TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Gestão

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

tecnologia em redes de computadores – módulo básico

hamilton machado pimentel – RA 240762013

portfólio 01

Modelos de Gestão

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

hamilton machado pimentel

portfólio 01

Modelos de Gestão

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade ENIAC para a disciplina Modelos de Gestão.

Prof°. Adriana Rodrigues Sacramento Pessigini.

Guarulhos

2013

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

1. Baseado no texto acima, você poderia afirmar que o Segredo da HUAWEI é a Inovação? SIM ou NÃO? Por que? EXPLIQUE.

R: Uma empresa que investe U$ 2,2 Bilhões no seu departamento de pesquisa e desenvolvimento (mesmo sendo 10% de sua receita) está focada em inovação. Ela tem 93 mil funcionários e 45% (43 mil) deles se dedicam ao departamento de inovação. Em entrevista ao site The Verge, Richard Yu, o responsável de comunicação da Huawei disse a seguinte frase: “Steve Jobs se foi. Agora falta inovação”.  

Com essas afirmações digo que sim, o grande segredo da HUAWEI é a inovação, pois da a entender que inovação faz parte da MISSÂO da Empresa.

2. Algumas regras do Modelo de Gestão da HUAWEI são:

a) A empresa é dos funcionários, que possuem 98,6% da empresa enquanto que o fundador, detém apenas 1,4% de participação.

b) A empresa é comandada por um colegiado de nove executivos, o fundador, Ren Zhengfei, embora tenha o cargo de Presidente, na prática, é apenas um destes membros do conselho.

c) Estes 9 Executivos decidem tudo na empresa, desde Investimentos, Novos Produtos, Troca de Fornecedores e até o Planejamento Estratégico da empresa.

Como você analisa esse tipo de Gestão, onde os 9 executivos mandam mais que o Presidente. Você acredita que esse Modelo de Gestão é o ideal? SIM ou NÃO? Por quê? EXPLIQUE.

R:  O poder é descentralizado e dividido. Em partes é interessante pois são 9 cabeças pensantes com um objetivo em comum: o crescimento da empresa.

Poderá ocorrer algumas divergências, contudo creio que seja um modelo de gestão ideal, pois descentraliza o comando que era de uma pessoa.

3. Apenas 20% dos ganhos dos Executivos é fixo e 80% destes ganhos é variável, podendo chegar até a 30 salários extras por ano. O Funcionário que cumprir suas metas ganha o direito de comprar ações da empresa. E aqueles que não cumprirem são descartados. Há uma regra interna que determina que 2% dos funcionários com pior desempenho serão sempre demitidos no final do ano. Analise estas regras e EXPLIQUE como lidar com esse problema: “Os 400 piores funcionários são demitidos todos os anos.”

R:  Pelo fato de serem trabalhadores do mercado secundário, a demanda de mão de obra menos especializada e mais barata, o geral trabalhadores menos favorecidos economicamente e de estudo, é alta. Para a empresa não é bem um problema, mas para a sociedade ao todo, sim.  Para a empresa não é interessante capacitar ou criar planos para não existir mais essas demissões, pois pelo fato de ser uma mão de obra barata e fácil de repor.

4. Na HUAWEI a única pausa no expediente é para o almoço, de 45 minutos. Os 20 mil funcionários deixam os 15 prédios e se alimentam em meia hora (Normalmente uma sopa de arroz acompanhada de legumes e carne de

porco), usando os 15 minutos restantes para descansar em colchonetes espalhados por toda a empresa. Não há lanchonetes, nem máquinas de café para se evitar paradas desnecessárias. Analise e comente se você se adaptaria a esse tipo de regra e se isso é bom ou ruim como Modelo de Gestão?  EXPLIQUE.

R:  A HUAWEI não é a única empresa que faz isso, Apple a Nike e outras também tiveram essa “má fama”. Pelo fato de estar na CHINA, as leis trabalhistas não respeita muito o trabalhador. Essa mentalidade é uma herança da época da escravidão que passou pela revolução industrial e persiste em países com menor crescimento social como a China, Taiwan, Vietnam e até em algumas partes do Brasil.  A adaptação vai de acordo com a necessidade do indivíduo. Como há uma grande necessidade de sobrevivência nesses países, o indivíduo fica sujeito a essa semi escravidão. Isso não é bom, mesmo que a organização tenha lucros com mão de obra barata e custos baixíssimos. Uma hora ou outra o “sistema” pode falhar. Entretando não há um interesse global nessa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com