de uma empresa, mas todos objetivam a maximização dos lucros e minimização de custos e despesas.

Produto

Com base nos estudos avaliados para definir a localização onde será instalada a empresa, deve ser definido o produto/serviço que a empresa irá ofertar ao mercado consumidor. A necessidade da região escolhida é um ponto importante na definição do produto a ser produzido, procurando satisfazer a necessidade mais importante do mercado consumidor e se expandindo para as necessidades seguintes.

Projeto do Produto

Os produtos estão associados a serviços, pessoas, locais, organizações ou um produto também pode ser um serviço. Com esse entendimento, o projeto do produto tornou-se ferramenta crucial na no diferencial produtivo de uma empresa nos dias atuais, visto que o mercado atual encontra-se num patamar elevado de dinamismo, concorrência e exigência do consumidor. De forma objetiva o projeto do produto consiste em planejar, isso envolve todos os tipos de análises e avaliações para a produção do produto, depois vem a produção do produto e por fim deve ser feito um teste com o produto para identificar possíveis erros de produção.

Ciclo de vida do produto

É período em que o produto fica no mercado, desde o seu nascimento até sua retirada do mercado.

Estratégias para o desenvolvimento de novos produtos

De forma objetiva, a estratégia para o desenvolvimento de novos produtos começa identificando a necessidade do consumidor e o que o consumidor espera de um produto.  O marketing também entra no processo ao da geração e seleção de ideias, teste de mercado e comercialização são algumas das etapas para se desenvolver um produto.

Documentação do produto

São todos os documentos ligados as etapas de desenvolvimento do produto, indicando a qualidade do produto, instruções do processo, ilustrações técnicas e etc. Toda e qualquer alteração pertinente ao produto deve ser incorporada na documentação técnica.

Passo 3

Importância do modelo Produtivo comparado com o Modelo Clássico de Produção

O modelo clássico de Produção teve seu conceito firmado a partir do conhecimento de três grandes nomes da Administração Clássica, Taylor, Ford e Sloan. As características apresentadas pelo modelo clássico de produção são: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção. Observando essas características do modelo clássico de produção desenvolvida desde o inicio do século XX podemos perceber a importância do modelo produtivo de uma empresa. Porém com o passar dos anos, tais características já não são aplicáveis nos dias de hoje, visto que a tecnologia, os consumidores e o modo de vida da população mundial não são os mesmos do inicio do século passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com