TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Ficha Departamento de Tecnologia da Informação

Por:   •  30/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 5

FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Departamento de Tecnologia da Informação

Disciplina: Micro Apl / ILP590 Microinformática Aplicada

Professor: Marcelo Aoki

Documento: Roteiro para a confecção da resenha

NOME DO RESENHISTA:

DATA: 29/03/2022

  1. TÍTULO DO ARTIGO/NOME DO AUTOR:

A mágica da Educação/Claudio De Moura Castro

  1. RESUMO: transmitir ao leitor num texto curto (em torno de 3 parágrafos) as principais idéias do texto. Possibilitar uma visão geral e abrangente do artigo

De acordo com o autor ele diz que os níveis de rendimento ao longo da vida profissional de cada um dos grupos mencionados, e não apenas os salários iniciais ou a média de rendimentos ao longo da vida, ou seja, quanto ganham os analfabetos no início de sua carreira profissional? Ou  quanto ganham após 10 ou 20 anos de experiência? E ao chegarem próximo da aposentadoria? Na verdade, não avançam, aposentam-se praticamente com o mesmo salário com o qual começaram a trabalhar. Conclusão: zero educação, zero avanço na renda.

Passando aos que têm nível fundamental, façamos o mesmo exercício: consideremos o salário inicial e sua evolução ao longo dos anos até a aposentadoria. Em comparação com os analfabetos, notam-se duas diferenças críticas. A primeira é que os que têm nível fundamental já começam ganhando um pouco mais. Faz sentido, aprenderam habilidades que o mercado valoriza e está disposto a pagar. Podem ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A segunda diferença é que, ao contrário do que ocorre com os analfabetos, seus salários vão subindo à medida que passa o tempo.

Com os detentores de um diploma de ensino médio, observa-se igualmente uma vantagem inicial, se comparados com os que apenas têm o fundamental. Ao longo do tempo, eles também vão progredindo até de forma mais acelerada do que o primeiro grupo. Os graduados de faculdades conseguem um salto inicial considerável e, ao longo da vida profissional, aumentam seus rendimentos de forma ainda mais rápida. Ou seja, distanciam-se mais do seu salário inicial. A pós-graduação repete o mesmo padrão e essa vantagem inicial e aumento mais acelerado dos rendimentos ao longo da vida.

  1. PALAVRAS-CHAVE: palavras que representem as principais idéias que o autor tentou transmitir ao leitor

Educação, Formação, Evolução, Tempo, Níveis e Vida Profissional.

  1. OPINIÃO PESSOAL: avaliação sobre os pontos fortes, pontos fracos, clareza da exposição, condução lógica das idéias ao longo do texto, concordância ou não às ideias do autor.

Os pontos que ele cita em seu artigo é que não basta estudar e depois esquecer das coisas que foi ensinado na escola, ele quer mostrar que deveria ser igual as rendas mesmo alguém analfabeto, mas que com o passar do tempo aumentam seus salários e é diferente de pessoas que fizeram uma graduação, que começam com uma faixa salarial alta e no final, aparentemente é quase igual de um analfabeto, mas abemos que isso muda, pois assim como aumenta de um analfabeto com o passar do tempo um formado também irá aumentar.

FATEC – Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Departamento de Tecnologia da Informação

Disciplina: Micro Apl / ILP590 Microinformática Aplicada

Professor: Marcelo Aoki

Documento: Roteiro para a confecção da resenha

NOME DO RESENHISTA:

DATA: 29/03/2022

  1. TÍTULO DO ARTIGO/NOME DO AUTOR:

As Duas Matemáticas/Claudio De Moura Castro

  1. RESUMO: transmitir ao leitor num texto curto (em torno de 3 parágrafos) as principais idéias do texto. Possibilitar uma visão geral e abrangente do artigo

O autor diz a respeito sobre como sabemos ou como aprendemos a matemática? Simples ele fala que ao invés de ensinarmos uma matemática aplicada aprendemos uma matemática abstrata. E isso faz com que nós ao invés de aprendemos ficamos pausados nisso. Ele diz que antigamente tudo foi ensinado como uma forma mais simples como somar e dividir.

E nos dias de hoje ele cita que “Mediu-se que o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos”, ele diz que isso é necessário pois com o avanço da matemática hoje temos coisas que jamais teríamos se ninguém o tivesse uma resolução adequada.  O primeiro é que as competências buscadas se desencontram da organização de um curso sério. Em Matemática, mais do que em outras áreas, uma coisa vem depois da outra e esta ordem não admite muitas variações. Por exemplo, equação do segundo grau vem depois da equação do primeiro e não há como trocar. Mas na discussão das competências, cada tópico da Matemática pode aparecer distante dos outros que lhe são próximos no aprendizado.

A segunda limitação é que há poucos exemplos para ilustrar os argumentos que estão sendo apresentados. Portanto, torna-se um pouco mais difícil a sua leitura. Considerando que, “na vida real”, os contatos mais frequentes com a Matemática são no lidar com o dinheiro, este é o contexto mais realista para o seu aprendizado. Em particular, a Matemática Financeira é um assunto que deveria merecer muito mais ênfase do que aparece no texto.

  1. PALAVRAS-CHAVE: palavras que representem as principais idéias que o autor tentou transmitir ao leitor

Limitação, Avanço, Medidas, Aprendizado, Vida Real.

  1. OPINIÃO PESSOAL: avaliação sobre os pontos fortes, pontos fracos, clareza da exposição, condução lógica das idéias ao longo do texto, concordância ou não às idéias do autor.

Alguns dos pontos eu acredito que as bases da Matemática são amplamente mais satisfatórias do que as das Linguagens. O texto é mais curto, mais direto e mais explícito. A partir dele, fica mais fácil construir um currículo ou tantas versões quanto se queira. A se louvar é a preocupação com a contextualização e com o uso da Matemática na vida real. A sua beleza é mencionada, mas não ofusca o seu caráter utilitário. E como sabemos, é a percepção de utilidade que traz a contextualização e aumenta o interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com