TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Franquias

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Discursiva

Modelo de franquias

Ao optar pela abertura de uma empresa os empreendedores devem se perguntar se desejam abrir um negócio próprio ou investir em algo que já tenho modelo no mercado. O negocio próprio já remete muito medo, pois á uma chance muito grande de se investir uma grande quantia em dinheiro e não ter o retorno desejado, para ajudar esses empreendedores a não perder dinheiro existiu um modelo no mercado que se chama franquia. Mas afinal, o que é uma franquia?

Pode-se dizer que é uma estratégia utilizada em administração que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o detentor de uma marca autoriza a exploração da marca, da direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços por um valor, quase sempre, estabelecido.

No modele de franquia á termos próprios que precisamos entende. No site do SEBRAE aborda alguns que citarei a seguir: Franqueador: Pessoa detentora dos direitos sobre determinada marca ou patente, que formata um modelo de negócio e cede a terceiros; Franqueado: Pessoa que adere à rede de franquias idealizada pelo franqueador; Royalty. Remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador; Taxa de franquia: É um valor único estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema, pago na assinatura do pré-contrato ou contrato de franquia; Fundo de Propaganda (ou fundo de promoção). Montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede; Conselho de Franqueados. Tem caráter consultivo e é constituído pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administração do Fundo de Propaganda.

Dentre os motivos para investimento nesse ramo o mas evidente  é a variação nos custos de investimentos, pois já é um modelo pronto, as burocracias existem porém você terá todo um suporte para ajuda-lo a abrir. Por ser um modelo já emprego no mercado o risco é baixo, e o retorno é quase sempre garantido. Com relaçao a concorrencia, nesse aspecto o cliente preza muito a qualidade, melhor preço,  tendo isso em vista é bom para se atentar nas necessidades dos clientes e não se importar muito com a concorrência.

ESBOÇO DA FRANQUIA

Franquia loja de Chocolate

O modelo de franquia pensado pode ser dividido em quatro categorias, visando o foco desse esboço que será o modelo de loja franquiada.

 O primeiro é a loja franquia, onde irá ter uma variada e completas mercadorias;

O segundo é o quiosque, facilidade em pontos de vendas com a mesma qualidade;

O terceiro é gelateria microfranquiada, voltados aos grandes centros com fluxo maior;

 O quarto e última é a chocolateira microfranquiada, onde os principais produtos sempre em destaque e proximidade do consumidor.

  • O investimento fica no valor de R$150,000;[pic 1]
  • Locais: shopping, galerias, aeroportos, lojas de departamentos e grandes centros;
  • Ramo: chocolates;
  • Diferenciais: chocolates de altos padrões e importados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (114.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com